Zelia Gattai - Escritora e viúva de Jorge Amado, faleceu!!!?

Lí seus muitos de seus livros que, apesar de su amor pelo comunismo, seus livros não traduziam essa condição.

E vcs gostavam ou gostam, de sua literatura?

Update:

óh! Gênio, só por causa de sua genialidade, não percebeu que estamos na categoria das Citações então, necessáriamente, não precisa ser pergunta. Concorda? (esta sim foi uma pergunta)!

Update 3:

Luiza, minha xará, vc esta certa. Literatura leve, muito longe da filosofia de Marx, pesada e de dificil entendimento - do qual Jorge era devoto. De acordo com a lista do nosso amigo, Ondaka Usongo, quase todos são relatos de sua vida, no exílio ou mesmo na Bahia, depois do retorno. Leia, vc vai adorar!

Comments

• Zélia Gattai foi uma das mais brilhantes escritoras brasileiras e o Brasil perde uma pessoa que, mesmo casada com Jorge Amado, escritor que teve seus livros publicados em quase o mundo todo, conseguiu ter luz própria e estilo inconfundível, de forma a fazer parte dos grandes personagens da literatura brasileira, inclusive ocupando a cadeira de seu marido na Academia Brasileira de Letras. Trago aqui, como colaboração, a bibliografia de Zélia, para que os que ainda não conhecem possam procurar e desfrutar de literatura de tão alta qualidade. Que descanse em paz. Saudações.

1979: "Anarquistas Graças a Deus" (memórias)

1982: "Um Chapéu para Viagem" (memórias)

1984: "Senhora Dona do Baile" (memórias)

1987: "Reportagem Incompleta" (fotobiografia)

1988: "Jardim de Inverno" (memórias)

1989: "Pipistrelo das Mil Cores" (literatura infantil)

1991: "O Segredo da Rua 18" (literatura infantil)

1992: "Chão de Meninos" (memórias)

1995: "Crônica de uma Namorada" (romance)

1999: "A Casa do Rio Vermelho" (memórias)

2000: "Cittá Di Roma" (memórias)

2000: "Jonas e a Sereia" (literatura infanto-juvenil)

2001: "Códigos de Família" (memórias)

2002: "Um Baiano Romântico e Sensual" (memórias)

• Amada e companheira de Jorge Amado,foi pras nuvens se encontrar com seu amado-amor,parou de sofrer,descansou,o mundo fica um pouco triste sem ela,mulher brava,lutou com a vida,mulher intelectual,desenvolveu uma arte pessoal,mulher querida,amou e foi amada por um dos maiores escritores do Brasil,e foi e eh uma escritora brilhante,vai em paz Zelia,ficamos nos aqui com saudades devc tambem,bem amada...so soube agora pouco,qd cheguei da igreja,pesames pra todos nos,um beijo JO

• Faleceu, hoje à tarde, no hospital que fica em frente ao meu edifício.

Li alguns de seus livros, mas não me empolguei com eles. Pra mim, a grande qualidade de Zélia foi a idade com a qual começou a escrever. Não teve medo da velhice, nem se deixou abater por ela. Mostrou que o idoso pode muito mais do que a sociedade pensa.

Palmas para ela e que Deus a guie para um lugar ao Seu lado.

.

• Sim minha querida eu gostava muito da Zelia inclusive pelo seu amor vermelho.....Ela foi se encontrar com seu grande amor em outro plano, hoje o céu respira poesia......

"Homens Maduros...

Há uma indisfarçável e sedutora beleza na personalidade de muitos homens que hoje estão na idade madura.

É claro que toda regra tem as suas exceções, e cada idade tem o seu próprio valor.Porém, com toda a consideração e respeito às demais idades, destacaremos aqui uma classe de homens que são companhias agradabilíssimas: os que hoje são quarentões e cinquentões.

