Para os cinéfilos - Vocês costumam dar nota aos filmes que assistem?
Ou usam estrelinhas ?
Update:Ou usam estrelinhas ?
Update 3:Ou usam estrelinhas ?
Update 5:Bill: Dá exemplos.
I Will Murder you : Cita exemplos e diz o critério que vc usou, se quiser claro.
Comments
Caro Frank,
Ás vezes pontuo sim, principlamente nop IMDB qu é um site que uso bastante.
Não tenho conhecimento técnico para dar notas precisas. Se gosto de um filme, tem um roteiro bem amarradinho, boas atuações e , principalmente, se o filme cumpre àquilo que propõe dou uma nota maior. Uso também as estrelinhas ( cada uma vale 2,0). Dou 10 apenas para os filmes que acho obras-primas ( Blade Runner por exemplo). Entre 8 a 9 para os que gostei muito, mas num patamar abaixo dos primeiros( Dark Knight), 6 a 7 os medianos ( Virgem de 40 anos), de 03 a 05 os ruins ( Son of the Mask), abaixo de 02 os péssimos ( Disaster movie).
Não dou nota, mas gosto de fazer uma listinha de prós e contras do filme.
No IMDb eu só dava nota pra os que eu realmente adorei e têm notas baixas (para ajudar a aumentar a popularidade do filme)
Eu uso estrelinhas:
- X (HorrÃvel)
- * (Muito ruim)
- ** (Ruim)
- *** (Bom)
- **** (Muito bom)
- ***** (Excelente)
Atendendo a milhões de pedidos da mesma pessoa:
1) Trilogia "Romero":
- Night of the Living Dead: ****
- Dawn of the Dead: *****
- Day of the Dead: ***
2) Trilogia "Raimi":
- The Evil Dead: ***
- Evil Dead 2: Dead by Dawn: *****
- Army of Darkness: ****
As estrelinhas são discutÃveis. Nem todos os que avaliam nos jornais são crÃticos com boa formação. O ideal é debater o filme (aspectos tanto estéticos qto conceituais do tema abordado) com o grupo após assistir, o que ocorre em cinematecas e cineclubes, por exemplo. Isto não interessa ao cinema comercial (entretenimento) porque formação e compreensão promove crÃtica social, entre outros tipos de crÃtica, ao sistema dominante.