Como surgiu a superstição de que o gato preto dá azar?
in Pets
Desde criança sou apaixonada por gatos, sempre quis ter um gato gato sempre mais minha mãe sempre dizia: "credo esse bicho dá azar" hj em dia eu tenho um gato e muito ao contrario do que a lenda diz ele so me trouxe boa sorte.. então se alguém souber como surgiu essa lenda, me conte por favor
Comments
Olá Erika!
Concordo com você que essa supertição é muito idiota!
Custumo dizer: "Gato preto? Azar é não ter um!" Tenho vários gatos já que sou proprietária de gatil, amo mto todos, mas o meu grande xodó foi a minha Shimmy, minha gatinha preta que era PKD positivo e infelizmente faleceu em abril desse ano!
Mas assim, a supertição veio pq os gatos sempre foram seres superiores. Há quem diga que eles conseguem ver a aura das pessoas (e eu acredito muitíssimo!). Os gatos sempre foram "ligados" a magos e bruxas. Mesmo sendo feito trabalhos de cura e não para o mau.
Tem um livro muito bom que fala bem de onde veio essa lenda, essa supertição. O nome é "Deixe um gato surpreender você". Lá tem muitas coisas interessantes sobre gatos. Por exemplo, você sabia q Walt Disney não gostava de gatos? Se não sabia, começa de hoje a reparar em todos os desenhos dele. Até em Aristogatas, que é um filme sobre gatos, os gatos são tidos como interesseiros, espertalhões...
Bem, se tiver interesse em literatura felina, essa é uma ótima opção!
Beijão e boa sorte com as respostas.
Eu não acredito em superstições
isso é coisa de gente solteiro quem num tem tv
daà inventa histórias sem pé nem cabeça
Bom, na verdade, isso é pura supertição! Já tive um gato preto por exemplo, que salvou minha hamister (por mais incrÃvel que isso possa parecer) de ser morta por uma ave.
Mas, voltando ao assunto em qüestão, acho que a lenda se refere a gato preto em escuridão, pois assim, não é fácil vê-lo, o que pode te atrapalhar muito.
Bjssss.
Tal crendice surgiu na Inglaterra, no século 16, quando um repentino aumento da população de gatos desencadeou uma perseguição aos animais. Numa noite de 1560, um gato preto foi ferido a pedradas. Encurralado, refugiou-se na casa de uma velhinha, que por sinal costumava dar abrigo a gatos de rua. No dia seguinte, a velhinha apareceu toda machucada, o que fez a população achar que ela era uma bruxa e o Gato, um disfarce noturno. O episódio bastou para condenar os gatos pretos. A matança se espalhou pela Europa e só diminuiu a partir de 1630, quando o rei LuÃs 13 proibiu a prática.
Beijinhos.
é porque os gatos pretos eram criados pelas supostas (bruxas) que eram pessoas que digamos mais ispirituais e as pessoas tinham medo disso e pelo fato de algumas delas terem gatos pretos as pessoas pensam que eles são amaldisoados isso é uma bobagem total ,não acha?
bj... tchal
Antigamente diziam que as bruxas se disfarçavam de gato preto, e quem se deparasse com um, teria azar.
Outra supertição é que eles eram imaculados por demônios....
etc
Se você prestar atenção dois veiculos estacionados ao mesmo tempo um branco e um preto poderá perceber que o branco esfriaria primeiro, isso porque o preto absorve calor e o branco reflete, desta conclusão lógica começaram a crer que gato preto atrai coisas negativas e carrega consigo.
Gatos: Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa. Os mÃsticos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro chegando.
Acariciar um gato atrai boa sorte.
Ter um gato em casa atrai fortuna.
Se um gato dobrar suas patas e se deitar sobre elas deixando-as escondidas é sinal que uma tempestade está por vir.