Uma pergunta aos meus amigos católicos?
Sei que a igreja condena o uso dos métodos anticoncepcionais, certo? Até aí, beleza. Mas quando é por prescrição médica? Porque não sei se vocês sabem, mas quando a mulher tem a menstruação desregulada ou policistos no ovário, o médico receita o contraceptivo idela para a mulher.
Nesse caso é válido ou não importa, não pode tomar porque é lei?
Update:Mas, José, não usam muito o "arbítrio" de forma leviana não?
Update 3:Bem, Doctor, eu realmente acredito que o Senhor se manifesta na ciência sim mas... gostaria de respostas católicas. Se vier uma boa, acredite: a escolherei como a melhor. Mas não foi a minha intenção de devaneio não, mas é uma grande dúvida mesmo.
Update 5:Legal... treze respostas... e nenhuma concreta... ¬¬
O jeito é esperar, né?
Comments
A mulher pode tomar sim, para fins terapeuticos.
Eu mesma já tomei. Nesse caso , a mulher nao está fazendo uso do "anticoncepcional", mas do "medicamento" necessário para o tratamento da sua doença. Assim que se encerra o tratamento, a mulher pára de tomar o hormonio.
Eu mesma já tomei por uns 6 meses para tratar problemas no ovario.
O mesmo acontece no caso do jejum para receber a Eucaristia. É recomendado o jejum de 1 hora antes da receber a Sagrada Eucaristia. Mas quem está fazendo tratamento médico e precisa tomar medicamento nesse periodo de 1 hora, pode e deve toma-lo.
Oi Taty, só passei pra te dizer que gostei do seu novo avatar.
Bem legal mesmo.
Um abraço.
Não se ofendam, católicos, mas não há nada de mais arcaico do que proibir contraceptivos dizendo que Deus não quer assim, a vida não começa na concepção, que é o argumento que se utilizam os católicos para proibirem também as células tronco, somente não entendo porque algumas religiões dizem que algumas coisas são anti-bÃblicas mesmo tendo sido inventadas milhares de anos depois.
A idéia de não usar anticoncepcionais vem da parte de não impedir de que venha um filho, pq é impedir a vontade de Deus - para os católicos!
Quando é um medicamento a coisa muda...
Procura no catecismo da igreja catolica
que vai te explicar tudinho.
nuss..
muito complicado falar...
tenho medo de te dar uma resposta errada...
siga o seu coração, pois jesus sempre estara do seu lado!
bjs
não sou católico! más vamos lá.
desde os tempos remotos se usam metodos contraceptivos,ou controle de natalidade. em cada região tem seus metodos próprios,
rémedios naturais, etc...
vejo que sua pergunta tem um sentido um tanto levado para o devaneio, ou seja quero ver eles sairem dessa. pois bem
se vc é um estudioso de religiões, sabera que DEUS nos deu o dom da fé, más também nos deu a medicina, ora Paulo o apostolo levava com sigo na maioria de suas viagens, um médico,que se chamava LUCAS... se de fato for diagnosticado a nessecidade do medicamento,
é claro que é valido como voce disse, e não é lei'' pois estamos vivendo a graça...okkkkkkkkkkkkkk
Pelo que eu sei a igreja é contra a esse metodo porque diz que não devemos impedir de receber os filhos que Deus nos desegnou.
Pois bem, ela já foi mais radical antes sendo contra o uso da camisinha.
O sexo não é pecado quando se tem um unico parceiro, ou seja seu marido, mas faz VISTAS GROSSAS quanto ao uso de anticoncepcional para caso a esposa queira usar para evitar a concepção..
Se há necessidade real do uso deste medicamente, não vão te proibir de usar, o padre vai te dizer que seria bom que não usasse( caso queira se proteger, pois entre em tentação de ter relação sexual com alguem...), mas como é para somente tratamento e não para evitar filhos, tá tudo bem, é uso exclusivo para diagnóstico.
Espero ter conseguido responder.
Os catolicos tem uma diferença "fundamental" dos protestantes em geral
Voce nunca veria uma catolica com 3 metros de cabelo ensebado na cabeça por que o padre mandou .
Em suma , cada catolico tem seu proprio ARBITRIO , isso nos permite apoiar ou não , questionar ou não as questões acima descritas
Voce jamais veria um catolico por exemplo , ver seu filho morrer por falta de transfusão de sangue por que o pastor falou que "a lei" como voce mesmo citou acima era a de não receber sangue de outros .
O católicismo é uma imundice, o povo ta morrendo com doenças, a miséria cresce a cada dia pela natalidade descontrolada, e esses porcos de batina / hereges / pedófilos matando o povo dessa forma.