Religião: por quê ou para quê?
Tendemos a ser religiosos (a acreditar numa vida além da morte, num sentido para o mundo e numa intencionalidade suprema) como efeito de nosso desenvolvimento mental e cognitivo.
Tudo isso não nos diz se Deus existe ou não nem se existe ou não vida após a morte. Mas, por uma vez, fato notável, a religiosidade é explicada não por seu uso ou por sua finalidade, mas como efeito de nossa constituição psíquica.
Aguardo comentários...
Comments
Xan...Bom dia ( 07:33 hs), querido você já matou a charada o ser humano precisa da religião para definir sua constituição psíquica.
É a velha pergunta:- Deus criou o homem ou o homem criou Deus??
Se olharmos hoje as pinturas ruprestes veremos desenhos de inúmeros homens se ajoelhando para saudar o Deus Fogo, talvez este tenha sido o primeiro que se tem registro.
Ao longo da história deuses foram criados para satisfazer a psique humana e dar as respostas dos porquês.
O ser humano tem a necessidades de saber onde, como e porque estamos aqui e vai criando a ilusão de algo maior que invariavelmente transformassem em deuses e com os deuses os templos e com os templos os sacerdotes e com os sacerdotes as religiões.
O homem não se pode imaginar "finito" é impossível para ele acreditar que morreu simplesmente acabou, e vai criando ilusões, e acreditando nelas e acaba escravo de dogmas e pessoas inescrupulosas e gananciosas, esquece assim de viver. Vegeta em função de algo que acredita ser a mais pura das verdades.
Incrível Xan, mas o homem acredita no Deus que vai acolhê-lo em sua morte, mas não acredita que no universo possa haver outras formas de vida, ou seja, este Deus é tão poderoso que vai recebê-lo em sua morte, mas não teve a capacidade de criar outro tipo de existência que não a nossa.
Fala sério:- Somos poderosos....conseguimos criar um Deus que desperdiça um universo inteirinho, só para dar atenção a nos, seres humanos.
Beijos querido, tenha um lindo final de semana.
Sem comentários!!!! Você duvidar que DEUS existe?
Deus não existe, o homem sim, logo o homem criou deus.
O REAL MOTIVO
para se acreditar em Deus
O LIVRO coreano 31 Reasons Why Young People Leave the Church (31 Razões por que os Jovens Abandonam a Igreja) afirma que muitos deixam de ir à igreja por não obterem respostas satisfatórias à s suas perguntas. Por exemplo, eles perguntam: ‘Por que os que crêem em Deus sofrem?’ e ‘Por que temos de aceitar tudo o que as igrejas ensinam, quando muitos dos ensinos são confusos e contraditórios?’
Desapontados com as respostas dadas pelos clérigos, muitos concluem que não há resposta na BÃblia. Quando um clérigo dá uma explicação baseada apenas na sua opinião pessoal, isso muitas vezes resulta em divergências e até mesmo em se rejeitar a Deus e a BÃblia.
Isso se deu com Abel, criado como luterano na Ãfrica do Sul. Ele se lembra: “A igreja ensina que todos os que morrem são ‘levados’ por Deus. Mas eu não conseguia entender por que um Deus de amor ‘levaria’ os pais, tirando-os dos filhos. Na Ãfrica rural, onde me criei, nós não matávamos uma galinha até que os seus pintinhos tivessem crescido. Quando descobrÃamos que uma vaca estava prenhe, adiávamos o abate dela até que a sua cria fosse desmamada. Eu não conseguia compreender por que um Deus amoroso não tinha a mesma consideração para com os seres humanos.”
Aram, um canadense, tinha dúvidas similares. “Quando eu tinha 13 anos de idade, meu pai faleceu”, conta ele. “No serviço fúnebre, um sacerdote de destaque explicou que Deus queria que meu pai falecesse para ficar mais perto Dele no céu. ‘Deus leva embora os bons’, disse ele, ‘porque ama os justos’. Eu não entendia como Deus podia ser tão egoÃsta.”
Com o tempo, tanto Abel como Aram entraram em contato com as Testemunhas de Jeová, estudaram a BÃblia com elas e, por fim, encontraram as respostas que queriam. Passaram a amar a Deus e a ter uma forte fé nele. Depois, dedicaram a sua vida a Jeová e se tornaram seus servos leais.
Perguntas difÃceis que exigiram respostas
“Enquanto estava sendo treinado num hospital como estudante de medicina, vi gente boa gemendo de dor por causa de doenças ou de acidentes. Se existe um Deus, por que acontecem tais coisas? à a religião apenas um modo de se conseguir paz mental?” — Um ex-presbiteriano na Coréia.
