Por que a maioria das religiões cristãs prega o medo?

Medo do juízo final. Medo da ira de Deus (Deus tem ira???). Medo, medo, medo.

Onde está a serenidade e a paz interior. Por que não viver em paz, sem medos e sem temores? Por que temer a tudo e a todos e, principalmente, a Deus?

O medo leva alguém a algum lugar? E se levar, seria esse um lugar produtivo?

Update:

Ashai, de novo em sua resposta a palavra "obedecer." Por que "obedecer"? É necessário encarar nosso relacionamento com Deus como o de tirano vs. seguidores? E quem é ELA? Fiquei curiosa...

Update 3:

Persio, Deus não possui emoções humanas. Ou possui?

Comments

• Boa tarde Satori;

Concordo c/ vc em grau, nº e gênero. Nunca ninguém conseguiu me responder de forma plausível a essa pergunta. Explico:

Ñ acredito num deus tirano e vingativo. Pelo contrário, o meu Deus é a própria fonte do amor e da misericórdia; Aquele q por mim e por vc se aniquilou se fazendo homem p/ q, se deixando matar da forma mais humilhante até então conhecida, pudessemos ser salvos do abismo q nos rondava.

Ñ Satori; eu ñ tenho pq temer quem, por amor a mim, se deixou matar.

Temo, isto sim, me afastar da sombra de suas asas q são meu esconderijo e minha proteção das coisas q estão por aí.

Ele nos chama e nos convida p/ uma vida abençoada e cheia de vitórias. A decisão de aceitar ou ñ é única e exclusivamente nossa.

Ele nos mostra o caminho; cabe a nós decidir.

Um tirano ñ é capaz de dar misericórdia 70 x 7 como diz a Sua palavra. Ñ posso temer Alguém assim. Só posso ama-Lo acima de tudo. Adorei a sua pergunta.

Tenha uma excelente tarde.

• Nem todas as religiões pregam o medo, eu sou espirita e aprendo a fazer caridade e evoluir espiritualmente, não a ter medo.

• Creio que seja porque, com medo você não raciocina, não age, só reage, não pensa... se raciocinar e pensar, você vai ver quantos patifes se locupletam com as ofertas e dízimos dos ingênuos...

não digo aqui que não hajam sacerdotes e pastores sérios e que acreditem naquilo que fazem, mas não serão a regra... poderão ser a exceção.

• Satori ☼ Entertain,

Minha linda, era uma forma de persuasão medieval que hoje não tem mais sentido!

Ps; posso dizer que vc esta fazendo muita falta!! Sinto saudades da minha amiga!

Bjs Helda

• Amiga!

Meus pais são evangélicos a muitos anos. E uma coisa que sempre discordei com eles era exatamente essa atitude de amedrontar as pessoas com intenção de convertê-la à religião!

Minha mãe dizia que não existia isso de medo. Eles apenas tinham temor a Deus!....rsrsrsrsrsrs

E para ela entender que esse temor a Deus, ser Temente a Deus como ela sempre falava era a mesma coisa?

Bem, eu respeito a forma deles pensarem, mas nunca vou concordar em temer a Deus.

Para mim, o temor, pode ser muito bem substituido por amor!

Aí sim, combina mais com Deus!

Abraço!!!

• Ola, Sartori,

Minha opinião é de que temendo a Deus, é necessário demonstrar que se teme a Deus. Mas demonstrar a quem ???

Aos sacerdotes naturalmente, seguindo-os para onde forem, normalmente para os Bancos....

E assim sua fé fica demonstrada cabalmente.

Ah!.. agora me lembrei. Jesus Cristo começou exatamente contestando essa fé e atitudes, mostrando um Deus bom, compreensivo de quem eu, em particular, sou muito e muito amigo.

Será que nem os sacerdotes nem os infalíveis papas aprenderam com Jesus Cristo ???? Ou fingem que não entendem ?????

Um abraço

• O medo é o oposto do amor Amiga. Deus não é cruel com ninguém. Ele não julga e nem condena ninguém. Nós e Deus somos um só na unicidade. Deus não dá ordens em ninguém também. Ele é o Deus criador. Deus só faz observações. Beijos!

• Como faço para mudar de religião? Quero ficar rico...Como faço para me tornar pastor de seita neo-penty?

Como faço para mudar de religião?

Não quero apanhar quero dar porr.adas!

Quero agredir todo mundo que discórdia de mim. Quero mandá-los para o inferno.

Quero quebrar tudo! Bater com a Bíblia na cabeça das pessoas, quebrar imagens sacras.

Quero ficar rico e não mais trabalhar. Quero 10% de tudo que vc ganha.

Quero que vc pague mico na praça, berrando para os outros!

Quero que vc fique também aos berros dentro da lotação, no trem do suburbio ou indo de porta em porta.

Como faço para me tornar pastor de seita neo-penty?

• Verdade, querida. e isso é terrível!

É aquela velha mania de refrear os instintos humanos.( lavagem cerebral)

Ninguém pode viver feliz com medo.

Nós já nascemos com nosso contrato de vida assinado, e temos que cumpri-lo, pra que tanto medo?

Algumas religiôes pregam o medo e os castigos divinos. Pode demorar anos pra pessoa se libertar dos medos, e a muitas vezes nem se liberta e até morre com os medos.

beijo amiga querida

• a Igreja desde seus primórdios, especialmente na Idade Média cooptavam assim os "fiéis" (inquisição) pq religião e governo estavam intimamente ligados e na época em que isso começou a acontecer, as pessoas começavam a questionar algumas coisas, aceitar outras teorias (ciência) que não fossem as divinas. Cientista era igual a bruxo. Pra quem queria manter o controle, isso era perigoso demais. Dogmas de uma religião não mudam assim radicalmente pq seria reconhecer um erro e a igreja detesta reconhecer erros. Se era produtivo ou não eles nem queriam saber, só exigiam obediência cega. e só.

Sign In or Register to comment.