"Quero o Bem dos outros porque esse Bem também me traz Bem"?

Pensar assim é ser egoista ou altruista?

Se é egoismo, significa que nem todo egoismo é mau.

Concorda?

Comments

  • Guri,

    Sou uma egoista altruista!

    Porque concordo com sua citação.

    Um abraço!!

  • Não vou filosofar, vou falar o que sinto realmente, tá?

    Tenho um sério problema de absorção de sentimentos.

    Quando gosto muito de uma pessoa, EU SEI o que ela está sentindo. Muitos acham que é um privilégio, eu acho uma calamidade.

    Se o coração de alguém que gosto está partido, o meu parte-se também.

    Se alguém que gosto está feliz, assim estarei também.

    Não sei o que é isso. Procurei já explicações e não encontrei.

    Estou sendo egoísta?

    Não.

    Estou sendo altruísta?

    Não.

    Então, nessa questão nem posso opinar.

    Um abraço

  • Nem todo egoísmo tem resultado ruim. Muitas vezes saem coisas boas de coisas ruins.

    Que meu corpo seja cremado

    e que minhas cinzas alimentem a erva

    e que essa erva alimente outro homem

    como eu.

    Porque eu continuarei nesse homem.

    beijos

  • querer o bem do próximo significa que você é uma pessoa que não pensa só em si e sim no bem estar alheio , não vejo egoismo neste gesto, vejo amor

  • Muito bem...acho mesmo que existe a lei de ação e reação e so respondemos pelos nossos atos..portanto...não importa se vc acha que é egoismo ou altruismo... o que vale é ser fiel aos princípios.!

  • Não é egoísmo querer o bem a todos sendo que vc estaria melhor ainda.

  • Não será egoísmo se pensar que quero o bem dos outros porque esse bem também me FAZ bem.

  • O altruísmo, em si, siginifica que você deve dar mais da sua disposição pelos outros. Mesmo que isso lhe faça dar a sua própria vida. É claro que isso depende muito do seu ponto de vista da vida. Um religioso irá ver isso como parte do processo da prática da sua fé por ele e pelos outros. Enquanto que um cético considerará essa idéia insana, talvez algumas pessoas poderão aceitá-la quando a pessoa beneficiada é um ente querido como os pais ou os filhos.

    Aliás quando um ente querido seu está precisando muito da sua ajuda você para pensar? ou sem pensar você acinona aquele velho estinto que o ser humano possui para proteger os seus (amigos e parentes), e você so consegue pensar depois que tem a certeza que a pessoa não corre mais risco algum? É uma boa questão a ser debatida. Eu acho que como o ser humano para se desenvolver sempre precisou viver em grupo, então a manutenção desse grupo, pensando em cada indivíduo, é uma forma de sobrevivência.

  • Primeiro vamos ver o que significa o Altruísmo:

    Altruísmo palavra percebida muitas vezes como sinônimo de solidariedade, a palavra altruísmo foi criada em 1830 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros. Esse conceito opõe-se, portanto, ao egoísmo, que são as inclinações específica e exclusivamente individuais (pessoais ou coletivas).

    O conceito do altruísmo tem a importância filosófica de referir-se às disposições naturais do ser humano, indicando que o homem pode ser - e é - bom e generoso naturalmente, sem necessidade de intervenções sobrenaturais ou divinas.

    Na doutrina comtiana, o altruísmo pode apresentar-se em três modalidades básicas: o apego, a veneração e a bondade. Do primeiro para o último, sua intensidade diminui e, por isso mesmo, sua importância e sua nobreza aumentam. O apego refere-se ao vínculo que os iguais mantêm entre si; a veneração refere-se ao vínculo que os mais fracos têm para com os mais fortes (ou os que vieram depois têm com os que vieram antes); por fim, a bondade são os sentimentos que os mais fortes têm em relação aos mais fracos (ou aos que vieram depois).

    Agora vejamos o que significa egoímo:

    O egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Nesse sentido, é o antônimo de altruísmo.

    Talvez você se encaixe nesta categoria:

    Altruísmo Recíproco é umas das teorias da sociobiologia. A evolução do altruísmo recíproco foi proposta por Robert Trivers em um trabalho de 1971. Ela se baseia nos conceitos de economia e matemática como a teoria dos jogos (ver: dilema do prisioneiro), em que participantes de uma relação podem obter vantagens mútuas se cooperarem.

    Eu aprendi que devemos fazer o bem sem olhar a quem...não esperando nada em troca...mas é fato, ao semearmos frutos bons ( ações ) colhemos frutos bons, é bíblico isso também.

    Leia Mateus 7

    Um abraço!!

  • " Não faça para os outros aquilo que você não gostaria para você" e vice-versa. Nesse paradigma, não há espaço para o altruísmo ou egoísmo. É querer viver bem e em função da prática do bem.

Sign In or Register to comment.