[VALE 10 PONTOS] Me ajudar o trabalho extra de língua portuguesa! - Parte 2?
Questão 04) O período "Tenho a impressão de estar sempre no mesmo lugar" apresenta uma oração reduzida de infinitivo.
a) Desenvolva-se:
b) Classifique-a:
Questão 05) Observe:
I. Os professores do departamento de Botânica que pediram demissão não poderão ser subsituídos.
II. Os professores do departamento de Botânica, que pediram demissão, não poderão ser subsituídos.
Os dois períodos apresentam o mesmo sentido? Explique.
Questão 06) Transforme o par de orações abaixo em um período composto por subordinação, empregando o pronome relativo adequado, seguido ou não de preposição, de modo que a segunda oração seja subordinada. Não se esqueça de utilizar a pontuação adequada, necessário.
a) Mutas crianças brasileiras não tem direito à infância. A vida dessas crianças é, desde cedo, miséria e exploração.
b) Quero uma cidade tranquila. Posso passar alguns dias em paz nessa cidade tranqüila.
Comments
Olá!
4- " Tenho a impressão de que estou sempre no mesmo lugar"
- Oração subordinada substantiva completiva nominal
5- As 2 orações são subordinadas adjetivas. A I é restritiva e a II é explicativa. O sentido entre elas é diferente, pois a Restritiva indica que somente os professores do departamento de Botânica , que pediram demissão, não poderão ser substituídos,ao passo que na Explicativa, indica que, junto aos demais, também os professores de Botânica não serão substituídos.
6-
a- Muitas crianças brasileiras, cuja vida é desde cedo, miséria e exploração, não têm direito à infância.
b- quero uma cidade tranquila onde posso passar alguns dias em paz .
Nossa essa e dificil,vc stá em que série?
espere só um minuto
Questão 6
a) Mutas crianças brasileiras não tem direito à infância porque A vida dessas crianças é, desde cedo, miséria e exploração.