católicos e espíritas, vamos debater sobre a prática de consulta aos espíritos de pessoas mortas?
é comum alguns espíritas (ou não) médiuns terem o "dom" de consultar os espíritos, ajudá-los, etc.
Essa prática é aboninada pelos católicos, evangélicos, entre outros, mas meus amigos católicos (eu tbm sou católica) eu estava pensando, refletindo e cheguei a consclusão de que quando rezamos e fazemos promessas aos santos, estamos "consultando", sei la... um espírito de uma pessoa que está morta. Como explicar isso? Não é uma prática semelhante, não?
E ainda quando fazemos promessa aos santos, pagamos, muitas vezes oferecendo algo em troca (prática semelhante aos umbandistas, que fazem oferendas aos "santos". Os espíritas, pelo q eu sei, não pedem nem oferecem nada aos espíritos, a não ser orações).
Por que julgamos os outros se fazemos coisas semelhantes?
É notório que os santos não falam conosco e não podemos vê-los. Os espíritas (médiuns) podem falar e ver alguns espíritos.
Muitas passagens na bíblia mostram a interação entre espíritos e o povo. O próprio anjo quando disse a Maria que ela iria conceber o filho de Deus, deveria ser um espírito evoluído. Há muitos exemplos. Como explicar?
O que dizer das aparições de Maria em Fátima, em Lourdes, e em outros lugares do mundo?
Deus esteja conoscos!
Paz e Bem!
Paz e Luz!
Update:"A verdade é simples" - kkkk não quero brigar. Só fiquei irritada pq vc disse q eu era um troll evangélico e eu nao sou. ok
Update 3:Fernando, eu tbm lembrei dessa passagem em q Moisés e Elias apareceram para Jesus, e parece um pouco contraditório com o que a doutrinha católica prega. É complicado... Eu não sei pq o clero não revê essa e outras passagens, não sei mesmo... isso deixa a nossa cabeça confusa. Bom, por isso que estou debatendo aqui, mas vou procurar debater isso com o padre da minha paróquia também.
Comments
Bela, primeiro vou te pedir permissão para reorganizar seu comentário inicial para que se esclareça algo importante:
" é comum alguns médiuns (espíritas ou não) terem o "dom" de SE COMUNICAR ( não consultar ) os espíritos, ajudá-los, etc
Assim fica claro que médium pode ser espírita ou não, e os fenômenos mediúnicos não são propriedades do Espiritismo, já que o encontramos 3000 anos AC na China, Egito e em muitos textos bíblicos, muito antes da codificação de Kardec.
Embora esses fenômenos sejam da natureza, na Doutrina Espírita eles ocupam um lugar "secundário", o que muita gente não sabe.
Você tem razão em seu comentário.
E preciso analisar a intenção e o motivo da comunicação, que no caso do Deuteron cap 18, Moisés proibiu o ABUSO das práticas de necromancia com fins de adivinhação, adquiridas pelos hebreus dos egípcios, E NÃO O USO, quando permaneceram no Egito, estimulados por José, filho de Jacó, pq sempre o faziam de forma mercenária e não sublime.
O fenômeno é o mesmo em todas as crenças, apenas os nomes é que mudam...
Se Moisés tivesse proibido a comunicação mediunica teria se contradito quando apareceu a Jesus junto com Elias, depois de morto..que ironia seria , hein?
Consultar espÃritos significa você "invocar" uma pessoa morta e começar a perguntar as coisas pra ela, porque quem morre passa a saber de tudo, isso é abominável. Porém há pessoas que tem o dom, que os espÃritos vem até ela, mas isso não é abominável, pois antes de um espÃrito vir até você, Deus tem que permitir. Agora se você tenta consultar, não é Deus que está permitindo. Fazer orações não é consultar o espÃrito, é pedir as coisas para ele, porém devemos pedir as coisas somente para Deus, porque é Ele quem decide se você terá ou não. Consultar os mortos é você ter contato diretamente com ele, é você poder conversar e perguntar o que quiser.
Olá BelÃssima,
Klauk, sempre brilhante, respondeu a contento, eu não faria melhor.
Vou lhe relatar uma situação: Minha avó materna severa e bonÃssima, era espÃrita, num tempo em que ser espÃrita era ser "leproso"
e a materna era católica "de carteirinha", igualmente bonÃssima, porém, com a simplicidade ou simploriedade que cria preconceitos por ignorância, não por maldade. Não gostava da outra, nem lhe falava o nome.
Acontece que, por ironia ou desÃgnios que não conhecemos, esta, a católica era médium audiente e vidente. Pasme!
Foi com esta, não com a outra, que eu, católico e coroinha, aprendi a questionar incoerências de crenças frente a fatos que mais tarde experimentei pessoalmente.
Ela via espÃritos que lhe vinha pedir orações, davam recados e alentos à famÃlias inconsoladas por perdas de filhos, irmãos, pais até mesmo amigos.
Contava ela que durante a revolução de 32, já viúva, era acordada com chamados no quarto, por vÃtimas do conflito, algumas trazendo marcas de ferimentos e outras até o mau odor cadavérico. Alguns falavam, outros faziam sinais. Todos pedindo ajuda, orações, missas por suas almas e suas famÃlias.
