Nietzsche? O que pensa dele?

Nietzsche é um filósofo que eu tenho adorado conhecer. Quero saber o que pensam dele e acrescentem com informações e curiosidades sobre ele.

P.S. Nada de copiar artigos de outros sitios, quero respostas genuinas e autenticamente vossas!

Comments

  • .: Junior 19:.,

    Meu amigo, Nietsche era um pensador muito a frente de seu tempo, suas idéias estão sendo entendidas agora!!

    Heidegger disse ter sido Nietzsche o primeiro a conceber metafisicamente o momento em que "o Homem se apressa a assumir o poder na terra na sua totalidade".

    Sobre esse novo homem, sobre esse super-homem, recaem pois todas a responsabilidades. Ele não tem mais para quem apelar tal como o último dos homens ainda fazia no santuário em ruínas do seu Deus morto.

    Logo, deve fazer crescer dentro de si forças vitais e existências extraordinárias:

    Nietzsche quis ser o grande “desmascarador” de todos os preconceitos e ilusões do gênero humano, aquele que ousa olhar, sem temor, aquilo que se esconde por trás de valores universalmente aceitos, por trás das grandes e pequenas verdades melhor assentadas, por trás dos ideais que serviram de base para a civilização e nortearam o rumo dos acontecimentos históricos.

    E assim a moral tradicional, e principalmente esboçada por Kant, a religião e a política não são para ele nada mais que máscaras que escondem uma realidade inquietante e ameaçadora, cuja visão é difícil de suportar.

    A moral, seja ela kantiana ou hegeliana, e até a catharsis aristotélica são caminhos mais fáceis de serem trilhados para se subtrair à plena visão autêntica da vida.

    Nietzsche golpeou violentamente essa moral que impede a revolta dos indivíduos inferiores, das classes subalternas e escravas contra a classe superior e aristocrática que, por um lado, pelo influxo dessa mesma moral, sofre de má consciência e cria a ilusão de que mandar é por si mesmo uma forma de obediência.

    Essa traição ao “mundo da vida” é a moral que reduz a uma ilusão a realidade humana e tende asceticamente a uma fictícia racionalidade pura.

    Com efeito, Nietzsche procurou arrancar e rasgar as mais idolatradas máscaras. Mas a questão é: que máscaras são essas?

    Responde, então, que as máscaras se tornam inevitáveis pela própria vida, que é explosão de forças desordenadas e violentas, e por isso, é sempre incerteza e perigo.

    Para Nietzsche o homem é individualidade irredutível, à qual os limites e imposições de uma razão que tolhe a vida permanecem estranhos a ela mesma, à semelhança de máscaras de que pode e deve libertar-se.

    À semelhança de Platão, Nietzsche queria que o governo da humanidade fosse confiado aos filósofos, mas não a filósofos como Platão ou Kant, que ele considerava simples “operários da filosofia”.

    Para Nietzsche a liberdade não é mais que a aceitação consciente de um destino necessitante. O homem libertado de qualquer vínculo, senhor de si mesmo e dos outros, o homem desprezador de qualquer verdade estabelecida ou por estabelecer e apto a se exprimir a vida, em todos os seus atos - era este não apenas o ideal apontado por Nietzsche para o futuro, mas a realidade que ele mesmo tentava personificar.

    Longe de ser um escritor de simples aforismas, ele é considerado pelos seus seguidores um grande estilista da língua alemã, como o provaria Assim Falou Zaratustra, livro que ainda hoje é de dificílima compreensão estilística e conceitual.

    Muito pode ser compreendido na obra de Nietzsche como exercício de pesquisa filológica, no qual se unem palavras que não poderiam estar próximas ("Nascer póstumo"; "Deus Morreu", "delicadamente mal-educado", etc...).

    A verdade não tem importância; verdades indubitáveis, objetivas e eternas não são reconhecíveis. A verdade é sempre subjetiva"; "Deus está morto: não existe qualquer instância superior, eterna.

