Kardec deveria ter estudado astronomia ?
do Gr. astronomía
s. f.,
ciência que estuda a constituição, os movimentos, a evolução, os fenómenos e as posições relativas dos astros e, de uma forma geral, de toda a matéria existente no Universo.
Allan Kardec ensinou que outros planetas são habitados: “De todos os globos que constituem o nosso sistema planetário, segundo os Espíritos, a terra é daqueles cujos habitantes são menos adiantados, física e moralmente; Marte lhe seria ainda inferior, e Júpiter, muito superior, em todos os sentidos… Muitos Espíritos que animaram pessoas conhecidas na Terra disseram estar reencarnados em Júpiter” (O Livro dos Espíritos, capítulo IV, 188, nota 1). Os espíritos também ensinaram a Kardec que o planeta Marte não tem qualquer satélite, que Saturno só tem um anel formado pelo mesmo material do planeta, e que algumas estrelas como Sírio são milhares de vezes maiores do que o sol (A Gênese, capítulo VI, 27).
Ao contrário do que os “espíritos” ensinaram a Kardec, a ciência já descobriu que Marte possui dois satélites, que o anel de Saturno não é formado da mesma matéria do planeta e que Sírio tem um tamanho entre 13 a 15 vezes maior do que o sol. Tudo isso é racional? É lógico ? Claro que não. Trata-se, então, de “espíritos” mentirosos ?. Diante das informações mencionadas acima, pode-se confiar nos “espíritos” que influenciaram e revelaram as doutrinas espíritas a Allan Kardec? A resposta lógica e racional é não. Se os “espíritos”, se é que houveram, por trás de Allan Kardec, não são confiáveis quando tratam das coisas deste mundo, muito menos o serão ao tratar de coisas espirituais, coisas relacionadas com a salvação da alma e com a vida eterna.
Update:Marcelo Way você não me conhece !! Não sou ateu. O fato é que você se escondeu de responder a pergunta. Acreditar por acreditar, meu filho de 3 aninhos acredita em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa. Não estou aqui para denegrir posicionamento religioso de ninguém, mas a doutrina Espírita de auto-intitula detentora da lógica, do bom-senso e da razão. Faça o que você não fez. Responda a pergunta.
Update 3:Caríssimos Link e Sney :
Responderam em bloco, a resposta de um tenta corroborar a do outro, tudo bem, não há problema. O discurso está deveras bonito, mas lamentávelmente carente de conteúdo. O fato é que, os satélites de Marte sempre estiveram lá e os espíritos superiores não viram. O fato é que, a composição do planeta Júpiter não tem nada a ver com o informado pelos espíritos. Vossas respostas estão permeadas por citações diversas e evasivas. Sinto muito mesmo, mas não responderam a pergunta com propriedade.
Update 5:Caro Sney não se esqueça dos pilares Espíritas:
Bom-senso, lógica e razão !!
Aliás, para quem se auto-intitula Agnóstico Teísta, você está se saindo muito bem tentando defender a doutrina de Kardec.
Para encerrar, considero essa pergunta um axioma.
Boa noite my friend !!
Update 7:Sney você está perdendo o bom senso ?
Tratamos aqui de uma pergunta pontual . De uma contradição, de uma mentira!!. É pedir muito que você detenha-se na pergunta e a refute com argumentos realmente válidos ? Ou vai ficar citando estudiosos e ciêntistas para defender o indefensável ?
Update 9:Sney você ficou nervoso ante aos fatos !! Sinto muito, você não tem como refutar. O fanático aqui é você camarada !! Esvreveu linhas e mais linhas para defender o impossível , um "calcanhar de Aquiles" desta doutrina, você parece estar preso as amarras da incoerência e da prepotência, cita estudiosos e opiniões as mais diversas que não serviram em tempo algum para fundamentar sua defesa. Pode tirar as calças pela cabeça , volto a dizer, contra fatos não há refutação , isso é um axioma, simples assim.
Comments
Hmm... Ã, se disseram isso mesmo, ou eram espÃritos que não estudaram Astronomia, ou eram espÃritos sacanas!
Mas continuo sendo espÃrita mesmo assim! Já falei que não acredito na reencarnação porque Kardec escreveu ou porque o espÃrito tal disse ser real, mas porque acho mais perfeita que a Salvação por Jesus! Se foi Lúcifer que inventou ela e não Deus, tenho que dar meu braço a torcer, pois ele teve uma idéia mais piedosa que seu Criador... Seja lá quem bolou a reencarnação, admiro esse cara!
Nota adicional:
Na verdade, não dá pra se ter 100% de certeza mesmo! Mesmo que eu visse espÃritos o dia todo, ou se Deus descesse na minha frente, como saber se não foi minha imaginação? Se não estou com alguma desregulagem no cérebro? Mas tenho que acreditar em algo, né? E, como, para mim, por tudo que já li, essa parece ser a versão mais condizente com a perfeição divina, acredito nela!
E, se você for neutro, vai acabar concordando que esse mesmo argumento vale para a BÃblia... ^^
Faz sim muito sentido. Aliás, nao tenho nada contra quem é espÃrita, mas acho que aderir a essa doutrina é temer a morte e o que pode vir depois dela. Pois, acredita - se que sempre irá reencarnar até se tornar um espÃrito de luz. à mais fácil pensar assim, é mais fácil pensar em renascer aqui na terra, do que crer que irá pagar os seus pecados em um purgatório. Acho a doutrina espÃrita uma doutrina "conveniente".
sim
A ciência evolui, assim como tudo no universo. O que era ontem, não o é mais hoje, e será diferente amanhã. Não é que algo muda, mas sim que a percepção do ser humano se aguça. Quanto ao assunto em questão, forçoso se torna reconhecer a limitada capacidade de percepção, tanto dos seres humanos quanto de suas mais avançadas sondas. O que o ser humano consegue enxergar é apenas uma pequena parte do espectro, e a própria ciência se vê à s voltas com mistérios que surgem diariamente, fazendo-a reformular seus postulados. Mesmo sem verificar as informações descritas nesta pergunta, e confrontá-las com o texto de Kardec, posso dizer que ater-se ao que é secundário não me parece lógico. Creio, no meu ponto de vista, ser a doutrina espÃrita revolucionária, pois apresenta resposta lógica e coerente a questões que afligem, de há muito, a humanidade. Explica a finalidade da existência, encadeia tudo na natureza, glorifica a Deus, mostrando-o justo e bondoso, com todas as qualidades em infinita grandeza, ensinando-o que sempre deixa aberta ao pecador uma porta de redenção.
Nunca vi um espÃrito, nunca vi as colônias descritas nos romances espÃritas, não me lembro de minha vida passada, mas posso dizer que creio; creio no fundo da minha alma na doutrina espÃrita.
O que busca com sua pergunta? Posso te ajudar, se for o seu intento o de diminuir os adeptos da doutrina espÃrita. à simples, para tirar o adepto da doutrina, a maneira mais eficaz é a de apresentar a ele algo melhor, algo mais lógico, algo mais condizente com a grandeza e infinitude de Deus. E, por favor, poupe-nos do ateÃsmo estéril e do fanatismo dogmático...
A Astronomia na época dele não era grande coisa, portanto ele faria melhor em não especular e estudar CORRETAMENTE a BÃblia, deixando de escrever "abobrinhas" em que muitos acreditam piamente.
Kardec deveria ter respeitado a obra de Jesus na Biblia.
Melhor seria para o mundo que êle não a tivesse "consultado"!!!
Graça e Paz
Faz sentido.....
Abraços!!
Anjinha!