Qualquer pessoa pode cancelar a compra da passagem aérea já confirmada, desde que o faça pelo menos 4 horas antes do horário do voo.
Seja qual for o motivo do cancelamento, você tem direito ao reembolso do valor pago do bilhete. O prazo para pedir o reembolso é de até 1 ano após a data da compra da passagem aérea.
Porém, você perderá uma parte do valor que pagou, se tiver comprado uma tarifa promocional. Por isso, é sempre importante ler as condições da tarifa e eventuais restrições de reembolso antes de comprar a passagem aérea.
Veja quanto você perderá se tiver comprado a tarifa "promocional" nas principais companhias aéreas:
Azul - 30% do valor da tarifa;
Gol - 20% do valor da tarifa;
Passaredo - menor valor entre R$ 90,00 ou 60% da tarifa;
Puma Air - menor valor entre R$ 30,00 ou 10% da tarifa;
Tam - 60% do valor da tarifa;
Trip - menor valor entre R$ 100,00 ou 60% da tarifa;
Webjet - menor valor entre R$ 110,00 ou 60% da tarifa;
Não custa lembrar que algumas tarifas não são reembolsáveis, por isso, para evitar problemas futuros, leia as regras antes de comprar.
A companhia aérea tem um prazo de até 30 dias para efetuar o reembolso a partir do dia da solicitação.
Se o reembolso não for feito dentro desse prazo, entre em contato com a companhia aérea para reivindicar seus direitos de consumidor. Se não tiver resposta, acione o Procon de sua cidade.
Além disso, é importante que você registre sua queixa nos postos da ANAC nos aeroportos ou pelo endereço eletrônico.
As regras do reembolso estão regulamentadas na seção III, artigos do 7 ao 11, da Portaria nº 676/GC5 da Anac, de 13 de novembro de 2000.
Uma opção para quem precisar cancelar a viagem e não quiser perder dinheiro é optar por permanecer com o valor em crédito na companhia aérea, pelo prazo de 1 ano, a contar da data de emissão do bilhete. Informe-se sobre isso na sua companhia aérea.
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Qualquer pessoa pode cancelar a compra da passagem aérea já confirmada, desde que o faça pelo menos 4 horas antes do horário do voo.
Seja qual for o motivo do cancelamento, você tem direito ao reembolso do valor pago do bilhete. O prazo para pedir o reembolso é de até 1 ano após a data da compra da passagem aérea.
Porém, você perderá uma parte do valor que pagou, se tiver comprado uma tarifa promocional. Por isso, é sempre importante ler as condições da tarifa e eventuais restrições de reembolso antes de comprar a passagem aérea.
Veja quanto você perderá se tiver comprado a tarifa "promocional" nas principais companhias aéreas:
Azul - 30% do valor da tarifa;
Gol - 20% do valor da tarifa;
Passaredo - menor valor entre R$ 90,00 ou 60% da tarifa;
Puma Air - menor valor entre R$ 30,00 ou 10% da tarifa;
Tam - 60% do valor da tarifa;
Trip - menor valor entre R$ 100,00 ou 60% da tarifa;
Webjet - menor valor entre R$ 110,00 ou 60% da tarifa;
Não custa lembrar que algumas tarifas não são reembolsáveis, por isso, para evitar problemas futuros, leia as regras antes de comprar.
A companhia aérea tem um prazo de até 30 dias para efetuar o reembolso a partir do dia da solicitação.
Se o reembolso não for feito dentro desse prazo, entre em contato com a companhia aérea para reivindicar seus direitos de consumidor. Se não tiver resposta, acione o Procon de sua cidade.
Além disso, é importante que você registre sua queixa nos postos da ANAC nos aeroportos ou pelo endereço eletrônico.
As regras do reembolso estão regulamentadas na seção III, artigos do 7 ao 11, da Portaria nº 676/GC5 da Anac, de 13 de novembro de 2000.
Uma opção para quem precisar cancelar a viagem e não quiser perder dinheiro é optar por permanecer com o valor em crédito na companhia aérea, pelo prazo de 1 ano, a contar da data de emissão do bilhete. Informe-se sobre isso na sua companhia aérea.
Se a passagem foi promocional (o que geralmente acontece na Decolar) ou vc receberá só uma parte do que pagou, ou terá de pagar uma taxa para remarcar. Vai depender também de quanto tempo antes da viagem foi feito o cancelamento.
Depende da cia aerea, voce perde ate 100% do preco total, dependendo de quantos dias voce pede o cancelamento antes de viajar.
Nenhuma cia faz um reembolso completo apos o pagamento da passagem, independente de quantos dias antes do embarque.
O que voce teria que ter verificado antes de reservar, sao as condicoes de cancelamento ou modificacao das datas da viagem pra evitar surpresas.
Por causa de situacoes como a sua, e fortemente recomendavel comprar um seguro-viagem.
com atestado valido eles vão te reembolsar 100%