Pq somos obrigados a cortar o cabelo no Exército, Marinha, Aeronaútica, etc..?

Update:

Alan, pq so pros homens eh falta de higiene ter cabelo comprido

Comments

  • Amigo, há algumas boas respostas que já lhe foram fornecidas, logo, basicamente, para os homens, o cabelo deve ser curto, não só pelo asseio mas principalmente pela uniformização, as FFAA são mais rígidas neste aspecto, num dia frio ou todos estarão de blusa ou sem, pois seus misteres exigem uma draconiedade peculiar a classe.

    Fui Fuzileiro Naval, sendo que no Corpo de Fuzileiros Navais, atualmente, mulheres só podem fazer parte do Corpo Musical, ou seja, esclarecendo a resposta da colega, há raras excessões em que nas FFAA mulheres podem ocupar quadros de combatente, mais recentemente temos a FAB que permitiu mulheres como Oficial Aviador na AFA, lógico que elas não serão obrigadas a cortar o cabelo, as que os tiverem de forma longa deve fazer um "coque" prendendo-o, agora imagine uma pessoa com o cabelo longo em uma manobra militar, muitas vezes ficava dias sem poder me higienizar de forma adequada, sendo que a maior parte do tempo tinha lama e areia por toda parte do corpo, por isso, para determinadas atividades seria incoerência demais.

    Atualmente sou militar estadual em SP (PM), e nas fileiras das Forças Auxiliares, os costumes são moldados nas FFAA, todavia exerce atividade específica que é a de execução de policiamento ostensivo além de subdivisões variadas desta atividade, todavia permite a exceção do militar do sexo feminino ser do quadro de combatente (Infantaria), então ocorrerá a exceção, pois os militares masculinos estarão uniformes para o que o regulamento exigir para o seu sexo, o mesmo ocorrerá com os femininos. Na PM de SP por exemplo, o militar femino é obrigado a utilizar maquiagem em tons pré determinados e a utilizar brinco de pedra simples solitária ou liso, isso seria inviável para a atividade fim de um Fuzileiro Naval por exemplo.

    O objeto primórdio é portanto o uniformismo, todos cortam o cabelo, todos fazem a barba, todos usam as mesmas peças de uniforme e da mesma forma e assim sucessivamente. Em manobra a barba é feita quando dá e o cabelo cortado se houver possibilidade, voltando as atividades normais da vida na caserna, todos devem se recompor o quão antes. Mulheres militares são a exceção, sendo que nas FFAA, nem sempre, mas na maioria das vezes não ocupará quadros de combatentes mas a de quadros auxiliares, como o de saúde por exemplo.

  • Pra manter o padrão, a higiene. Detalhes assim, reforçam a disciplina, e até a hierarquia em uma unidade militar.

  • Esta norma tem o objetivo de uniformizar a apresentação, como acontece com o fardamento. desde os pés ao colarinho e evidentemente o caso em questão-o cabelo- e para o sexo masculino também o bigode. O fato de ser o cabelo curto é por uma questão de higiene e segurança. Poderia ser cabelo comprido, não fossem estas duas últimas questões. Vc já pensou se cada um fosse com o corte de cabelo, o calçado a roupa que quisesse?

  • Para evitar disseminação de piolhos.

  • para evitar q os sou-dados peguem piolho ou transmitam

  • Para não pegar piolho

  • Fui militar por 30 anos pela Marinha e hoje já reformado por tempo de serviço e observando as respostas sobre a sua pergunta, fico com a clareza das respostas de Soldier e de Sygris.

  • Poque todas instituições têm normas.

  • Gente, quanto absurdo as pessoas falam aki ! Sou militar há 3 anos e só corto o cabelo do comprimento que vc vê no meu avatar PQ EU QUERO. No caso das mulheres, não é obrigatório cortar, mas isso tbm não nos dá o direito de chegar no quartel com o cabelo pintado de pink ou com cortes moicanos, por exemplo. No caso masculino eles preferiram padronizar. Não acho que ficaria legal um militar homem com cabelos compridos, pois passa um ar de desleixo, quando as Forças Armadas querem mostrar disciplina.

  • Pelo mesmo motivo que você é obrigado a cortar unhas e fazer a barba: por uma questão de higiene, acima de tudo. Já imaginou um cara com piolho num alojamento com outros 100 caras, e cada um com o cabelo do jeito que quiser?

Sign In or Register to comment.