Você sabe como anular uma eleição? veja.....?

Em uma palestra que tive está semana no SENAC, Passaram que Se 30% da população votasse em branco,A eleiçao seria cancelado,sendo que todos candidatos teriam que se trocado. vc sábia?

Essa nem eu .... Qual e sua opinião?

OBrigado

Comments

  • Oi querida, eu ja sabia sim, um professor de história meu tinha dito, mas, ao que eu lembre se 50% dos votos forem nulos também ocorre isso ;-)

    Abraço do Jhô ®

  • Segundo o Código Eleitoral, art. 224:

    "Se a nulidade atingir a mais da metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais, ou do Município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias."

    Os artigos anteriores ao 224 no Código Eleitoral explicitam que quando se tratou 'nulidade' o legislador se referia a votos anulados em decorrência de atos ilícitos, como fraudes em documentos, abusos em relação a Lei eleitoral, por exemplo. Não quis se tratar do voto nulo dado pelo próprio eleitor".

    Os votos brancos não são votos válidos, são excluídos de qualquer cálculo desde 1997. Não são acrescentados a nenhum candidato. São simplesmente excluídos para determinação de quem vence, em caso de eleição majoritária (presidente, governador, senador e prefeito) e também são excluídos para cálculo do quociente eleitoral e determinação de quais partidos farão eleitos nas eleições proporcionais (deputados federais e estaduais e vereadores).

    Portanto, voto nulo ou em branco é uma manifestação individual e não tem amparo legal para cancelar uma eleição.

    Não há previsão legal no Código Eleitoral, tampouco, que em caso de maioria de votos brancos e nulos, todos os candidatos devem ser trocados.

    Se realmente houve esta palestra, foi a mais desinformativa possível e feita por alguém que não tem domínio sobre o assunto.

  • Muito bom, mas como conscientizar 30% da população? Só os candidatos tem o "horário gratuito obrigatório".

    E como achar novos candidatos honestos? São todos "farinha do mesmo saco"...

    Mas, veja isto, é esclarecedor:

    http://www.juli.recantodasletras.com.br/visualizar...

    (diferença entre votos brancos e nulos).

  • Em branco não é legal porque aparenta que para vc. tanto faz o candidato A como o candidato B. Agora se vc. anular o voto você está afirmando que não suporta mais nem o A e nem o B e nem qualquer uma das letras do alfabeto (lembrando que a nossa ortografia aceita agora o K, o W e o Y). Para votar nulo, sem erro, em qualquer eleição é só cliar 00 e confirmar.

  • isso é lenda.não acredito que alguem ainda acredite nisso...

  • Putz, nem eu sabia!

    Ainda bem que nao transferi meu titulo para a cidade onde moro atualmente e nao tive o "prazer" de ser chamada para mesaria nem de escolher o candidato mais sem nocao daquela cidade!

  • Acho que todos deveriam fazer isso.... pois assim estaremos mostrando que queremos uma reforma politica e melhores condições..

    Eu voto nulo... 99 na cabeça!!!

  • Acho certo, pois se tanta gente acha que os candidatos não estão preparados, é melhor parar e avaliar o que está acontecendo.

    Mas duvido muito que isso seja verdade, pois até onde eu sei, os votos nulos e em branco são destinados as coligações que tiveram um desempenho melhor nas urnas.

    Abraço!

Sign In or Register to comment.