Por que é que as religiões são injustas: fé, consciência e razão?
Não acham que a posição tão fixada das religiões torna perfeitamente ambígua o valor da justiça ao nome da qual agem? Será que é justo julgar sempre da mesma maneira? será que o julgamento certo pode estar sempre já implícito em escrituras? Se existisse uma verdade absoluta, não deveria ser única entre as religiões, e uni-las em vez de as partidizar?
Os desacordos entre pessoas e religiões nascem da diferença de princípios. Mas o que faz destes princípios credíveis? E o que é que é mais apelativo na fé do que na simples consciência? Estou convencida, como muitos outros, de que a essência do homem, exclusiva a este animal, vem-lhe de apenas duas coisas: da consciência e da razão. Em que é que a fé é "melhor" do que a consciência? e como é que a fé pode ultrapassar os níveis elementares da consciência sem se apoiar na razão? Opiniões há muitas, mas apenas do confronto racional delas e da disposição de exercer o nosso espírito crítico segundo as regras da civilização (respeito, arguentação por passos lógicos (causa/consquência, absurdo etc) é que a verdade pode emergir (Sócrates). E assim confronto não é o mesmo que insulta e negação.
Não seria muito mais justo julgarmo-nos e regirmo-nos pelas qualidades da consciencia e razão que temos em comum, em vez de nos basearmos cada um naquilo em que temos fé?
Comments
" se tiver fé, ainda que seja do tamanho de um grão de mostada, diras àquela árvore, arranca-te e planta-te no mar. e ela lhe obedecerá".
Pq e uma coisa criada pelo homem.
JESUS não deixou religião alguma,mais sim o caminho para a vida eterna através dELE.
João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
abraço
Desolée Anna je ne comprends pas cette langue. Merci de ne plus m' ecrire. je ne parle que français ok!
bye!
Não existe nada injusto.
[]'s
não acho injustas não, pelo menos aminha não é injusta, é maravilhosa.
1º Religião não tem razão.