com que respaldo biblico as igrejas catolicas adoram a imagens de esculturas?

gostaria de saber com que respaldo biblico as igrejas catolicas rezam para os "santos". Sim por que toda religiao crista tem que seguir um respaldo biblico.

Comments

  • Simplesmente nenhum. Não há nada na bíblia que afirma essa prática.

  • amado, nós não adoramos santos, nós acreditamos na intercessão deles as orações são feitas para Deus os santos intercedem por nós, junto a Jesus, por que Jesus é o único que nos leva a Deus pai.

  • E antes da bíblia, como é que era?

    Ninguém orava? Ninguém adorava seus deuses? Ninguém alcançava graças?

    A única coisa que não pode ser esquecida é que a bíblia também é uma escultura de papel e é adorada com todo o fervor e, a grande desculpa é que " a palavra deve ser escrita"; mas não se deve esquecer que as pessoas que "rezam pára santos" não estão rezando para aquela imagem de barro e sim para o que ela simboliza dentro de sua fé.

  • Como assim adoram imagens de escultura?

    Não adoramos as imagens nem SANTOS.

    Cremos nos SANTOS q elas representam,

    DEUS PROÍBE ADORAR AS IMAGENS

    mas fazer imagens representativas não, se ele proibisse não mandaria Moisés fazer uma serpente de Bronze

    "Fez, pois, Moisés uma serpente de bronze, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia."

    passagens do templo de Salomão, onde várias imagens são feitas, e Deus as aprova. Salomão mandou colocar 2 QUERUBINS no Oráculo (III Reis 6,23-28), 12 BOIS na bacia de bronze! (III Reis 7,25); BOIS e LEOES e QUERUBINS! (III Reis 7,28-29) e ainda "como que figuras de HOMENS EM PÉ", e mais QUERUBINS e LEÕES (III Reis 7,36);

    Portanto, (O Dez Mandamentos) vemos claramente a ordem direta de Deus quanto à confecção de imagens.", Deus não proíbe imagens, mas a sua adoração.

    Explicando: adorar significa reconhecer a Deus soberano e criador de todas as coisas e venerar significa prestar um certo tipo de homenagem às coisas criadas por Deus. Há de fato diferença entre ambos os atos.

    vcs veneram seus PARENTES, porque vcs os amam e respeitam.

    adorar é bem diferente é reconhecer como criador como um DEUS, nós católicos veneramos os SANTOS ou seja honramos temos respeito.

    Na nossa língua uma palavra pode representar vários sentidos, assim venerar também é usado como sinonimo de adorar, mas quando nós católicos falamos q venramos Os Santos estamos falando que temos amor respeito e não adoração, quando falamos q venramos não é no sentido de adorar.

    Creio que vcs já viram um dicionário,

    nunca viram

    1

    2

    3

    em uma palavra mostrando que há vários sentidos a ela?

    Vou dar o exemplo

    VENERAR

    1 tributar grande respeito e admiração.

    2 tratar com respeito e afeição.

    3 adorar

    Abraão se ajoelhou a anjos Lot também e moisés SE ajoelhou a seu sogro Jetro.

    Eles estavam adorando?

    Claro que não eles estavam mostrando admiração e respeito ou seja veneração.

    E quando nós católicos se ajoelhamos as imagens, cremos q estamos se ajoelhando aos SANTOS que elas representam.

    Os SANTOS merecem nossa honra, mas não com o mesmo grau que é dada à DEUS.

    CRISTO disse:

    Aquele que ama a seu pai ou a sua mãe, mais do que a mim, de mim não é digno; aquele que ama a seu filho ou a sua filha, mais do que a mim, de mim não é digno. (S. MATEUS, cap. X, v. 37.)

    honramos os santo, porque foram pessoas que fizeram só o bem, que obedeceram os mandamentos de DEUS, temos eles como exemplo de fé.

    honrar também não é adorar, honrar é o mesmo que venerar.

    Nós não se ajoelhamos somente a uma estátua, mas se ajoelhamos à Maria. Estátua é só a simbolização.

    se ajoelhar é um ato de respeito e carinho.

    Na bíblia há exemplos:

    Josué prostou-se imediatamente diante de Moisés e implorou.

    Êxodo 18:7 Então Moisés saiu para se encontrar com Jetro, curvou-se em sinal de respeito e o beijou. Cada um perguntou ao outro se ia bem de saúde, e depois eles entraram na barraca de Moisés.

    e Abraão e Lot se ajoelharam a anjos.

    A IGREJA DE CRISTO, tem os SANTOS como exemplos de vida e fé temos carinho por eles, Issso não significa que temos eles como DEUSES.

    sempre teve veneração à anjos

    "Então Javé abriu os olhos de Balaão, e ele viu o Anjo de Javé parado na estrada, com a espada desembainhada na mão. Então Balaão se prostrou com o rosto por terra. E o Anjo de Javé lhe disse: «Por que você está espancando a sua jumenta pela terceira vez? Eu vim para impedi-lo de passar, porque você está seguindo o mau caminho." (Nm, 22, 31-33).

    Pela tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Lot, que estava assentado à porta da cidade, ao vê-los, levantou-se e foi-lhes ao encontro e prostrou-se com o rosto por terra.

    (Gênesis 19,1)

    Abraão se ajoelhou a anjos

    Louvai-o, todos os seus anjos. Louvai-o, todos os seus exércitos.