“Devido ao fato de meu falecido pai ter sido alcoólatra, perguntava-me se ele tinha ido para o inferno ou para o céu. Eu tinha muito medo dos mortos e da idéia do inferno. Não conseguia entender como um Deus tão amoroso mandaria alguém para o inferno a fim de sofrer eternamente.” — Uma ex-católica no Brasil.
“Qual é o futuro da Terra e da humanidade? Como a humanidade poderia viver para sempre? Como a humanidade pode conseguir verdadeira paz?” — Um ex-católico na Alemanha.
“O ensino da reencarnação não tinha sentido para mim. Os animais não adoram, portanto, se você por algum motivo for reencarnado como animal para pagar pelos seus pecados, como você retifica a questão e sai dessa condição?” — Um ex-hindu na Ãfrica do Sul.
“Eu cresci numa famÃlia confucionista, e costumava participar na cerimônia para o descanso dos nossos antepassados. Ao participar em armar uma mesa sacrificial e curvar-me, eu me perguntava se os antepassados mortos vinham para comer o alimento e para ver se nos curvávamos diante deles.” — Um ex-confucionista na Coréia.
Todas essas pessoas encontraram respostas à s suas perguntas quando passaram a estudar a BÃblia com as Testemunhas de Jeová.
O conhecimento exato é a chave para se acreditar em Deus
O que podemos aprender dessas experiências? Elas nos mostram que, para se crer em Deus, é essencial obter da BÃblia um conhecimento exato. O apóstolo Paulo disse aos cristãos na antiga cidade de Filipos: “Isto é o que continuo a orar: que o vosso amor abunde ainda mais e mais com conhecimento exato e pleno discernimento.” (Filipenses 1:9) Paulo relacionou aqui o amor a Deus e aos concrentes com o conhecimento exato de Deus e o discernimento de sua vontade.
Isso é razoável, visto que o primeiro requisito para se confiar em alguém é conhecê-lo — quanto mais e melhor o conhecermos, maior será nossa confiança. De modo similar, você precisa ter conhecimento exato para ser motivado a crer em Deus. “A fé é a expectativa certa de coisas esperadas, a demonstração evidente de realidades, embora não observadas”, disse Paulo. (Hebreus 11:1) Acreditar em Deus sem conhecimento exato da BÃblia é como um castelo de cartas. Basta um sopro para fazê-lo desmoronar.
Estudar a BÃblia pode ajudá-lo a encontrar respostas a perguntas tais como aquela que por muito tempo deixou Abel e Aram intrigados. Por que as pessoas morrem? A BÃblia explica que “por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado”. (Romanos 5:12) Os humanos envelhecem e morrem, não porque Deus os leva para ficarem com ele, mas porque Adão pecou. (Gênesis 2:16, 17; 3:6, 17-19) Além disso, a BÃblia revela a verdadeira esperança que Jeová Deus oferece. Por meio do seu Filho, Jesus Cristo, ele oferece à humanidade pecaminosa a esperança duma ressurreição. — João 5:28, 29; Atos 24:15.
A fim de entendermos a verdade sobre a ressurreição, o registro bÃblico contém diversos exemplos de pessoas que Jesus fez reviver. (Lucas 7:11-17; 8:40-56; João 11:17-45) Ao ler esses relatos bÃblicos, atente para a alegria e o contentamento dos amigos e da famÃlia dos ressuscitados. Note também que eles se sentiram induzidos a louvar a Deus e a ter fé em Jesus.
O conhecimento exato sobre Deus e seus propósitos pode ter hoje o mesmo efeito sobre as pessoas. Anteriormente, muitas delas se sentiam confusas, oprimidas e mesmo perplexas por causa de questões importantes para as quais não conseguiam encontrar respostas satisfatórias. Mas, ao estudarem a BÃblia, encontraram as respostas, e isso mudou completamente a sua vida.
O amor a Deus é o motivo principal para servi-lo
Embora o conhecimento exato seja essencial para se ter fé em Deus, é preciso mais para motivar alguém a obedecer-lhe e servi-lo. Quando se perguntou a Jesus qual era o maior mandamento de Deus, ele disse: “Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua mente, e de toda a tua força.” (Marcos 12:30) Quem ama a Deus assim como Jesus indicou, desejará de coração obedecer-Lhe e servi-Lo. Dá-se isso com você?
Não é assim, e não foi assim.
Quando Deus nos enviou a esse mundo ele tinha como objetivo de que nós vencêssemos o mal, mais o homem se separou de Deus porque ama mais o dinheiro e a carne do que a Deus. Porque o homem natural é inimigo de Deus, e sendo natural não tem necessidade de Deus e por isso o seu psÃquica não busca Deus. Quando o homem prospera espiritual seu psÃquica busca a Deus, e isso é oposto do que você está pensando.
