Trauma? Medo? Vergonha?
Olá galera, sou homem tenho 18 anos e gostaria que vocês me ajudassem em um problema que tenho, lógico que tenho que procurar um médico talvez, mas eu tenho um problema que é o seguinte, eu nunca gostei de ir pra escola sabe, eu sempre me dei bem com as pessoas faço amizades com todo mundo mesmo, mas tenho um problema que e quando algum professor me faz uma pergunta, ou quando tenho que apresentar um trabalho, eu fico muito tenso e não consigo fazer nada, talvez seja por medo não sei, eu sempre quis mostrar coisas boas sabe, não sei se o que vou falar esta certo ou errado, tenho muita vergonha de ficar na frente da sala mesmo, sempre faltei muito na escola por causa disso... quando tinha chamada oral e tudo mais, eu fico com muito medo sabe... acho que isso não é normal e queria ajuda, eu perdi bastante tempo de estudos por causa disso, já tentei dar a volta por cima mas não consigo, comecei um curso pre vestibular mas la tem muita dinamica apresentações e eu tenho muito panico nessa hora, até saio da sala para respirar, o que deve ser isso? isso acontece desde quando comecei a estudar, mas só estou pesquisando sobre isso agora... oque vocês acham?
Comments
Você me descreveu em parte. Só que não considero como "medo, trauma ou vergonha" até porque eu gosto de ir na faculdade. É mais pro lado da insegurança. Eu não gosto e sinto nervoso quando os professores me perguntam, mas se eu tiver uma ideia sobre o assunto; eu respondo, se não, eu digo que não sei. Mas na maioria das vezes eu sei, apenas não sei transmitir. E apresentar seminário; eu tenho muita dificuldade; estudo e fico dominante do assunto; mas o nervoso me faz esquecer. E responder "presença" muitos não gostam. Até eu, mas eu que não vou levar faltar por um detalhe bobo. Nosso problema é a timidez excessiva, nós nos preocupamos muito com o que o outro pensa ou acha. Mas na verdade, se você toma a frente de tudo, certo ou errado, você se dispõe à frente pra responder, você se esforça, você será elogiado e comentado pela turma de ser inteligente. Eu me saio bem em fazer resenhas. Mas o nervoso que nos faz falhar e perder coisas boas. Procure motivação pra sua vida, eu busquei
cara relaxa isso e normal, você não e o único da sala que fica nervoso quando vai falar para turma, vários ou ate mesmo todos da sala ficam como você só que eles seguram e vão em frente, não deixe isso te atrapalhar, todos na sala são como você, vai em frente você vai sempre ficar com um friozinho na barriga, mais vai conseguir, vai em frente que você consegue, todo mundo fica assim quando vai falar em publico, não tenha vergonha, todos da sua sala são como você, preste atenção neles, eles sempre ficarão tímidos quando forem falar a sala. Então todos ficam tímidos, cabe a você se segurar e seguir em frente.
Vai nessa que você supera!
Seguinte. Você é um cara inseguro. O que lhe traz essa insegurança?
Por que você estuda? Por você ou por outra pessoa? (família?)
Acho que você está passando sob pressão, mas o que lhe pressiona pode ser seus próprios pensamentos, sua família, enfim.
Você precisa procurar dentro de si a resposta de o que você gostaria, por si mesmo, de fazer. Quando você tiver um objetivo claro e bem definido, com o qual você se identifica, vai encontrar a segurança e a coragem para seguir em frente.