Qual a quantidade de ração que devo dar para meu cavalo?

comprei um cavalo de 4 anos, ele tem um pouco de sangue Quarto de milha. Ele adora milho não pode ver o balde, ate corre atrás de mim, evito dar pois sei que da cólicas. Além disso é ração industrializada e feno. Mas qual a quantidade que devo dar por dia?

Comments

• Alimentação

Um Programa de Nutrição deve ser adequado à função desenvolvida pelo eqüino e à categoria à qual ele pertence. Deve-se levar em consideração as quantidades mínimas necessárias de energia, proteína, vitaminas e minerais.

Considerações Básicas:

Quando tratamos da alimentação dos cavalos, os nutrientes com os quais devemos nos preocupar, são os seguintes:

Acesso a pastos de qualidade, sendo a melhor graminea para pastejo o Tifton;

O capim verde picado, oriundo das capineiras, ou de pastos de Tifton, Coast Cross, Tangola e outros, deve ser cortado no ponto ótimo de crescimento (altura em torno de 1,50m), a fim de preservar o valor nutritivo ideal. O capim velho e fibroso pode provocar distúrbios digestivos. O capim muito novo pode provocar diarréia;

A quantidade de volumoso deve ser, no mínimo, 5kg por dia;

O capim picado não deve permanecer no cocho mais do que 12 h, para evitar a fermentação e o consequente risco de distúrbios digestivos. As cólicas ainda representam a causa numero 1 de mortes na espécie equina;

Não é recomendado misturar ração ao capim picado. Obedeça um intervalo de, pelo menos, uma hora, entre o consumo do volumoso e o da ração concentrada;

A ração concentrada deve ser de fabricante idôneo, sendo recomendado dividi-la em duas ou três vezes / dia - manhã, meio-dia, tarde;

O total de consumo/mês é relativo ao peso. Para cada 100kg de peso, fornecer de 0,5 a 1,0kg de ração concentrada.

Não fornecer quantidade superior a 2,5 kg de ração concentrada por vez;

Para potros, entre 1 a 2 anos, a média de consumo varia de 2 a 4 kg/dia, dependendo da raça. Para animais adultos, a média varia de 4 a 6kg/dia;

Acesso permanente a água limpa e fresca

Limpeza diária de bebedouros e cochos;

Livre acesso a mistura mineral balanceada e sal comum.

Antes, durante e logo após o transporte, não fornecer ração concentrada;

Obedeça um intervalo de pelo menos uma hora entre o fornecimento de ração concentrada e o início e término

dos exercícios físicos intensos

Beijossssssss

• Forragem verde ou pastagem: a vontade

Feno: como complemento do alimento volumoso. Não deve ser a única fonte de volumoso.

Milho/ Ração industrializada peletizada: Se você já fornece ração industrializada, não precisa suplementar com milho. As rações são balanceadas para fornecer a quantidade ideal de nutrientes.

A quantidade de ração vai depender da carga de trabalho de seu cavalo e do estágio de produção. Cada marca de ração tem a sua recomendação. Fique de olho no rótulo.

Cavalo de Trabalho: 2,0 a 5,0 kg/dia, de acordo com a carga de trabalho.

Garanhão: 2,0 a 5,0 kg/dia, de acordo com a estação de monta.

Égua prenha: 2,0 a 3,5 kg/dia.

Égua em lactação: 4,0 a 5,0 kg/dia.

NUNCA FORNECER A QUANTIDADE DE RAÇÃO DIÁRIA EM UM SÓ TRATO. DIVIDA ESSA QUANTIDADE EM DOIS OU TRÊS TRATOS PARA EVITAR CÓLICAS. NÃO FORNEÇA MAIS DE 1,5 - 2,0 KG DE RAÇÃO POR TRATO.

Sal mineral específico para cavalos: a vontade.

• Depende do peso , se ele tiver 5 kl por exemplo vc pode

dar de 2,5 a 5 kilos de raçao

espero ter ajudado

• pode por 4 a 6 kilos para o dia todo, é otimo dar racao mais se pocivel, deixalo em um piquete em que ele possa correr, pois quanto vc nao anda nele ele so vai engordando,ele tem q se exercitar, eu tenho um ele vive em um pasto com mais 2 cavalos, nao sei se eles sao do bando do meu cavalo, mais quando ele ve eles logo quer entrar lá ,tente dar para o seu milho moido(quirella nao sei o nome direito) isso resolve e nao da colica , espero ter ajudado :)

• 4 kilos

• Para manter o peso de seu cavalo vocÊ deve dar cerca de 1% do peso vivo dele. Ou seja.. se ele pesa cerca de 500 kg, são 5 kg de ração por dia, destribuidos ao longo do dia (de manha um pouco, de tarde mais um pouco e de noite o resto).

Para engorda o ideal é 2% do peso vivo.

Agora, se seu cavalo não é acostumado com ração, comece dando menos ração e, aos poucos aumente a quantidade ate chegar na porcentagem ideal.

O feno pode ficar a vontade, mas, se possível, de preferencia a alimentos verdes como alfafa, coast-cross ou capim.

Boa sorte

Sign In or Register to comment.