Aos amigos umbandistas, pq dizemos que sem Exu não se faz nada?

E os Cablocos, Pretos Velhos, em fim, as Entidades de nível mais elevado que Exus, não estariam, ao menos, em pé de igualdade em poderio que os nossos compadres?

Update:

Rafinha o cigarro é normal sim rsrs

Comments

  • Eu concordo com a Tempestade. Essa frase de adequa melhor ao Candomblé porque, nele, Exu é um orixá que faz a ponte entre a Terra e o Orun, aonde se encontram os orixás.

    Assim, para os irmãos do Candomblé, toda oferenda para um orixá é sempre precedida de uma oferenda para Exu, a fim de que ele faça essa ponte e possa viabilizar a comunicação entre os dois mundos.

    O interessante é que o Orixá que faz a ponte entre os mundos é justamente o mais humano deles. Isso é algo interessante, Exu é um orixá que tem emoções e sentimentos bem próximos da natureza conturbada da humanidade. Talvez, seja por isso que ele faz essa ponte entre a Terra e o Orun.

    Na Umbanda, embora os Exus e Pombagiras sejam de imensa importância (são os guardiões, os soldados do mundo astral), eles são entidades trabalhadoras como as outras. Pode-se obter resultados com outras entidades sem a participação de Exus.

    Isso não quer dizer que eles não sejam importantes. Para trabalhos de limpeza quando a pessoa está muito carregada, os Exus e Pombagiras são extremamente eficientes.

    Além disso, às vezes, sem sabermos, os pretos-velhos e caboclos usam Exus quando precisam fazer trabalhos no astral pesado. Kardec falava, no Livro dos Médiuns, que os espíritos superiores utilizam-se dos espíritos mais "densos" para certos trabalhos.

    Mas, a meu ver, essa frase "sem Exu não se faz nada" não pode, segundo meu entendimento, ser aplicada à Umbanda, porque é possível se fazer um trabalho no plano espiritual sem um Exu. Acredito que pretos-velhos e caboclos possam fazer trabalhos sem Exus.

    Gostaria de saber a opinião dos nossos colegas umbandistas sobre o assunto, que é bem interessante, até para ver se mudo de opinião.

    Saravá a Umbanda.

  • Tranca Rua, é por causa das energias.

    Os pretos velhos irradiam uma luz no mínimo sutil, isso mesmo baixando o padrão vibracional.

    Já os exus emanam uma energia mais densa.

    Os exus também trabalham do lado esquerdo da cruz da lei. Os pretos velhos e cablocos já estão do lado direito da cruz da lei.

    Então, para atuar na crosta terrestre e combater e 'doutrinar' espíritos rebeldes, eguns e quiumbas, que abusaram do livre arbitreo (e por essa razão tiveram o seu próprio anulado), o exu é o melhor trabalhador.

    Ele vem e põe ordem, leva cativos em sua corrente magnética os mais rebeldes que não aceitam que chega de inteferir no livre arbitreo alheio e semear maldades, para o reino de exu, onde esses irmãos rebeldes terão suas energias esgotadas através de 'tratamentos' nem sempre muito convencionais para nós, mas perfeitamente normais para exu e de ótima vália para esses espiritos errantes que depois de regenerados voltam muitas vezes para AGRADECER a exu, pois então entendem que era a lei maior quem os castigava e não o senhor exu.

    :-)

  • Na minha opinião o teor desta frase mais se adapta ao Candomblé no que diz respeito ao Orixá Exú.

    No candomblé nada pode ser feito sem primeiro reverenciar este orixá.

    Na umbanda nossos amados exus são guardiões de nossos caminhos, mais com a mesma importância de qualquer outra entidade.

    Essa é minha opinião.

    Axé

  • Talvez porque somos muito terra a terra,e eles se preocupam mais com os nossos ais,com as nossas dores,não que os demais se preocupem,não é isso,mas os exús estão mais próximos a nós,que pergunta difícil amigo,terá um monte de achismo por aqui.

    Salve o povo de Aruanda sem exú não se faz nada.

  • então dizemos isso porque EXU é akele q te protege, akele q esta sempre do seu lado, akele q te traz emprego, te traz dinheiro, akele q te dar força, akele q faz o trabalho mais "pesado" de uma certa forma..

    é por isso q dizemos isso, e os ORIXAS catiços (pretos-velhos, caboclos, boiadeiros...) são sim de um nível mais elevados e tbm nos protegem, mas em relação a trabalhos mais pesados e agilidade lidamos melhor com os exus, ñ q os ORIXAS catiços ñ sejam bons nisso pois são, mas há essa certa divisão na umbanda..

    espero ter ajudado

  • Tranca, eu sei que você sabe! Mas vamos lá! Dizemos isso porque é uma verdade. Todas as Entidades de luz se utilizam dos nossos amigos, os Exus, por causa da lei de afinidade conosco os encarnados! Devido a sua energia mais densa , se afinisa com a energia da matéria e então nós pedimos o seu auxilio para guardar o terreiro , a porta de entrada do terreiro, isso para que as entidades possam trabalhar sem ocorrência de um espírito menos adiantado, que venha para bagunçar o trabalho! É Isso e muito mais!

  • ao meu ver sem exu nao se faz nada pq são eles que "cuidam" dos trabalhos, sabemos que todo caboclo e pv tem um exu que lhe auxilia nos trabalhos, penso que os exus que mantém os espiritos zombeteiros "kiumbas" afastados impedindo assim que eles atrapalhem os trabalhos que estao sendo realizados naquele momento.

    EU VO EU VO

    EU VO MANDA CHAMA MEU POVO (BIS)

    EU VO MANDA CHAMA MEU POVO

    LA NAS 7 ENCRUZILHADAS

    EU VO MANDA CHAMA MEU POVO

    SEM EXU NÃO SE FAZ NADA

  • Não entendo muito, mas adoro os pretos velhos *-*

  • parem com esse negocio de pomba gira....vão deixa o bichinho zonzo

  • Peça a Deus para tirar as escamas do seus olhos...

    Você está cego espiritualmente!

    Jesus Te Ama e Tem Um Propósito Em Sua Vida Que Vai Além de Coisas Desta Terra!

    Deus Abençoe a Sua Vida!

Sign In or Register to comment.