Como entender HQ da marvel?
é assim galera, começei esse mes a ler as hqs, só que elas tão num numero muito avançado, e não entendo muita coisa. O que eu deveria fazer para me perder menos? Teria que ler as antigas? Brigadao
é assim galera, começei esse mes a ler as hqs, só que elas tão num numero muito avançado, e não entendo muita coisa. O que eu deveria fazer para me perder menos? Teria que ler as antigas? Brigadao
Comments
Acho que, no caso, o mais lógico seria você começar pelo início, ou seja, pelas HQs clássicas. Afinal, trata-se da origem deles, do começo de tudo. Sem falar que se tratam de histórias mais simples, sem muita enrolação, geralmente fechadas, sem que você precise ler vários e vários capítulos, com ramificações em histórias de outros personagens e por aí vai. Não que você não seja capaz de acompanhar as atuais sagas, tipo "Reino Sombrio", A Noite Mais Densa", "O Dia Mais Claro", etc, mas, começando pelas primeiras aventuras desses heróis, você passa a conhecê-los melhor, a ter mais afinidade com seus poderes, motivações, dramas, amizades, relacionamentos, etc. Assim, quando for ler algum material mais recente, você sentirá como se já conhecesse aqueles caras de longa data e os entenderá muito melhor. É por isso que eu sugiro a você as coleções de encadernados que costumam sair de vez em quando, com coletâneas de aventuras antigas dos personagens, tanto Marvel, quanto DC, como por exemplo, "DC 70 Anos", "DC 75 Anos", "Biblioteca Histórica Marvel", "Os Maiores Clássicos de... (já saiu dos Vingadores, Quarteto Fantástico, Demolidor, X-Men, etc.)", todas essas da Panini; "Edição Histórica" (Mythos Editora); "Marvel Especial", "DC Especial" (Editora Abril), e outras do tipo. É claro que, se você pudesse conseguir as primeiras edições dos títulos mensais, aí seria melhor ainda, mas, como são muito raras e geralmente caras, a não ser que encontre dando sopa em algum sebo, os encadernados já quebram um galhão, sem falar que sempre dá pra baixar em algum site. Meu conselho é esse: as HQs atuais depois você confere, afinal, estão saindo agora e sempre vão ser mais fáceis de achar. Já os materiais clássicos, a matéria-prima de tudo o que vem saindo até hoje, esses sim, quanto mais você deixar pra lá, mais difícil vai ser encontrar depois. E, como dizia o velho ditado, já não se fazem mais nada como antigamente. Na minha opinião, a melhor forma de se informar sobre a cronologia de quadrinhos é pesquisar em publicações sobre o assunto (ou sites também, é claro!) As melhores, na minha opinião, são a "Wizard" e a "Mundo dos Super-Heróis", principalmente esta última, cujos dossiês falam sobre toda a trajetória dos principais personagens Marvel/DC, desde suas primeiras histórias até as mais recentes, indicando onde elas foram publicadas aqui no Brasil. Já um site muito bom é o HQManiacs. O que tem de matéria super explicativa sobre HQ, não é brincadeira. Mas, se você quiser saber apenas a sequência em que as histórias sairam, é só visualizar as capas das edições, em ordem cronológica. Um dos melhores lugares pra isso é o site da loja Rika e, também, o www.comics.org/. Esse é em inglês, mas é completíssimo, pois mostra todas as séries de cada personagem, especificadas pelo ano em que estrearam. Daí é só seguir a numeração e você sabe o que veio depois do quê e assim por diante. Mais esclarecedor do que isso é impossível!
Leia as da DC Comics que estão começando desde a edição um novamente apartir da Saga Ponto de Ignição Novos 52.
Recomendo as HQs dos:
Superman que mostra a origem do personagem e tem também as aventuras e origem da Supergirl.
Batman claro afinal é o melhor herói da DC Comics.
Lanterna Verde que mostra as aventuras dos personagens Hal Jordan,John Stuart e Guy Gardner.