Para os cinéfilos - Vocês costumam dar nota aos filmes que assistem?
Ou usam estrelinhas ?
Update:Ou usam estrelinhas ?
Update 3:Ou usam estrelinhas ?
Update 5:Bill: Dá exemplos.
I Will Murder you : Cita exemplos e diz o critério que vc usou, se quiser claro.
Comments
Caro Frank,
Ás vezes pontuo sim, principlamente nop IMDB qu é um site que uso bastante.
Não tenho conhecimento técnico para dar notas precisas. Se gosto de um filme, tem um roteiro bem amarradinho, boas atuações e , principalmente, se o filme cumpre àquilo que propõe dou uma nota maior. Uso também as estrelinhas ( cada uma vale 2,0). Dou 10 apenas para os filmes que acho obras-primas ( Blade Runner por exemplo). Entre 8 a 9 para os que gostei muito, mas num patamar abaixo dos primeiros( Dark Knight), 6 a 7 os medianos ( Virgem de 40 anos), de 03 a 05 os ruins ( Son of the Mask), abaixo de 02 os péssimos ( Disaster movie).
Não dou nota, mas gosto de fazer uma listinha de prós e contras do filme.
No IMDb eu só dava nota pra os que eu realmente adorei e têm notas baixas (para ajudar a aumentar a popularidade do filme)
Eu uso estrelinhas:
- X (HorrÃvel)
- * (Muito ruim)
- ** (Ruim)
- *** (Bom)
- **** (Muito bom)
- ***** (Excelente)
Atendendo a milhões de pedidos da mesma pessoa:
1) Trilogia "Romero":
- Night of the Living Dead: ****
- Dawn of the Dead: *****
- Day of the Dead: ***
2) Trilogia "Raimi":
- The Evil Dead: ***
- Evil Dead 2: Dead by Dawn: *****
- Army of Darkness: ****
As estrelinhas são discutÃveis. Nem todos os que avaliam nos jornais são crÃticos com boa formação. O ideal é debater o filme (aspectos tanto estéticos qto conceituais do tema abordado) com o grupo após assistir, o que ocorre em cinematecas e cineclubes, por exemplo. Isto não interessa ao cinema comercial (entretenimento) porque formação e compreensão promove crÃtica social, entre outros tipos de crÃtica, ao sistema dominante.
Além disso, uma coisa é gosto, que não se discute, e que não perpassa a cultura e a educação significativamente. Outra coisa é transformar o tema como uma ferramenta para a independência intelectual.
Dou bom, ruim ou razoável, mas nota não, pois não sou crÃtica de cinema.
Sim, tenho esse costume.
Uso o sistema de 0.0 a 10.0
à sim. Dar notas aos filmes é como um hábito que eu e minhas amiga temos já que gostamos muito de ver filmes. Agora ,nossos critérios variam muito de acordo com o filme mas geralmente vemos os atores ,as roupas ,o cenário ,maquiagem ,a história e principalmente o desfecho do filme pra ver como cada personagem ficou no final. As estrelinhas nos usamos muito pouco que as vezes usamos números tipo 9,5 nos filmes quando o filme é bom só que tem alguns erros.
Não
Eu não me considero uma cinéfila ainda, me considero uma apreciadora dos bons filmes.
Entrei aqui porque eu costumo sempre dar notas aos filmes que assisto.
Vou dar uns exmplos:
Casablanca *-*: 10
Star Wars III e V: 10
Twilight: 6,5
Titanic: 8
E O Vento Levou: 9
:B
Costumo dar notas de 0 a 10 mas para meu próprio entretenimento. Não sou tão capaz de avaliar todos os quesitos de produção de um filme; entretanto, a qualidade da história tem peso maior nas minhas avaliações.