Para relembrar a 4ºSérie!!!!!!!!!!!!!:?

AOLP2010 Acordo Ortográfico da Lingua Portuguesa 2010..

1)Azul e Vermelho.

a)Qual desses sofreu flexão de gênero e número?

b)Qual desses sofreu a flexão apenas de número?

Alguns ADJETIVOS apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino.Outros apresentam uma única forma para os dois gêneros.

2)Leia esta tira do Menino Maluquinho.

Lúcio-Então você fez uma reforma geral no seu quarto?

Maluquinho-Pois é!Faltava uma coisa fundamental!

Maluquinho-Uma passagem secreta!

a)Escreva os adjetivos que aparecem na tira.

R:

b)Pelo adjetivo da primeira fala,o leitor entende que o Menino Maluquinho fez apenas uma pequena mudança no quarto dele?Explique.

R:

c)No segundo quadrinho(segunda fala),se o substantivo feminino COISA fosse substituido pelo substantivo masculino DETALHE,o adjetivo sofreria flexão de gênero?Explique.

d)Se o substantivo PASSAGEM fosse mudado para ESCONDERIJO,que mudança sofreria o adjetivo do terceiro quadrinho(segunda fala)?

e)Pelo adjetivo do segundo quadrinho(fala),o leitor entende que,para o Menino Maluquinho,a passagem secreta era muito importante ou pouco importante?

3)Observe e leia esta tira das personagens Calvin e Haroldo.

Calvin(humano)-As pessoas parecem sempre tão rabujentas e os animais parecem sempre tão contentes.

Por que será?

Haroldo(animal)-Provalvemenrte é porque os animais sabem que são superiores e as pessoas sabem que são inferiores.

Calvin-Eu achei que fosse porque os animais podem dormir 15 horas todo dia.

Depois,do Calvin dizer isso o Haroldo vai lá e tenta o atacar Calvin sobe na árvore e diz:

Calvin-Na verdade,acho que os animais são tão rabujentos quano as pessoas.

☺Calvin compara os animais com as pessoas.Essa comparação é de superioridade,de inferioridade ou de igualdade?

Comments

  • Eu to no 4º ano,a 1 é difícil!

    1)Azul e Vermelho.

    a)Qual desses sofreu flexão de gênero e número?

    b)Qual desses sofreu a flexão apenas de número?

    Alguns ADJETIVOS apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino.Outros apresentam uma única forma para os dois gêneros.

    2)Leia esta tira do Menino Maluquinho.

    Lúcio-Então você fez uma reforma geral no seu quarto?

    Maluquinho-Pois é!Faltava uma coisa fundamental!

    Maluquinho-Uma passagem secreta!

    a)Escreva os adjetivos que aparecem na tira.

    R:Secreta e fundamental

    b)Pelo adjetivo da primeira fala,o leitor entende que o Menino Maluquinho fez apenas uma pequena mudança no quarto dele?Explique.

    R:Sim,ele entende que apenas mudou alguma coisa do lugar

    c)No segundo quadrinho(segunda fala),se o substantivo feminino COISA fosse substituido pelo substantivo masculino DETALHE,o adjetivo sofreria flexão de gênero?Explique.

    R:x

    d)Se o substantivo PASSAGEM fosse mudado para ESCONDERIJO,que mudança sofreria o adjetivo do terceiro quadrinho(segunda fala)?

    R:X

    e)Pelo adjetivo do segundo quadrinho(fala),o leitor entende que,para o Menino Maluquinho,a passagem secreta era muito importante ou pouco importante?

    R:Pouco importante,pois ele não falou nada!

    3)Observe e leia esta tira das personagens Calvin e Haroldo.

    Calvin(humano)-As pessoas parecem sempre tão rabujentas e os animais parecem sempre tão contentes.

    Por que será?

    Haroldo(animal)-Provalvemenrte é porque os animais sabem que são superiores e as pessoas sabem que são inferiores.

    Calvin-Eu achei que fosse porque os animais podem dormir 15 horas todo dia.

    Depois,do Calvin dizer isso o Haroldo vai lá e tenta o atacar Calvin sobe na árvore e diz:

    Calvin-Na verdade,acho que os animais são tão rabujentos quano as pessoas.

    ☺Calvin compara os animais com as pessoas.Essa comparação é de superioridade,de inferioridade ou de igualdade?X

  • AOLP2010 Acordo Ortográfico da Lingua Portuguesa 2010..

    1)Azul e Vermelho.

    a)Qual desses sofreu flexão de gênero e número? Vermelho

    b)Qual desses sofreu a flexão apenas de número? Azul

    Alguns ADJETIVOS apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino.Outros apresentam uma única forma para os dois gêneros.

    2)Leia esta tira do Menino Maluquinho.

    Lúcio-Então você fez uma reforma geral no seu quarto?

    Maluquinho-Pois é!Faltava uma coisa fundamental!

    Maluquinho-Uma passagem secreta!

    a)Escreva os adjetivos que aparecem na tira.

    R: Reforma , Passagem Secreta .

    b)Pelo adjetivo da primeira fala,o leitor entende que o Menino Maluquinho fez apenas uma pequena mudança no quarto dele?Explique.

    R: Não , ele reformou tudo mesmo.

    c)No segundo quadrinho(segunda fala),se o substantivo feminino COISA fosse substituido pelo substantivo masculino DETALHE,o adjetivo sofreria flexão de gênero?Explique. Sim , foi trocado ué

    d)Se o substantivo PASSAGEM fosse mudado para ESCONDERIJO,que mudança sofreria o adjetivo do terceiro quadrinho(segunda fala)? não sei

    e)Pelo adjetivo do segundo quadrinho(fala),o leitor entende que,para o Menino Maluquinho,a passagem secreta era muito importante ou pouco importante? Muito importante

    3)Observe e leia esta tira das personagens Calvin e Haroldo.

    Calvin(humano)-As pessoas parecem sempre tão rabujentas e os animais parecem sempre tão contentes.

    Por que será?

    Haroldo(animal)-Provalvemenrte é porque os animais sabem que são superiores e as pessoas sabem que são inferiores.

    Calvin-Eu achei que fosse porque os animais podem dormir 15 horas todo dia.

    Depois,do Calvin dizer isso o Haroldo vai lá e tenta o atacar Calvin sobe na árvore e diz:

    Calvin-Na verdade,acho que os animais são tão rabujentos quano as pessoas.

    ☺Calvin compara os animais com as pessoas.Essa comparação é de superioridade,de inferioridade ou de igualdade? Superioridade.

    PS: só lembro dessas coisas de adjetivos por isso chutei tudo!

Sign In or Register to comment.