    “O Homem depende apenas de si mesmo”; "O eterno retorno do mesmo: A história não é finalista, não há progresso nem objetivo".

    Pois, para ele o homem pode ser, além de um destruidor, um criador de valores. E os valores a serem destruídos, como os cristãos (na sua obra, faz menção à doença, à ignorância), um dia seriam substituídos pela saúde, a inteligência, entre outros.

    Tal afirmação se baseia na obra Assim falou Zaratustra, onde, se faz clara a vinda do super-homem, sendo a finalidade do ser, criar.

    Todavia, Nietzsche, contrário ou não, não deixando escapar de suas críticas nem mesmo seu mestre Schopenhauer nem seu grande amigo Wagner, procurou denunciar todas as formas de renúncia da existência e da vontade.

    É esta a concepção fundamental de sua obra Zaratustra, “a eterna, suprema afirmação e confirmação da vida”.

    “Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse.”

    Friedrich Nietzsche

    Um abraço, Helda

  • Eu considero Nietzsche um dos maiores filosofos de todos os tempos, ele escreveu praticamente sobre tudo, não teve medo de criticar nada e ninguem. Não obteve grande exito quando era vivo porque pensava de uma maneira muito severa para o comodismo dos pensadores de sua epoca...como ele mesmo disse " era um homem a frente de seu tempo, nasceu postumo"...

  • Junior.

    Para ser filosofo a pessoa necessita ser crítica.

    Nietzsche considero um dos filósofos mais questinadores e críticos da sua época.

    Essa característica de sua personalidade, fizeram com que nem sempre fosse bem compreendido pelos pensadores e amigos de sua época. Ele tinha um gênio bastante forte e acredito que sua proposta era de desmistificar a cegueira religiosa da epoca, ele tentou com seu pensamento arrancar as pálpebras do sistema social, político, filosófico...

    A meu ver, foi um dos últimos filósofo que viveu para impor sua forma de pensar, quetionou dura e bravamente o periodo em que viveu.

    "munido de uma tocha cuja luz não treme, levo uma claridade intensa aos subterrâneos do ideal".

    A tocha simboliza o pensamento pelo método filológico, que ele considerava como sendo um método crítico a ponto de "fazer falar aquilo que gostaria de permanecer mudo". Ou seja, chacolhar o sistema de valores de sua época.

    Léxis.

  • Nietzsche tinha, e com razão, uma grande aversão ao cristianismo devido às deformações interpretativas do "santo'' Papa sobre a Bíblia na época. Devido à moral repressiva que isso lhe causava, provavelmente, acabou este grande filósofo, como que louco com delírios referentes à Baco, que na mitologia grega, seria Jesus, no cristianismo. Entretanto, não era de todo fóbico pela Igreja pois também destacava o lado bomj dela. Como ele acreditava que há verdades e verdades e ter escrito Além do bem e do mal, pode-se dizer que, enfim, ele chegou muito longe no conhecimento da alma Recomendo..

  • Foi um grande filósofo e tirou várias conclusões sábias. Foi uma grande mente de nosso mundo.

    Abraços! =D

  • Um dos filósofos que eu não gosto.

    Tentava impor algo que nem ele sabia. Nada mais a dizer.

  • Ja parou para pensar o q Ritler pensava dele e ate onde se deixou influenciar????

    Muito interessante!!!

    Prokure saber!!

  • Pow cara, infelizmente eu não sei muita coisa não, vou aproveitar sua pergunta pra aprender. A alguns anos atraz eu pesquisei umas frases dele em um site, são muito boas.

    “O homem é uma corda esticada entre o animal e o super-homem, uma corda por cima do abismo.”

    “A arte existe para que a verdade não nos destrua.”

  • nao sei nada dele.....

  • Oi.

    Nunca fui apresentada a ele. rs

    Essa eu passo.

    Bjs

Sign In or Register to comment.