Ela não gostava nada disso, mas nunca se negou a fazer as orações, novenas e pedir missas na catedral de Assis onde morávamos.
Eu perguntava:
- Mas vó, não são espÃritos que a Vó Idalina fala? e ela franzia o rosto enrugado:
- Não tem nada de "esprito", não. Isso é alma. Nós temos que "rezar" pelas almas que estão sofrendo
Aos poucos conheci a Doutrina EspÃrita e fazendo um paralelo em nossa vida cotidiana pergunto-lhe para me ajudar a completar o relato:
-Quando alguém lhe pede ajuda. à preciso saber quem é?
-A dor dói diferente, se é em alguém que conhecemos ou não?
- Demônios pedem oração?
- Demônios enviam mensagens de paz e encaminhamento a Deus?
Os santos católicos são espÃritos. Na espiritualidade não têm a santidade que lhes atribuÃmos necessariamente (muitos foram beatificados por polÃtica), mas se são bons, ajudam como nós ajudamos os amigos ou quem nos pede socorro. à tão simples isso!
Os espÃritos maus que se manifestaram nas mediunidades dos Centros EspÃritas que frequentei e conheci foram encaminhados à Luz nas sessões de socorro (doutrinação e desobsessão). Nunca se pareceram em nada com os demônios televisivos, irredutÃveis.
E para ser honesto, encontramos os espÃritos maus manifestando-se aqui mesmo, encarnados em polÃticos, dirigentes, expoliadores, fabricantes de bandidos, desvalidos, miseráveis, párias.
Todos estes que, revoltados, aturdidos, confusos voltam, após a morte fÃsica, a influenciar aos descuidados da oração e do bem.
Não foi à toa que Jesus teria dito:
-VIGIAI e ORAI.
A espiritismo observa isso e acrescentou, da caridade, os imperativos:
SOCORREI e AMPARAI
Um abraço.
Muita Paz!
A mediunidade não é particularidade da Doutrina EspÃrita. Existem médiuns em todas as religiões. Até porque todos nós somos médiuns.
Apenas estas religiões não aceitam e por isso não querem estudar a respeito. Mas os médiuns estão lá e as manifestações acontecem.
Vc disse muito bem, quando oramos estamos conversando com os espÃritos. E a resposta vem sim, através das intuições.
Um abraço e muita paz...
vc falou a verdade, gostei do seu raciocÃnio. Sou ex testemunha de jeová, e entendo hoje o que é ser enganado. Raciocine, isso te fará ver o mundo com outros olhos, não sendo marionete de ninguém.
Se eu fosse você ficaria com uma terrÃvel dúvida para escolher entre Yesno e Klauk. Duas respostas magnÃficas e didáticas.
Mas pedir a intercessão dos santos não quer dizer que estamos consultando uma verdade aos mesmos, o que vcs espÃritas fazem. Interceder é uma coisa, agora consultar é outra totalmente diferente. Desde os primórdios do cristianismo, se tem a venerável e piedosa tradição de se rezar pelos mortos, isto até o Catecismo da Igreja nos orienta, é um ato santo, que une a Igreja terrestre com a Igreja celeste, mas a igreja nunca orientou e nunca irá orientar a consulta aos mortos, pois o próprio Deus condena esta atitude, como está registrado nas Sagradas Escrituras. Sendo que a Igreja emana do próprio Deus, esta nunca poderá contrariar uma ordem do mesmo. Estas são as diferenças entre uma coisa e outra.
Espero ter ajudado!
Boa sua observação, muito boa mesmo embora ainda vai se demorar muito para enchergarem essa verdade pelo fato de o ser humano ainda ser primitivo nas coisas do EspÃrito.
Realmente, os católicos estão sempre em contato com milhares de EspÃritos,e coisas mais, tipo a santificação de homens desencarnados que o fazem virar santos e depois ficam chamando esses mesmos desencarnados para ajudá-los em suas dificuldades e ainda prometendo isso e aquilo se alcançarem suas vontades. O que seria isso então, não estão invocando por pensamento os mortos? - é a mesmissima coisa.
Os denominados evangélicos também o fazem quando ficam lá tirando espÃritos, chamando-os e depois mandando-os queimar no inferno.
A diferença da Doutrina EspÃrita é essa: quando tratamos com um EspÃrito desses o qual julgamos ser infeliz, pedimos ao Pai para perdoa-lo dando-o novas chances para arrependeren-se, pois são irmãos do caminho mas cometendo erros.
E DEUS que é todo Amor perdoa e dá novas chances, quantas forem preciso.
Se Jesus nos mostra que devemos perdoar tantas quantas vezes forem preciso, voces não acham que DEUS é bem maior nisso?
Então é isso.
Abraço.
concordo ! a pratica de consultar espÃritos esta descrita na própria bÃblia,não adianta falar q não é verdade pq ate profetas falaram com espÃritos p pedir orientações,isso ta na bÃblia dos evangélicos ,católicos ,de todos mas insistem em não ver não lêem aquilo q interesse o q pode servir p condenar os outros e não o q realmente interessa q é o amor e a igualdade pregada por jesus
Quando você descer do muro, conversamos.