Qual é a lâmpada ideal para sala de TV?

Qual é o tipo e potência ideais de lâmpada para iluminar uma sala de TV sem prejudicar os olhos?

Comments

• Primeiramente calibre sua televisão:

-Procure por "temperatura da cor" ou algo que lembre isso. Se possível coloque 6500K ou BAIXO se for uma televisão comum. A imagem pode ficar amarelada mas acostume-se esse é o correto!

-Brilho: coloque um DVD ou um filme que aparecem as faixas em cima e embaixo e coloque o brilho em 0 e vá aumentando até notar que essas faixas começam a virar cinza ao invés de preto.

-Cor: Coloque um filme com uma cena com diversas tonalidades (normalmente desenho infantil) e regule o ganho de cor para 0 e vá aumentando até que as cores não fiquem tão berrantes.

-Contraste: Pode brincar a vontade, use após regular os dois acima. Recomenda-se que na mesma cena das tonalidades de cor e com as faixas pretas vá aumentando o contraste até que possa ver todas as tonalidades possíveis sem distorção.

Após regular sua televisão temos a distância do sofá até a televisão:

26" mín: 1,12m máx: 2,21m

30" mín: 1,29m máx: 2,58m

34" mín: 1,46m máx: 2,89m

Tudo feito agora vamos à iluminação. JAMAIS assista à televisão com tudo apagado! Qualquer troca de cena sua retina precisa fechar ou abrir muito rápido e isso causa estress nela, ocasionando os olhos avermelhados e mais tarde sensação de cansaço.

Sempre deixe uma lâmpada acessa no mínimo, como um abajur, mas não ao lado da televisão e sim em um canto que seu olho não consiga enxergá-a, caso contrário é a mesma coisa que olhar fixamente para o Sol: suas retinas queimarão, mesmo que pouco e além de ser altamente prejudicial também gera sensação de cansaço.

Compre uma lâmpada incandescente (com filamento) de até 60W na tonalidade 4300K. Diversos fabricantes especificam a tonalidade de suas lâmpadas então não deve ser difícil encontrar mas para ter de referência é um tom bege/branco meio amarelado.

Em minha casa o abajur usa essa lâmpada e fica atrás de mim (na verdade do lado do meu ombro direito) mas a televisão fica bem à minha esquerda, 45 graus à esquerda, logo não a vejo enquanto assisto televisão.

Espero poder ter ajudado.

Sign In or Register to comment.