como sabe se minha calopsita é macho ou fêmea?

é que comprei de um colega do meu avô,e ele não sabia o sexo da calopsita.

tenho mais duas perguntas,como ensino minha calopsita a assoviar?tipo o hino nacional

e como o ensino a subir no dedo?

para ensinar uma calopsita a assoviar as coisa,ajuda eu gravar outra assoviando e colocar numa caixinha de som perto dela?

Comments

  • 1. Para saber de certeza, precisa-se fazer um exame de sexagem,

    http://psitaonline.blogspot.com.br/2013/01/sexagem...

    nesse link acima, tem tudo como é a sexagem por DNA, algumas pessoas também se ariscam em determinar o sexo apenas na aparência, isso é muito difícil! Porque algumas mutações não tem dimorfismo sexual! Há pessoas que também tenta diferenciar o sexo com o teste da cloaca, que consiste em apalpar a cloaca da calopsita, se os seus 2 ossinhos da cloaca estiver juntinhos quer dizer que seja macho e se for mais separados é fêmea, esse tipo de teste não é nada confiável, além de muitas vezes a pessoa não saber se os ossinhos estão juntos ou separados, não aconselho nenhum desses "testes caseiros" o confiável mesmo é a sexagem de DNA.

    2. Calopsitas fêmeas dificilmente cantam, mas há algumas que até chegam a falar, mas é raro, se você quer ensinar a cantar ou falar, aconselho que escolha uma calopsita macho e filhote, calopsitas adultas e ariscas é bem difícil de ensinar, como no meu caso, eu tenho o Freedy, mas como eu comprei ele adulto e arisco eu nunca consegui amansar ele e ensinar a falar... Para começar, tem dois tipos que você pode fazer: coloar um som perto do viveiro, tem algumas lojas de aves que vende CD's de assovios para calopsitas, dai é só deixar o som ligado com o assovio que ele depois de um tempo vai aprendendo. Também tem a técnica de você mesmo ensinar a cantar (eu aconselho esta) pegue sua calopsita e aconselho ir para um quarto onde não tenha barulho e que ele não possa se entreter com outras coisas... apenas que ele preste atenção em você! E comece a assoviar, comece por assovios pequenos, como o FIU-FIU, faça isso todos os dias por 15 minutos. Depois ele vai ganhando confiança e irá assoviar junto com você.

    3. Ensinar a subir no dedo, então quer dizer que sua calopsita é arisca

    http://psitaonline.blogspot.com.br/2013/02/amansar...

    no link acima tem tudo sobre como amansar sua calopsita, depois que el ganhar confiança em você ele irá subir no seu dedo e pode até deixar que você faça carinho na cabeça dele...

  • olha o (macho) ele grita mais e hijua a gente de manha e a (femeá) costuma ser mais que tinha no seu canto traduzindo: ela e mais cauma

  • boa tarde .

    para se ter certeza do sexo só com exame de dna isso da 100% mais ha outros meio como exemplo o macho tem a cabeça amarela com a bochecha num tom de vermelho mais forte e a femea com menos amarelo e mais cinza na cabeça com o tom de vermelho mais fosco .

    e para vc acostumar ela a subir no seu dedo vc tem q pegar ela todos os dias e colocar algo q vc queira q ela aprenda a assobiar todos os dias tbm por mais ou menos uma meia hora .

    espero ter ajudado

  • uma coisa que diferencia eh que os machos assobiam mais e uns podem ateh falar, ja as femeas são mais quetinhas!

    outra coisa eh que os machos tem a coloração mais forte que as femeas.. as femeas saum mais clarinhas!

    soh que essas duas coisas soh da pra perceber quando ja eh maiorzinho!

    se vc quiser saber quando filhote, vc tem que fazer um dna, vc arranca umas peninhas do pescoço da sua calopsita e manda pra são paulo, mais isso quem fez pra mim foi uma biologa de quem eu comprei a calopsita!

    Mais resumindo soh da pra ver o sexo quando ja eh adultah ou... faz o dna quando bebe!

Sign In or Register to comment.