Projeto civil assinado por eng mecânico.?

O eng. mecânico pode assinar projetos de casas e ser o responsável técnico pela obra? Se sim, até quantos andares? Existem outras limitações?

Comments

• Segundo DECRETO FEDERAL Nº 23.569, DE 11 DEZ 1933:

Consideram-se da atribuição de um Engenheiro Civil:

"O estudo, projeto, direção, fiscalização e construção de edifícios, com todas as suas obras complementares";

Consideram-se da atribuição do Engenheiro Mecânico Eletricista:

"A direção, fiscalização e construção de edifícios".

Deduz-se que um Eng. Mecânico não pode projetar, mas pode ser responsável técnico.

Quanto ao número de andares, ouvi de um professor (que por sinal assinou sua própria casa) certa vez que até 2 andares pode. Mas não achei decreto que comprovasse a informação.

• isso seria uma pergunta comum...

mais a resposta é ñ, é como o amigo ai a cima disse

Kda macaco no seu galho

• Naõ pode assinar plantas de casa, como o engenheiro civil não pode assinar projetos de responsabilidade do eng. mecânico. Cada macaco no seu galho, já dizia o ditado.

• Claro que não! Eng. Mecânico cursa alguma cadeira de Cálculo Estrutural? Arquitetura? Cada um no seu cada um!

• Não pode. E no meu entendimento é uma vergonhosa 'reserva de mercado'.

Veja. Um técnico em edificações pode assinar determinadas obras, eu não posso assinar uma edícula?

Um advogado criminalista... pode aceitar uma causa de outra área? E um dermatologista... pode salvar uma vida? Eles se declaram incompetentes para o que for...

• Se a construção for de estruturas metalicas somente o Engenheiro Mecânico poderá assinar.

• O engenheiro mecanico não pode assinar projetos arquitetônicos, nem pode ser RT de obras em alvenaria.

Sign In or Register to comment.