7 E novamente falo a vós, que negais as revelações de Deus e dizeis que elas cessaram, que não há revelações nem profecias nem dons nem curas nem o falar em lÃnguas nem interpretação de lÃnguas;
8 Eis que eu vos digo que aquele que nega estas coisas não conhece o evangelho de Cristo; sim, não leu as escrituras e, se o fez, não as compreende.
9 Porque não lemos que Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre e que nele não há variação nem sombra de mudança?
10 E se imaginastes um deus que varia e no qual há sombra de mudança, então imaginastes um deus que não é um Deus de milagres.
11 Mas eis que eu vos mostrarei um Deus de milagres, sim, o Deus de Abraão e o Deus de Isaque e o Deus de Jacó; e é o mesmo Deus que criou os céus e a Terra e todas as coisas que neles há.
12 Eis que ele criou Adão e por Adão veio a queda do homem. E por causa da queda do homem veio Jesus Cristo, sim, o Pai e o Filho; e por causa de Jesus Cristo veio a redenção do homem.
13 E por causa da redenção do homem, que veio por Jesus Cristo, são eles levados de volta à presença do Senhor; sim, é nela que todos os homens são redimidos, porque a morte de Cristo proporcionou a ressurreição, que proporciona a redenção de um interminável sono, do qual todos os homens serão acordados pelo poder de Deus quando soar a trombeta; e levantar-se-ão, tanto pequenos como grandes, e todos se apresentarão perante seu tribunal, redimidos e livres desta eterna cadeia da morte que é a morte fÃsica.
14 E aà virá o julgamento do Santo sobre eles; e então chegará a hora em que aquele que é imundo ainda será imundo; e aquele que é justo ainda será justo; e aquele que é feliz ainda será feliz; e aquele que é infeliz ainda será infeliz.
15 E agora vos pergunto, ó todos vós, que imaginastes um deus que não pode fazer milagres: Todas essas coisas sobre as quais falei já se passaram? Já chegou o fim? Eis que eu vos digo: Não; e Deus não deixou de ser um Deus de milagres.
16 Eis que não são maravilhosas aos nossos olhos as coisas que Deus fez? Sim, e quem pode compreender as maravilhosas obras de Deus?
17 Quem dirá que não foi um milagre que pela sua palavra o céu e a Terra existam? E que pelo poder de sua palavra o homem tenha sido criado do pó da Terra? E que pelo poder de sua palavra milagres tenham sido realizados?
18 E quem dirá que Jesus Cristo não fez muitos milagres extraordinários? E muitos milagres extraordinários foram feitos pelas mãos dos apóstolos.
19 E se foram feitos naquele tempo, por que deixou Deus de ser um Deus de milagres, sendo contudo um Ser imutável? E eis que vos digo que ele não muda; se mudasse, deixaria de ser Deus; e não deixa de ser Deus e é um Deus de milagres.
20 E o motivo pelo qual cessa de fazer milagres entre os filhos dos homens é que eles degeneram na incredulidade, abandonam o caminho reto e desconhecem o Deus em quem deveriam confiar.
21 Eis que vos digo que todo aquele que crer em Cristo, sem de nada duvidar, tudo o que pedir ao Pai, em nome de Cristo, ser-lhe-á concedido; e esta promessa estende-se a todos, até os confins da Terra.
(O Livro de Mórmon | Mórmon 9:7 - 21)
Perfeito
Ficou interessante... porem poderia ter sido trabalhada melhor sua ideia. Mas isso tambem não significa que pelo fato de eu criar uma religião só porque minha condição como ser humano tende a isso que eu não terei "avanços" no contato com "deus"...
Porque será que existem escolas no mundo inteiro??...porque será né??.....hahahaha
Se liga meu irmão....a Religião é uma escola da vida espiritual, seja ela qual for a doutrina religiosa...
Uma famÃlia religiosa, a tendencia de haver um filho envolvido com drogas, roubos e afins é bem pequena, ao contrário de familia destruÃdas sem um segmento religioso..
A religião nos ensina a viver melhor em comunhão com nossos irmãos...pelo menos é esse o propósito...rsrsrs
Um forte abraço
Que Oxalá lhe abençõe hoje e sempre...
Axé!!!
(--GRIN--)
Desde que o império romano se beneficiou da igreja (religião), a religião tem sido uma maneira de se chegar ao poder e religião foi feito para tornar o povo mais "tapado" mais receoso (com cabresto curto) para enxergar somente o que o padre fala........
Bom xan, eu creio em um Deus vivo, que criou o céu e a terra, e tudo o que diz a palavra Dele. Existem muitas provas sobre Deus, o problema é vc querer acreditar ou não.
Se o Diabo está no mundo para tirar os filhos de Deus e cegá-los para conseguir o maior número de almas que irão com ele para o inferno, quem me garante que vc não está sendo cegado por ele?
Felizes os cônscios de sua necessidade espiritual. Mateus 5:3 - A religião é para nos tornarmos pessoas mais felizes