    Com ajuda deles os SANTOS, têm mais chances de ser atendidos nossos pedidos

    Isso é uma questão de opção se quiser pedir direto a DEUS peça,

    mas o católico faz questão de pedir a intercessão dos SANTOS para mostrar que confiamos neles e veneramos mostrar nossa admiração.

    exemplos:

    Jeremias: "E o Senhor disse-me: ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, a minha alma não se inclinaria para este povo; tira-os da minha face e retirem-se" (Jer 15, 1 ss).).No tempo de Jeremias, estavam mortos Moisés e Samuel, mas sua possível intercessão é confirmada pelas palavras do próprio Deus: "ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim...", quer dizer que eles poderiam se colocar diante de Deus para pedir clemência para com aquele povo." Em outras palavras, Deus deixa clara a possibilidade da intercessão após a morte.

    "Tomai sete touros... e ide a meu servo Job... o meu servo Job... orará por vós e admitirei propício a sua face" (Job 42, 8). Neste trecho, Deus não apenas permite, mas ordena "ide", e promete escutar a prece que Jó há de fazer em favor dos seus amigos.

    Zacarias diz: "que o anjo intercedeu por Jerusalém ao Senhor dos exércitos" (1, 12 -13).

    O arcanjo Rafael diz a Tobias: "Quando rezavas com lágrimas, e sepultavas os mortos, eu oferecia tua oração a Deus" (Tob. 7, 12) (Os protestantes tiraram esse livro).

    A própria Bíblia aplica o título de mediador também a Moisés (Dt 5, 5): "Eu fui naquele tempo intérprete e mediador entre o Senhor e vós".

  • Cara dama!! esta pergunta com sentido de criar atrito entre os cristão , creio ser a mais manjada do YR, porque muitos "crentes"já fizeram-na por diversas vezes , sempre obtendo a mesma resposta, mas não cansam de perguntar, porque falta assunto ,ou porque falta cultura.

    Mas repetindo, nós não adoramos imagens,cremos em unico DEUS e senhor.

  • Na Bíblia não há base para adoração de imagens, nem oração e devoção aos "santos".

    Isso foi uma invenção católica para substituir os deuses da mitologia greco-romana.

    Cada santo canonizado substituia os deuses da teogonia dos povos antigos.

    Entendeu?

    Mas com relação ao uso de imagens, tem duas coisas que precisam ser distintas aí:

    1° adorar a imagem em si, acreditando que ela tenha poder.

    2° não adorar a imagem nem crer que ela tenha poder, mas usá-la como mero efeito simbólico para representar o ser que ela está adorando.

    Se praticam o 1° item, então estão incorrendo na idolatria!

    Se praticam o 2° item, isso se desdobra em mais 2 subitens:

    2.1 se a imagem representa um "santo", e a pessoa cultua aquele "santo" que é representado (lembrado) pela imagem, então é idolatria também!

    2.2 se a imagem for a representação da divindade, então não é idolatria!

    Mas como não há imagem de Deus, porque Deus nunca foi visto e ele é um espírito, então... não sobra alternativa ao católico a não ser reconhecer que eles estão biblicamente ERRADOS!

    Eles estão certos apenas CATOLICAMENTE.

    Pois os menos fanáticos entre eles alegam que não adoram a imagem em si, nem acreditam que uma escultura de barro, gesso, madeira ou outro material tenha algum poder.

    Mas que usam apenas como representação do ser invisível que aquela imagem representa.

    Dizem adorar o ser que está sendo representado, e não a própria representação em si.

    E assim segue a disputa religiosa.

    Será que minha resposta te ajudou?

    Um abraço.

  • Nem todos q diz Senhor-senhor, entrará no reino dos céus. Usam o nome do Todo Poderoso pra enganar os que dormem, enganar os q não leem a palavra do Senhor, pois se formos olhar lá fala, não façais nem adorais imagens de escultura, essas imagens representam um deus, e como pode alguém adorar dois senhores?

    Só existe 2 senhores: Deus e o diabo, se vc não faz conforme Deus manda e está adorando errado sabendo q tá errado, adoraste ao diabo.

    O Papa q é o líder da igreja católica não demostra fazer a vontade de Deus, ele sim está ganhando a confiança das pessoas para qndo chegar o anti-cristo não ter tanta surpresa, todos vão achar ele bonsinho, mas depois ele irá mostrar suas garraa, aí já é tarde.

    Cuidado vigie tua coroa para q ninguém tome,

  • Não há repaldo biblico para essa prática, é um dogma da igreja criado pelo homem e contrário a palavra de Deus.

  • 1º - seeu ganhasse R$ 0,10 por cada vez q um protestante fizesse uma pergunta sobre santos catolicos no YR, eu taria rico a uma hora dessas.

    2º Quem te falou que católicos adoram Imagens? Eles veneram pessoas que são considerada santas, pois ta escrito em levítico 19, 1-2 ( 1 Falou mais o Senhor a Moises Dizendo: 2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel dize-lhes: Santo serei, pois eu, o vosso Deus, Sou Santo), nessa passagem somos conviodados a sermos Santos.

  • O costume se solidificou......na origem deve ter sido um efeito substituição às imagens dos deuses lares romanos....de Jupiter, Hermes, Vênus entre outros.....

    Entre a adoração dos deuses pagãos e os santos católicos, a igreja não deve ter vacilado.....agora fica o juizo de valor para aqueles que gostam de perder tempo e não aceitar as coisas do jeito que elas são !

    As coisas são como são e não como gostariamos que fossem !

Sign In or Register to comment.