Uma pessoa que faz o bem esperando agradar a deus pode ser considerada de fato uma pessoa bondosa?

O que se nota na maioria cristãos é que eles sempre praticam o bem porque o seu deus ou porque o seu Jesus disse que é para eles fazerem de tal forma. Esse bem que os crentes afirmam praticar não parece voluntário e sim o reflexo da obediência a um deus punitivo e autoritário.

Será que a prática do bem motivada pelo temor a deus realmente faz disso uma pessoa boa?

Comments

• Não.

a bondade é genuína e sem a espera de recompensa por isso.

Isso aí que vc citou é medo, e não bondade.

• Pode sim. Ou pra você só porque é cristã deve ser considerada maligna?

• Uma pessoa que faz o bem ESPERANDO algo em troca não é sincera

O amor que devemos ter por Deus e pelo próximo é APESAR de e não só POR CAUSA de...

A Bíblia tem vários exemplos de pessoas que apesar de muitas dificuldades muito sofrimentos mesmo assim continuaram fieis a Deus, o servo fiel Jó foi um exemplo disso ele perdeu TUDO só lhe restou mesmo a vida, poderia muito bem maldizer e abandonar a Deus, mas como ele amava a Deus de verdade e não porque era interesseiro ou esperava retribuição, ele permaneceu fiel apesar do sofrimento. Hoje em dia muitas pessoas também são assim, nós não podemos sentar na cadeira de juiz e julgar uma por uma, quem é sincero e quem não é, no máximo apenas podemos observar as atitudes de cada um se há sinceridade ou não Deus é que sabe.

ex: é certo que quem faz "bondades" só para aparecer na mídia ... não pode ser considerada bondosa.. mas Deus é que julga.

Ótima tarde

abraços

• A Bíblia, no meu entendimento, tem 2 formas para encarar a Caridade:

"Ninguém acende uma vela para deixá-la debaixo da mesa".

"Que a sua mão direita nunca saiba o que a mão esquerda fez".

Difícil é ter uma medida entre uma coisa e outra...um entendimento para cada situação.

Mas, Cristianismo à parte, eu sempre desconfio de quem fica pondo pompa do que faz. Faça o que seu coração mandar.

No fim o que vale são as vontades de seu coração. Porque palavras o vento leva e atitudes podem partir da conveniência, pode partir da necessidade de continuar sendo aceito em um grupo.

Aos meus olhos, eu diferencio uma pessoa como boa, quando eu vejo ela fazendo o contrário que as massas de manobras querem e tendo além disto um resultado que traz harmonia ou alegria a uma pessoa ou a um lugar.

O resto é feito para agradar as pessoas ao redor e isto não é caridade.

Beijos!

• Seguindo uma linha de pensamento prática, sendo essa a conduta mais ética que eu conheço: "Não importa aquilo que você pensa, não importa aquilo que você sente, a única coisa que importa é aquilo que você faz!"

Ninhal, serei bastante sincera, eu não me importo se a linha de pensamento dos cristãos que vivem na base na obediência, também não me importo quando alguém deixa de fazer o mal por obediência á deus ou a Lei. O mais importante entre todas as coisas, não é origem desses pensamentos, são as ações. Se alguém pratica o bem baseando nas leis de deus ou deuses, está praticando, aquilo que ela pensa, é pessoal, e fica no pessoal desde que não seja exteriorizado interferindo aqui fora. Também, não acredito em pessoas bondosas por essência, eu acredito naquilo que vejo, se vejo ações é isso, se vejo tão somente opiniões, eu julgo somente as opiniões abstendo de julgar as ações.

Cordial abraço.

• Eu pratico o bem por consciência, porém isso deve ser compreendido com sabedoria,eu faço o bem por amor e não por temor. Deus conhece a intenção do coração de todos e mesmo a pessoa praticando bem mas, com má intenção ou por medo isso não adianta nada.

Espero ter ajudado :)

• Não sei não sou assim !

Acho que pelo menos, se vc faz algo pela pessoa, o que se deve pelo menos receber em troca é um mto obrigado !

Já ajudei muito uma pessoa do trabalho, livrei ela de muitas m3rdas cometidas e no fim ela me fud3u !

Então hoje em dia que vão todos a P(_)TA QUE OS PARIU !

Penso em mim e o resto que se F0DA ! ! !

• é mais medo de ir pro inferno do q agradar a esse suposto deus.

Sign In or Register to comment.