O que eu tenho a ver com isso! .......................?

O que eu tenho a ver com isso!

Há pessoas que em vez de escrever «a ver» escrevem «haver», na frase acima..

Sabe como é que se deve escrever corretamente?!

Também há quem escreve «á uma semana ...» em vez de «há uma semana».

Qual é a forma de escrever corretamente?!

Update:

Sophie Fontaine

Obrigado,

Você já respondeu e bem às duas questões!

Mas, há um mas, veja que na 2ª pergunta escrevi «á» com acento agudo e não «a» sem acento.

Veja que isso parece tem a ver com a ortografia e não com a morfologia.

Nós em Portugal pronunciamos de forma diferente: esses «as», com acento e sem acento.

«há» e «á» têm o mesmo som, mas não existe em português «á», mas «à» (com acento grave e não agudo) e que é a contração da preposição «a» com o artigo definido feminino «a»: Ex: Vou à Baía (Alguns brasileiros dizem erradamente: «Vou na Baía». («na» na é a contração da preposição «em» com o artigo «a»).

Mas em "«há» uma semana" (em inglês «a week ago») usa-se em português o verbo haver que pode significar ter ou existir.

Update 3:

Correção:

em vez de:

Se tivesse escrito «à» (com acento grafe seria a contração de a (preposição) com a (artigo):

deve ler:

Se tivesse escrito «à» (com acento grave)

seria a contração de a (preposição) com a (artigo): à = a+a.

Update 5:

Por favor responda também a:

O que tem o Carnaval a ver com a quaresma?

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Au...

Comments

  • oi! nao faz muito tempo que tive a mesma diuvida, e pesquisei para saber o correto.

    "ter a ver" é o correto, assim como vc escreveu mesmo ;)

    haver é um verbo, a gente usa quando fala "houve uma briga ontem"

    pra ficar mais facil, tem um site que explica bem, eu coloquei o endereço ali embaixo

    e quando estamos falando de tempo, "há uma semana" é o correto, pois "há" serve para quando estamos nos relacionando ao tempo passado, entende? o "a" é um artigo, só serve para quando se refere a um substantivo, tipo a menina, as horas, a chuva, a alegria...

    espero ter ajudado, beijos

  • Haver com “H” Se escreve no sentido de existir.

    O Que eu tenho A VER com isso esta certo.. O Que que tenho QUE Ver com isso? No caso é verbo VER

    No sentido o que eu tenho com isso?

    HAVER no sentido de EXISTIR também ´com “H”

    Há uma semana que eu não a vejo. no sentido De Fazer( tempo). FAZ uma Semana que não a vejo.

    A uma semana é correta se indicar tempo . a festa será daqui a uma semana.// QUANDO? A uma semana a partir de hoje. O verbo da frase aqui é SER. e não HAVER A Festa SERÁ...

    A uma semana a partir de hoje será carnaval.

    \ Substitua o A por Fazer( no sentido de tempo) ou por Existir. se puder se substituído será com “H'

  • Haver: É um verbo do latim (lat habere) vtd Ter, possuir: Alcançar, conseguir, obter, receber.

    Forma com o presente do infinitivo, precedido da preposição de, as linguagens do futuro: Haveis de ver esse dia. Haver à mão: alcançar, apanhar. Haver mister (de): necessitar, precisar, desejar. Haver por bem: assentar, dignar-se, resolver. Haver nome: chamar-se, denominar-se. Bem haja!: seja feliz, tenha bom resultado. Mal haja!: frase imprecatória.

    Portanto não se deve dizer "Não tem nada a haver", pois é incorreto já que há o verbo ter na frase, o que significa uma redundância e erro gramatical.

    Sendo o correto "Não tem nada a ver". Significando que o que vc está se referindo é que "Não tem nada a ver" uma coisa com outra.

    Sendo que o "a" é o substantivo da oração. Indicando algo anteriormente dito por outra pessoa, negando tal afirmação dada por esta.

  • A ver é usado em perguntas. Haver em respostas. Creio que seja isso!

  • "a ver", é quando você se refere aquilo que você vê. Ex: Você não tem nada a ver com aquela pessoa.

    Agora "haver"vem da palavra tinha, havia. Ex: Havia um lobo na floresta, agora ele morreu.

    "Há" significa quando existe alguma coisa Ex: Há um lobo naquela floresta.

    e "a" é quando você quer se referir a alguém do sexo feminino. Ex: A Dona aranha subiu pela parede ♫

    Não sou muito boa em explicações, mas espero que você tenha entendido.

    Beijoos :*

Sign In or Register to comment.