Com quantos anos posso cruzar uma São Bernardo?

Com quantos anos eu posso por para cruzar uma São Bernardo?

Comments

  • Olá

    Sou criadora de São Bernardo.

    Não deixe cruzar animais que ainda não tenham 1 ano e meio de idade e não deixe cruzar fêmeas no primeiro cio. A cadela ainda está em crescimento nesta fase e não são boas mães pela pouca idade e maturidade. Não cruzar pela primeira vez animais com mais de 4 anos, e não cruzar mais animais com mais de 5 anos. Em casos de dúvida, consulte seu veterinário.

    Antes de você pensar em realizar um cruzamento da Raça São Bernardo, verifique se:

    - O macho ou a fêmea possuem Displasia Coxo-Femural. Problema de caráter hereditário caracterizado por deficiência na articulação do fêmur com o osso do quadril que pode causar dores e dificuldades de locomoção. Para saber se os animais têm, muitos canis utilizam de atestados de que fazem controle da doença, pois, como os cães são gigantes, o sobrepeso pode fazer com que eles fiquem imobilizados pela displasia. Sugiro que faça a partir de 6 meses radiografias.

    - Existem São Bernardos de pelo longo ou de pelo curto. é de extrema importância o cruzamento, de duas em duas gerações, entre pelo longo e curto, afinal o pelo curto é quem transmite o correto temperamento da raça e a massa muscular, já o longo ira transmitir altura. São Bernardos agressivos, muitas vezes são resultado de cruzamentos indiscriminados!!

    - Verifique a procedência do macho ou da fêmea, verifique se ambos já foram pais e tiveram filhotes, de onde foram adquiridos, etc

    - Verifique essas questões:tempo disponível para cuidar da ninhada, custos com assistência veterinária e exames, e o destino dos filhotes. Este último deve ter a sua especial atenção, pois nem sempre é possível conseguir bons lares para os filhotes, mesmo que sejam de raça pura e nem todo mundo tem condições de cuidar de cães gigantes. Como os cães são mais caros, o comprador poderá ter um poder aquisitivo maior, mas ele não vai comprar um bom exemplar por uma merreca, ou seja, ele irá preferir comprar um exemplar de um canil. Dai vc terá que colocar preços baixos nos filhotes. O dinheiro não vai pagar os seus custos com ração, vacinação, etc. E se pagar, vc estará destinando eles a pessoas que jamais cuidarão bem..pense nisso

    - procure um macho da mesma raça e que tenha um tamanho igual ou não muito maior que a fêmea;

    leve a fêmea para uma avaliação veterinária antes do acasalamento;

    coloque em dia as vacinas e faça um exame de fezes um mês antes do cio;

    analise se é a época ideal para a cadela. Não acasale fêmeas muito jovens, o aconselhável é a partir do 3o. cio;

    fêmeas obesas não devem acasalar, aguarde o próximo cio quando o animal deve estar num peso compatível com sua raça e tamanho.

    As cadelas entram no cio em torno de 6 a 10 meses de idade. Algumas apenas com 1 ano. O cio da fêmea tem duração aproximada de 15 dias. Ela aceitará o macho a partir do 7o. ou 8o. dia do cio. Há grande chance de sucesso se a fertilização ocorrer por volta do 11o. dia do cio, momento em que 50% dos óvulos são liberados pelos ovários. O acasalamento pode ser repetido no dia seguinte.

    Algumas fêmeas são arredias e não aceitam certos machos; outras, não aceitam nenhum macho. É interessante proporcionar um contato entre os cães antes do início do cio, para observar se há rejeição entre eles.

    A fêmea deve ser levada à casa do macho, mas o inverso também pode ser tentado. Evite o estresse dos animais, deixando-os em um local tranquilo, sem muitas pessoas em redor.

    Quem não deve acasalar: animais portadores de enfermidades transmissíveis geneticamente como: displasia coxofemoral, ausência de um testículo (criptorquidismo), alergias graves, catarata precoce e epilepsia; animais com problemas cardíacos graves; fêmeas com excesso de peso; cães com doenças sexualmente transmissíveis como Tumor de Sticker e Brucelose.

    Diferenças de peso e tamanho

    No São Bernardo, que são muito grandes, o macho pode ser muito mais alto e pesado que as fêmeas e pode ocorrer que, mesmo a cadela estando pronta para aceitar, o macho não consegue fisicamente realizar a cópula. A melhor maneira é auxiliar mecanicamente ou através de inseminação artificial.

    Não é aconselhável acasalar pais com filhos e parentes muito próximos. Este tipo de união pode gerar filhotes mais fracos com maiores chances de terem alterações genéticas e de sáude.

  • O recomendável é que, independente da raça, Qualquer cadela poderá entrar em gestação apenas após o TERCEIRO CIO.

  • No 3º cio é o correto.

  • depois de algumas vezes q ela ficar no cio, a prorpia cadela fica meia safadinha ai vc já pode colocar pra cruzar.

    detalhe: cachorros (as) com alguns meses já ficam safados (as) então, é so depois do 1° ou 2° cio, vc já pode.

    Mas é bom esperar um pouco pra cadela ter + esperiencia de vida antes de ter filhotes, é melhor pra ela. ( cadela tbm te depresão pós-parto, então deixe ela ficar mais adulta )

  • Olha com 1 ano já da pra tentar :P

    O meu PIt Bull com 3Meses pego um travesseiro meu :P

  • Amigo;

    É Recomendado cruzar cachorros e gatos a partir do segundo ou terceiro cio, depende do tamanho do animal...

    Como no seu caso é BEM GRANDE...kkk

    Eu acredito que no segundo cio...

    Mas antes de cruzar o seu São bernardo eu recomendo vc a levar para uma consulta no veterinario pra ver se esta tuo bem....

Sign In or Register to comment.