Como surgiu o paganismo no catolicismo?

Depois de Constantino, o cristianismo passou a assimilar práticas pagãs; isso porque muitos pagãos entraram na igreja sem conversão, passando a exercer grande influência no culto. O culto aos santos e a veneração aos mártires e a outros homens e mulheres famosos, passaram a ter plena aceitação. Foram criados rituais que eram um misto de cerimônias pagãs, herdadas de diversas religiões, com as cerimônias sacerdotais do Antigo Testamento. Os santos passaram a ser considerados como pequenas divindades, cuja intercessão era valiosa diante de Deus. Surgiu a veneração de relíquias e até mesmo de lugares. Antes do ano 500 o culto a "virgem" Maria já estava vitorioso. O paganismo romano teve grande influência na formação do culto católico; daí dizer-se "católico-romano". O Concílio Ecumênico de Constantinopla (381 d.C) consagrou oficialmente a designação "católica" aplicada à igreja organizada por Constantino. As doutrinas antibíblicas da Igreja Católica, em parte, são: A doutrina do purgatório, 600 d.C; O começo do papado, 380 a 600 d.C; A veneração das relíquias, 400 d.C; A canonização dos santos, 1000 d.C; O sacrifício da missa, 1100 d.C; Os sete sacramentos, 1215 d.C; A transubstanciação, 1215 (insana); A confissão auricular, 1216 d.C; A tradição, 1546 d.C; A infalibilidade do papa, 1870 d.C; Autorização dos livros apócrifos na Bíblia, 1547 d.C; Venda de indulgências, 1563 d.C; Bem depois dessas insanidades, amado leitor leia a bíblia que contém 66 livros, a que não foi adulterada e Jesus, o verdadeiro, o invisível, e que é responsável pelas legítimas conversões, irá te abençoar. Ao ler os Evangelhos, as epístolas paulinas, de Pedro, e as demais, qualquer pessoa chega a conclusão que as inverdades romanistas ainda estão fazendo vítimas desse império de religiosidade sem a chancela do Espírito Santo e da verdade. Hb 10.38 Mas o justo viverá da fé e se ele recuar a minha alma não terá prazer nele.

Update:

Junior, você está errando porque não conhece as Escrituras e nem o poder de Deus. Você conhece deus, mas não conhece Deus. Não há base na bíblia de 66 livros para as inverdades que você afirmou. Bem você é Junior, entendo

Comments

  • Interessante, me lembro de ter lido o Renascimento de Nicolau Sevcenko na época da faculdade, e ele deixa claro que os humanistas do século XIV até o século XVII passaram a questionar as cartilhas católicas durante a idade media, e passaram a estudar os documentos originais, os antigos documentos gregos e romanos principalmente, o que os levou a criarem certo interesse pelo paganismo, as relíquias tiveram vital importância sobre isto.

    O que é importante pra mim em tudo isso é que, a historia sempre nos revela muito mais claramente o que é foi na verdade, o que hoje é visto hoje como sagrado.

    Passe bem!

  • S. Inácio de Antioquia - que viveu no período dos Apóstolos - já se referia à Igreja como "católica", ou seja, UNIVERSAL. Sim, porque ela não é uma religião para pobres ou ricos, brancos ou negros... Deus, infinitamente bom e justo, quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade; por isso ele mesmo está na origem da Igreja, como lemos na Bíblia:

    "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus".

    Na linguagem rabínica, "ligar" e "desligar" são dois termos técnicos aplicados ao domínio disciplinar da excomunhão com a qual se condena (ligar) e ou absolve (desligar) um indivíduo, e mais decisões doutrinais/jurídicas.

    Ao contrário do que ocorre nas seitas protestantes - quando um pa$tô briga com outro e funda outra seita - a Igreja resolve questões doutrinais através dos concílios; e embora apenas através deles dogmas sejam definidos, isso não quer dizer que em tempos anteriores a Igreja já não aceitasse os mesmos.

    E como todo argumento protestante é fraco - fraco e refutável - seria natural encontrar fragilidades históricas em suas afirmações. Você diz que a iconografia - a utilização de imagens nos cultos - são uma "herança pagã"... entretanto, o que dizer dos cristãos primitivos, que pintavam imagens nas catacumbas, muito antes do Edito de Milão (313), que garantiu aos cristãos a liberdade de culto?

    E quanto à transubstanciação, Cristo mesmo disse na última ceia: "Isto é o meu Corpo". Também disse que quem não come sua carne e bebe seu sangue, não têm a vida em si mesmo.

    E então? A Igreja "inventou" dogmas ou apenas confirmou aquilo que está nas Escrituras e na Tradição Apostólica?

    Espero que você pesquise em melhores fontes da próxima vez. Passar bem.

  • Quando a igreja cristã fez aliança com ROMA..

  • no congresso mundial de chatice vc vai ganhar o primeiro prêmio!

    cadê a pergunta?

Sign In or Register to comment.