Regra dos 5 segundos - Um jogador que está sendo marcado não pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.
Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva (garrafão) do adversário, enquanto a sua equipe esteja na posse da bola.
Regra dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque.
Regra dos 24 segundos - Quando uma equipe está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto do adversário.
Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais jogadores (um de cada equipa pelo menos) tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipe que tiver a seta a seu favor.
Transição de campo – Um jogador cuja equipe está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa (retorno).
Dribles - Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).
Passos – O jogador não pode executar mais de três passos com a bola na mão.
Faltas pessoais – É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
Falta antidesportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objectivo de prejudicar a equipa adversária.
Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contacto pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada uma falta.
Falta da equipe – Se uma equipa cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.
Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.
Altura do aro - A altura do aro até o solo é de 3,05 metros.
O principal objectivo do jogo é encestar, ou seja, introduzir a bola no cesto.
Cada equipa tem 5 jogadores em campo e 5 suplentes. Se um jogador sai do campo pode ser substituído por outro.
Os pontos resultam da conversão dos lançamentos. Cada cesto pode valer 1 ou 2 pontos. Ganha a equipa que somar mais pontos.
O jogo inicia-se com bola ao ar no círculo central e apenas um jogador de cada equipa pode estar dentro do mesmo.
Nunca se devem pisar as linhas que limitam o campo.
Após cada cesto válido, cabe à equipa que o sofreu repor a bola em jogo atrás da linha de fundo.
A bola fora é reposta em jogo na linha mais próxima.
Depois de receber a bola o jogador pode mover-se rodando sobre um pé (pé-eixo) ou driblando para progredir no campo.
Depois de driblar e agarrar a bola podem utilizar-se dois apoios, antes do terceiro liberta-se a bola, para passar ou lançar ao cesto.
São violações:
Correr ou mover os dois pés com a bola na mão ( passos).O árbitro assinala com a rotação dos punhos fechados.
Driblar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo ou driblar, agarrar e voltar a driblar (drible ilegal). O árbitro assinala com o batimento alternado das mãos.
Tocar com o pé (também se considera a coxa) na bola. O árbitro assinala apontando para o pé.
Ficar mais que três segundos no garrafão. O árbitro assinala erguendo três dedos.
Há falta:
Quando dois jogadores agarram a bola simultaneamente. A posse da bola é dada a uma e a outra equipa alternadamente..
Pessoal quando se verifica contacto físico intencional. O árbitro assinala erguendo o punho fechado e indicando o jogador com a outra mão.
As faltas e as violações marcam-se nas linhas mais próximas excepto se o atacante for carregado no acto de lançamento. Se mesmo assim converter o cesto tem direito a um lançamento livre, se não converter tem direito a dois lançamentos livres.
A quinta falta pessoal implica a desqualificação do jogador, podendo, no entanto, ser substituído por um colega.
A partir da quarta falta da equipa em cada período do jogo, a equipa é penalizada com dois lançamentos livres.
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Regra dos 5 segundos - Um jogador que está sendo marcado não pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.
Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva (garrafão) do adversário, enquanto a sua equipe esteja na posse da bola.
Regra dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque.
Regra dos 24 segundos - Quando uma equipe está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto do adversário.
Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais jogadores (um de cada equipa pelo menos) tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipe que tiver a seta a seu favor.
Transição de campo – Um jogador cuja equipe está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa (retorno).
Dribles - Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).
Passos – O jogador não pode executar mais de três passos com a bola na mão.
Faltas pessoais – É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
Falta antidesportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objectivo de prejudicar a equipa adversária.
Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contacto pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada uma falta.
Falta da equipe – Se uma equipa cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.
Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.
Altura do aro - A altura do aro até o solo é de 3,05 metros.
O principal objectivo do jogo é encestar, ou seja, introduzir a bola no cesto.
Cada equipa tem 5 jogadores em campo e 5 suplentes. Se um jogador sai do campo pode ser substituído por outro.
Os pontos resultam da conversão dos lançamentos. Cada cesto pode valer 1 ou 2 pontos. Ganha a equipa que somar mais pontos.
O jogo inicia-se com bola ao ar no círculo central e apenas um jogador de cada equipa pode estar dentro do mesmo.
Nunca se devem pisar as linhas que limitam o campo.
Após cada cesto válido, cabe à equipa que o sofreu repor a bola em jogo atrás da linha de fundo.
A bola fora é reposta em jogo na linha mais próxima.
Depois de receber a bola o jogador pode mover-se rodando sobre um pé (pé-eixo) ou driblando para progredir no campo.
Depois de driblar e agarrar a bola podem utilizar-se dois apoios, antes do terceiro liberta-se a bola, para passar ou lançar ao cesto.
São violações:
Correr ou mover os dois pés com a bola na mão ( passos).O árbitro assinala com a rotação dos punhos fechados.
Driblar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo ou driblar, agarrar e voltar a driblar (drible ilegal). O árbitro assinala com o batimento alternado das mãos.
Tocar com o pé (também se considera a coxa) na bola. O árbitro assinala apontando para o pé.
Ficar mais que três segundos no garrafão. O árbitro assinala erguendo três dedos.
Há falta:
Quando dois jogadores agarram a bola simultaneamente. A posse da bola é dada a uma e a outra equipa alternadamente..
Pessoal quando se verifica contacto físico intencional. O árbitro assinala erguendo o punho fechado e indicando o jogador com a outra mão.
As faltas e as violações marcam-se nas linhas mais próximas excepto se o atacante for carregado no acto de lançamento. Se mesmo assim converter o cesto tem direito a um lançamento livre, se não converter tem direito a dois lançamentos livres.
A quinta falta pessoal implica a desqualificação do jogador, podendo, no entanto, ser substituído por um colega.
A partir da quarta falta da equipa em cada período do jogo, a equipa é penalizada com dois lançamentos livres.
Você já é a 45808987º Pessoa que pergunta isso na cat...