O que é necessário para ser corajoso?
Grandes virtudes:
1º A CORAGEM
Coragem vem do latim cor, cordis, que quer dizer coração. Em grego se diz andréia. Portanto, ter coragem é pôr o coração naquilo que faz
Fico me questionando... Que virtude é esta que desafia limites, as vezes se volta para o mal (Maldade corajosa é maldade. Fanatismo corajoso é fanatismo. Essa coragem – a coragem para o mal, no mal – também é uma virtude?)
Quando vem com bravura vira horoísmo (A coragem é a virtude dos heróis; e quem não admira os heróis?)
Coragem desinteressada é heroísmo?
Coragem para durar e agüentar, coragem para viver e para morrer, coragem para suportar, para combater, para enfrentar, para resistir, para perseverar…
“A coragem não é uma virtude, mas uma qualidade comum aos celerados e aos grandes homens.”
(Voltaire)
Comments
Sua pergunta é ontológica... mas, respondendo, diria que - na minha modesta opinião, ter coragem ou ser corajoso é a qualidade daquele chefe de família que levanta ainda com estrelas no céu para ir ganhar honestamente o pão de cada dia - para si e para sua família; corajoso é aquele homem/mulher que se respeita e respeita aos outros - reconhecendo neles o direito de serem respeitados... é aquele paí/mãe que fica com fome para que os filhos comam o suficiente...corajoso/a são aquelas pessoas que têm os olhos tristes por verem as injustiças dos poderosos e não podem fazer nada para acabar com isso... corajosos são os honestos, que não se corrompem e não corrompem ninguém... são pessoas simples, amorosas, fieis, limpas que povoam este nosso Brasil tão desrespeitoso...
Corajosos, quase heróis, são aqueles que não esmorecem... não se entregam... não se ajoelham com medo... são aquelas pessoas tipo carvalho... que verga mas não quebram...
Na verdade, um homem de coragem é maioria !!!
Coragem é uma força que vem de dentro da gente. É como se orgnismo resolvesse lutar contra algum eventual perigo ou alguma coisa que vem pra te dominar ou bagunçar.
Ela aparece como se fosse uma defesa, principalmente quando precisamos superar algum obstáculo ou alguma situação ruim.
Num sei se me expressei direito, mas sinto que é algo que nos faz ser melhores. Não acredito na força ou coragem para o mal, porque aí pra mim é torpeza e não coragem.
Suas perguntas são interessantes Senhora, mesmo eu não tendo muita capacidade pra dominar e alcançar os seus objetivos...
Um abraço.
É verdade.....coragem pode ser tanto para o mal quanto para o bem.....coragem é a força para enfrentar o medo.....essa coragem é relativa!
Uma pessoa que tem medo de altura é muito mais corajosa ao subir uma escada do que quem não tem medo nenhum e pula de para-quedas, pois a primeira está enfrentando um medo que a segunda não tem
Olha sabe o que eu acho??
Coragem é ter confiança em si mesmo !!!!
Mil beijos no seu coração !!!
VRodrigues
Certeza de estar absolutamente certo e que faz o melhor para os seus. A verdadeira coragem tem que ter estas bases do contrário o que se pode atribuir a ela, constitui-se meros ousadia, destemor e desrespeito pelos outros
Senhora
Sua pergunta me esclareceu um questão que vivo há anos.
No enterro da pessoa que mais amei na vida, me diziam que ele foi muito corajoso ao se suicidar.
Não gostei desse tipo de consolo, mas foram tantas pessoas que me disseram isso, que fiquei com a pulga atrás da orelha.
Com o que colocou, ví que essa virtude pode ser também um mal, me esclareceu bastante.
Mas, pessoalmente coloco meu coração e alma em tudo que faço.
Pode ser que eu trambém transforme uma virtude em um mal.
Vou analisar.
Sra., ter coragem é ter fibra, é cobrar-se por algo que se quer, é ser persistente acima de tudo.
Sim, geralmente os corajosos são celerados do bem. Mas nem tudo é perfeito, têm os celerados do mal.
Mal e bem sempre conviverão.
Ninguém é totalmente bom ou mal.
Boa semana!
Morar em qualquer estado no nordeste e virar CABRA-MACHO.
"Ter coragem é passar por cima do que tememos ser o pior, é enfrentar com medo o sofrer pelo melhor.
é se entregar de corpo e alma
verdadeiro, coragem jamais será a ausência do medo"
Anne Tairine C. Carvalho
Com certeza, motivação ! voce pode falar que não é corajoso, mas quando alguem depende de voce, com certeza todo o medo vai embora !