Baixo valor de ferro no sangue?
Esta semana pedi para fazer um check-up. O doutor decidiu fazer exames de sangue incluindo nível de ferro (sempre tive baixo durante a gravidez porque alimentos mais pesados me davam enjoo)
Resultado: valor nos limites mínimos! O problema da alimentação já não existe e também não tenho nenhuma hemorragia (nem mestruação)
O doutor parece ter entendido tanto quanto eu! Diz: "vamos dar um tempo e depois controlamos de novo.... Os valores não estão abaixo do mínimo, por isso, ainda não é preocupante."
Alguém tem uma ideia do que pode levar a isso? e como posso tentar compensar essa falta de ferro?
Update:Acho que não expliquei bem...
1. Enquanto eu estava grávida tinha o nível de ferro bastante baixo. Mas essa falta de ferro era explicada pela minha alimentação.
2. Agora (um ano depois do parto) o médico decidiu controlar novamente o nível de ferro (sim, fez análise extra: hemograma completo + ferro). O nível de ferro continua baixo e não se explica com a alimentação, que agora é bastante correta e variada.
Eu confio no médico quando diz que não é preocupante. Mas gostava de entender a razão e tentar chegar a um nivel normal sem recorrer a medicação.
Comments
Isa pelo o que você disse seu médico fez apenas o hemograma evidenciando os índices hematimétricos (HCM: Hemoglobina Corpuscular Média e CHCM: Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média) e hematócrito dando valores limítrofes mas anemias por deficiência de ferro primeiramente não se manifestam em hemograma completo mas sim em dosagem de ferritina sérica que é o deposito de ferro no organismo.
Espero ter ajudado ,abraço e boa sorte
se o médico te falou que não tem com o que se preocupar.só nao entendi se voce esta grávida, mas alimentos como figado de boi. beterraba. miudos de frango. couve com leite batida no liquidificador ou sem leite mesmo, ajuda a colocar ferro no sangue. espero ter te ajudado, como não entendi muito a pergunta pergunta ao médico se voce pode comer essas coisas.de uma passadinha no dr:drauziovarella.com.br , que lá ele explica tudo de anemias e outras enfermidades. e boa sorte.
Olha meu anjo,sempre tive anemia e a minha é a pior de todas é a falciforme,Quando a minha médica decidiu dar um tempo dos sulfatos ferrosos,me receitou comer bastantes verduras das cores verdes escuras,pois nelas contém maior concentração de ferro,Comer bife de fígado(de preferencia de galinha)mal passado com caldo de feijão também é muito bom!!(além de ser gostoso,na minha opinião)
Converse sobre isso com seu médico!!
espero ter te ajudado!!