Percebe-se com uma certa facilidade, a sensibilidade de seus corações, a devoção que eles tem pelo que há de mais belo: o sentimentalismo.

Eles são mais inteligentes, vividos, charmosos, eloqüentes. Sabem o que falam, e sabem falar na hora certa. São cativantes, sabem fazer-se presentes, sem incomodar. Sabem conquistar uma boa amizade.

Em termos de relacionamentos, trocam quantidade pela qualidade, visão aguçada sobre os valores da vida, sabem tratar uma mulher com respeito e carinho.

São homens especiais, românticos, interessantes e atraentes pelo que possuem na sua forma de ser, de pensar, e de viver.

Na forma de encarar a vida, são mais poéticos, mais sentimentais, mais emocionais e mais emocionantes.

Homens mais amadurecidos têm maior desenvoltura no trato com as mulheres, sabem reconhecer as suas qualidades, são mais espirituosos, discretos, compreensivos e mais educados.

A razão pela qual muitos homens maduros possuem estas qualidades maravilhosas deve-se a vários fatores: a opção de ser e de viver de cada um, suas personalidades, formação própria e familiar, suas raízes, sabedoria, gostos individuais, etc...

Mas eu creio que em parte, há uma boa parcela de influência nos modos de viver de uma época, filmes e músicas ouvidas e curtidas deixaram boas recordações da sua juventude, um tempo não tão remoto, mas que com certeza, não volta mais.

A juventude passou, mas deixou “gravado” neles, a forma mais sublime e romântica de viver. Hoje eles possuem uma “bagagem” de conhecimento, experiências, maturidade e inteligência que foram acumulando com o passar dos anos.

O tempo se encarregou de distingui-los dos demais: deixando os seus cabelos cor-de-prata, os movimentos mais suaves, a voz pausada, porém mais sonora, hoje eles são homens que marcaram sua época. Eu tenho a felicidade de ter alguns deles como amigos virtuais, mesmo não os vendo pessoalmente, percebo estas características através de suas palavras e gestos.

Muitos deles hoje “dominam” com habilidade e destreza essas máquinas virtuais, comprovando que nem o avanço da tecnologia lhes esfriou os sentimentos, pois ainda se encantam com versos, rimas, músicas e palavras de amor, nem lhes diminuiu a grande capacidade de amar, sentir e expressar seus sentimentos.

Muitos se tornaram poetas, outros amam a poesia.

Porque o mais importante não é a idade denunciada nos detalhes de suas fisionomias e sim os raros valores de suas personalidades.

O importante é perceber que os seus corações permanecem jovens...

São homens maduros, e que nós, mulheres de hoje, temos o privilégio de poder admirá-los.

Um abraço,

Zélia Gattai"

Um beijo grande minha querida

• ela tinha suas qualidades

enquanto escritora...apesar

de deixar que o marido,

jorge amado,aparecesse mais!

• Lamento, pela personalidade - membro da ABL, e por não podermos mais ter seus escritos mas, ... viveu 91 anos vividos conforme sua escolha!

• Sim!!! Mesmo por vc ter postado, quase 24 hs antes dessa minha resposta, tb estou lamentando mas, foram mais de noventa anos bem vividos, ou vividos como a maioria dos brasileiros, sofrimentos intercalados com alegrias, próprios do que se escolhei como doutrina ou modo de vida!

• Sua vida só estará completa quando você tiver plantado uma árvore, tido um filho e escrito um livro.

Zélia fez tudo isso, várias vezes, ela teve sua vida completa, por isso não morreu, foi promovida.

• Sim, ela morreu ontem de um problema circulatório agudo...

Nunca li nenhum livro dela, mas tenho vontade, creio que, pelo q eu ouvi, seja uma literatura leve, limpa, sem muitos rodeios para dizer alguma coisa!!!!

Bjim

Luiza

• Sim,faleceu no Hospiutal da Bahia em Salvador .O seu corpo será cremado.

Sign In or Register to comment.