tenhu um trabalho de historia pra fazer sobre cultura afro no caso capoeira alguem me ajuda?
é pra fazer um cartas com um desenho e escrever um resumo não muito grande sobre capoeira o que eu escrevo alguem me ajuda??
é pra fazer um cartas com um desenho e escrever um resumo não muito grande sobre capoeira o que eu escrevo alguem me ajuda??
Comments
cara tem tanta coisa mas tanta coisa pra por, que eu faria logo um livro.
veja o que voce pode citar:
-origem
-abolição
-grandes mestres
-angola
-regional
-samba de roda
-maculele
-candomble
-musica: berimbau, atabaque, pandeirom agogo e recoreco (os instrumentos da roda)
-canções
-roda
-capoeira-luta X capoeira-arte
-as entidades: Yemanja, Ogum, Exu...
-as tribos africanas trazidas pra ca que a desenvolveram: Bantuque, Nago, Congagola, Jeji, Iorumbas...
e muitos outros, seme perguntar por email qualquer aspecto eu te conto detalhadamente porque, modestia a parte, sei muito disso.
no youtube, se quiser procurar alguma musica, procure por:
-Carolina Soares - (Na Aruanda, Rainha do mar...)
-Mestre Toni Vargas - (Noite sem lua)
-Mestre Barrao - (Mandei Benzer)
-Mestre Acordeon - (Pedir o Axé)
seu quiser saber sobre a cultura geral e toques de berimbau e atabaque, procure por Jacare Do Lodo:
http://www.youtube.com/jacaredolodo
meu email é [email protected]
as raÃzes são africanas..A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal.
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros.fingiam dançar nos terreiros e senzalas treinando então a luta,que tambem era utilizada em rituais de magia. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança.
"capoeira é luta dança arte e magia!"
ñ esqueça de colocar fotos!
bom trabalho!!!
A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma caracterÃstica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
Cite na carta de onde veio a capoeira, as culturas, o fundador, os costumes, os trajes e etc. Deixe seu trabalho rico, invista em fots e figuras
grata