Por que temos tantas informações e tão pouca capacidade de agir?

Houve um primeiro em que a internet e a inclusão digital eram vistos com entusiasmo como um instrumento para a unificação dos esforços para a transformação da sociedade, que traria igualdade de condições no acesso a informação. Essas idéias ainda são defendida por alguns. Mas quem já não sentiu uma dose de impotência ao assinar o enésimo manifesto ou abaixo-assinado, que no fim das contas não surtiu efeito quase algum? Quem não percebe que a chamada democratização de informações não é tão democrática assim? Quem não percebe que a grande avalanche de informações muitas vezes mais causa confusão que esclarecimento?

Nossa história política é marcada por mobilizações políticas de massa em uma época em que as dificuldades de comunicação eram bem maiores. Por que hoje, quando há uma grande margem de liberdade para integração em prol de causas políticas, não se consegue articular ações com eficiência? (ao menos é essa a minha impressão)

Comments

  • É uma análise que gostaria de ler.

    Volto mais tarde para tentar responder. Não sei se tenho alguma idéia a respeito.

    ADENDO

    TENTANDO QUASE O IMPOSSÍVEL.

    Tenho de ser ligeiro -não quero dizer rápido, mas superficial, that's all I've got.

    Creio que a Internet deixou o mundo mais intimista, mais cauteloso e, com isso, paradoxalmente, inatingível.

    Cada pessoa se encastela em um mundo. Se encasula frente ao monitor e profere reptos maravilhosos; discursos inclusivos as mancheias e ação que é bão...NADA!

    Creio que é culpa do veículo...........também, pelos motivos acima citados. A violência na esquina, outro.

    Temos que pensar mais em interagir no mundo real e menos virtual. Está passando do ponto, creio.

    Para mim é quase impossível, por razões várias, que não estas que listei. Muitos pessoais para aventar por aqui.

    Espero que os jovens tenham e apresentem mais idéias, mais disposição.

    Abs.

  • Porque as pessoas estão dando mais valor a privacidade!

    É a Lei de Cada um por si e Deus por Todos.

    Sem essa, de Um Por todos e todos por um! Isso é só para os Tres Mosqueteiros! Touché!

  • Thiago,

    Muito lúcida a sua pergunta.

    Acabei de responder à uma outra pergunta parecida com a sua.

    Acho que esse espaço acabou se tornando um momento de "catarse", onde você se manifesta com vigor, em alguns momentos até em exagero, "põe pra fora" toda a sua indignação.

    A meu juízo, deveríamos aproveitar esse canal de conhecimento para juntos exercitarmos formas, modelos de mudanças políticas, e não apenas na exteriorização de contrariedades e inconformismos.

    Ou seja, nos uniríamos, debateríamos as questões e as colocaríamos em prática, nos manifestando nas ruas, praças e avenidas; não de forma desordenada, mas sim cumprindo toda uma estratégia previamente debatida aqui na rede.

    Fica a sugestão.

    Um abraço.

  • Tens razão!....Todos nós, estamos acomodados. Nos anos 60(época de maior mobilização), havia muito o que se fazer e construir p/ melhorar a vida das pessoas. Hoje, quem está galgando posições na sociedade o faz por meios legais ou sorrateiros.....

  • Historicamente, brasileiros são inoperantes no que diz respeito aos seus direitos constitucionais. Agora os desafie no campo de Carnal e Futebol, daí as lesmas ganham poder, e agem como águias!

Sign In or Register to comment.