Vc concorda com Paulo Freire qdo diz que o oprimido de hoje será opressor amanhã?

Vide presídios, favelas de S.Paulo e Rio , sem terras etc.

Comments

  • Sim.Mas este comportamento não poder ser classificado como vingança.Imagine:Vc passa sua infância vendo pai e mãe discutindo,batendo um no outro.Esses episódios serão pra vc o mundo.Toda a criança reproduz aquilo que vê e aprende.Se tenho pais companheiros e atenciosos. Serei companheiro e atencioso.Nunca poderei transmitir ao mei próximo aquiloque nao está dentro de mim.Muitos presos, favelados ou sem-terras reproduzem aquilo que vivem, viveram na sua vida.Ou vc pensa que se vc tivesse uma vida só de desgraças, mortes, roubos, maltratos, seria um profissional de sucesso. é lógico que não.Lembre: nós transmitimos ao nosso próximo aquilo que nossos pais ou sociedade introgetaram em nosso ser.

  • É bem possível. A história diz q sim.

  • Vide a história dos grandes impérios e dos antagonismos de classe.

    *A plebe executou a nobreza e se tornou burguesia.

    *Os Romanos dominaram o mundo depois foram dominados pelos Bábaros.

    *As potências econõmicas comtemporâneas se sucederam no poder: Portugal e Espanha, Inglaterra, EUA...

  • olha, quando Orson Welles, cineasta americano esteve no Brasil no fim da decada de 40 ou inicio de 50, ao ver as favelas do Rio ele disse VOCES ESTAO CRIANDO UM FRANKSTEIN AQUI, UM DIA ESSAS FAVELA VI SE VINGAR DO LUXO

    Foi facil para um estrangeiro ver, entao pq os brasileiro nao quieram ver_

  • CONCORDO APENAS NO CARÁTER SOCIAL PORQUE ELE SE REFERE ÀS CAUSAS DAS MAZELAS SOCIAIS. A MEU VER, ELE ESTÁ CORRETO PORQUE NÃO SE TRATA DE UMA MERA GENERALIZAÇÃO.

    PARTINDO PARA A MINHA EXPERIÊNCIA DE VIDA FUI MUITO MALTRATADO POR VÁRIOS CHEFES E NUNCA FIQUEI RANCOROSO PARA VINGAR-ME COMO TAMBÉM NÃO MALTRATEI A QUEM ME ESTAVA SUBORDINADO. PORQUE ISSO É EM FUNÇÃO DA PERSONALIDADE. ENTÃO É MUITO INDIVIDUAL. AS PESSOAS, NORMALMENTE, REAGEM DE FORMAS DIFERENTE A ESTÍMULOS IGUAIS. E NÃO É SOBRE ISSO QUE ELE ESTÁ FALANDO.

    FOI UMA BOA PERGUNTA E PARABÉNS PARA A USUÁRIA MAGA PATALÓGICA QUE EXPLICITOU MUITO BEM A VISÃO CONTIDA NA AFIRMATIVA DO PAULO FREIRE.

    ABRAÇOS!

  • Não há como discordar:o ser humano,sendo tratado,educado e atendido em suas necessidades,terá os meios que lhe proporcionarão a inserção na sociedade,para o cumprimento de seu papel na história.Quando Paulo Freire se refere a "oprimido"quer apontar os indivíduos sem a menor oportunidade,aqueles destituídos de seus direitos mínimos,tais como escolarização,moradia,alimentação,saúde. Isso é resultado,sempre,da exploração de determinados grupos sociais.

  • Sim. As pessoas tendem a ser vingativas, e na ânsia de quererem se livrar do sentimento de ódio e de não deixar que tudo se repita de novo acabam se tornando aquilo que mais odeiam.

  • com certeza!

Sign In or Register to comment.