Por qual motivo os gregos criaram os Deuses olímpicos?

Update:

Patrícia, encontrei uma resposta mais interessante e não tão racional e decorada qto a sua. vem de um livro do Nietzsche: "O grego conheceu e sentiu os temores e horrores do existir: para que lhe fosse possível de algum modo viver, teve de colocar ali, entre ele e a vida, a resplendente criação onírica dos deuses olímpicos."

Comments

  • Ok, se você queria um frase ou uma citação de filósofo, poderia ter especificado na sua pergunta. Como você não especificou, eu não poderia adivinhar o que você pretendia, por isso, tentei explicar em linhas gerais. Se você mesma foi em busca de uma resposta, porque postou a pergunta aqui?

    Como gosto muito do tema, poderia ter respondido de maneira muito mais ampla. Detalhes não são enfeites. Obrigada por <<não>> reconhecer o meu esforço! É devido a pessoas como você que estou deixando o YR de lado, mas agora quando ver uma pergunta sua, não responderei mais.

    *******************

    Na antigüidade, não existiam os conhecimentos científcos que explicassem os fenômenos naturais. Os gregos antigos não conheciam motivos da mudança das estações, o eclipse do sol, as pragas que devastavam as lavouras, ou as doenças que matavam, só para citar alguns exemplos. Então acreditavam que esses fenômenos eram mágicos, motivados por deuses que queriam castigar ou premiar as comunidades e pessoas. Além da criação dos mitos, isso acabou gerando também os rituais e a construção de templos para homenagear esses deuses.

    Na literatura grega da antigüidade, até os fatos históricos, como a Guerra do Peloponeso, ou a conhecida Guerra de Tróia, no poema épico "Ilíada", é explicada por meio da mitologia, como uma disputa entre deuses. Na Wikipédia, você encontra desde a gênese da mitologia até a explicação sobre a diferença entre os mitos gregos e romanos. Ainda é possível conhecer cada um dos deuses do Olimpo.

    É interessante lembrar que as explicações mitológicas foram perdendo lugar a partir do momento em que a filosofia ganhou espaço. Antes mesmo de Sócrates, já existiam pensadores que contestavam as explicações mitológicas, e passaram a uscar explicações racionais para os fenômenos, que naquela época eram inexplicáveis. Por isso se fala que a filosofia é a mãe de todas as ciências.

  • Uma questão de crença religiosa.

Sign In or Register to comment.