Terceira serie de argumentos: Contra o Deus justiceiro?
11º argumento: Irresponsável, o homem não pode ser castigado nem recompensado
Que somos nós? Presidimos às condições de nosso nascimento? Fomos consultados sobre se queríamos nascer? Fomos chamados a traçar o nosso destino? Tivemos, sobre qualquer destas questões, voz ou voto?
Se cada um de nós tivesse voz e voto para escolher, desde o nascimento, a saúde, a força, a beleza, a inteligência, a coragem, a bondade, etc…, seguramente que todos estes benefícios nos teríamos outorgado. Cada um de nós seria, então, em resumo de todas as perfeições, uma espécie de Deus em miniatura.
Mas, afinal, que somos nós? Somos aquilo que queríamos ser? Não, incontestavelmente.
Na hipótese Deus, somos — visto que foi ele que nos criou — aquilo que ele quis que fôssemos. Deus é livre, não podia nos ter criado. Ou podia ter-nos criado menos perversos, porque é bom. Ou, então, podia ter-nos criado virtuosos, bem comportados, excelentes, enchendo-nos de todos os dotes físicos, intelectuais e morais, porque é todo poderoso.
Pela terceira vez: Que somos nós? Somos o que Deus quis que fôssemos, visto que ele criou-nos segundo o seu capricho e o seu gosto.
Se se admite que Deus existe e que foi ele que nos criou, não se pode dar outra resposta a pergunta “quem somos nós?”. Com efeito, foi Deus que nos deu os sentidos, as faculdades de compreensão, a sensibilidade, os meios de perceber, de sentir, de raciocinar, de agir. Ele previu, quis determinar as nossas condições de vida; coordenou as nossas necessidades, os nossos desejos, as nossas paixões, as nossas crenças, as nossas esperanças, os nossos ódios, as nossas ternuras, as nossas aspirações. Toda a máquina humana corresponde àquilo que ele quis. Ele arranjou e concebeu todas as peças do meio em que vivemos, preparando todas as circunstâncias que, a cada momento, dão um assalto a nossa vontade, determinando as nossas ações.
Perante este Deus formidavelmente armado, o homem é, portanto, irresponsável.
Update:E, se o homem é irresponsável, não pode ser julgado. Todo o julgamento implica um castigo ou uma recompensa; mas os atos de um irresponsável, não possuindo nenhum valor moral, estão isentos de qualquer responsabilidade. Os atos de um irresponsável podem ser úteis ou prejudiciais. Moralmente não são bons nem maus, como não são meritórios nem repreensíveis; julgados equitativamente, não podem ser recompensados nem castigados.
Portanto, Deus, erigindo-se em justiceiro, castigando e recompensando o homem irresponsável, não é mais do que um usurpador, que se arroga um direito arbitrário, usando dele contra toda a justiça.
Do que fica escrito, concluo:
a) Que a responsabilidade do mal moral é imputável a Deus, como igualmente lhe é imputável a responsabilidade do mal físico;
b) Que Deus é um juiz indigno, porque, sendo o homem irresponsável, não pode ser castigado nem recompensado.
Comments
ok, vamos á suas respostas e tenho que confessar, vou parar de te acompanhar, porque vc está cansando meus lindos olhos azuis! Nunca, eu disse Nunca chame Deus de justiceiro! Justiceiro é aquele que na inaptidão de alguém concertar o erro, este toma para si o direito, de fazer o que penas ser certo. Deus não está inerte, ou apático ao mal. Se alguém puser uma cadeira sobre a mesa e olhar de diferentes ângulos terá uma visão diferente do mesmo fato. Deus quando visto de ângulos diferentes desperta vislumbre diferente. Vc olha um pobre e coitado homem. Incapaz de ser criador de suas próprias virtudes e em última análise de seu fim. Em outra mão, vc vê um Deus que apesar de ver esse pobre jogado a beira da estrada, chorando sua sorte, ainda o leva a um tribunal e o julga culpado de sua própria miséria.
Vamos imaginar que seu pai faz uma dívida milionária e morre. Sua dívida então morre com ele não é verdade? Não, não é verdade! Os órgãos de Justiça automaticamente passa todos os débitos para os herdeiros e beneficiários. Ora, assim como o direitos são deles, os débitos tb. Olha que não estou tratando diretamente da Bíblia, estou falando de leis humanas num paralelismo com as leis eternas de Deus! Ei, mas a palavra Justiça significa ser justo e não é justo se meu pai decidiu jogar com suas finanças, aplicar mal ou contrair u debito maior que suas possibilidades! não é justo. E se um juiz tiver que ser justo ele vai olhar a cara de fome de meu irmãozinho e perdoar a dívida! Ora, ser justo com um não parece ser justo para com o outro!
Deus criou a terra como extensão do céu. Os céus são os céus do Senhor mas a terra Ele deu aos filhos dos homens, salmo 115. ora a terra era o céu de Deus, presenteado aos homens. O que faltava para o homem que no Céu não tivesse? ou não tenha? um usurpador, Jogador, negociante, trapasseiro, veio e enganou nosso pai. O que o juiz tem com isso? avisado já estavam, inteligência para saber o que fazer eles tinham, mas o papel do negociante é esse, enganar o dispreparado, desprevenido. Quem nunca foi enganado em alguma coisa. Eu mesmo já quis chutar meu próprio traseiro por ter sido enganado em uma coisa tão boba. O papel da Justiça é fazer valer o direito. O enganador, mostra om papel legal em que a vítima em pleno direito e poder de escolha, escolheu errar. Agora o negociante (detesto negociantes, já viu o cara vender lixo para vc como se fosse a melhor coisa do mundo?)
Não culpe a Deus porque ele tb foi traido. Nós retardamos um processo de expansão do reino de Deus. A terra era um dos mundos que o Deus conquistador estava envolvido. Deus agora está envolvido em retomar o reino para povoar com seus filhos. mas das muitas criaturas sua, muitos decidiram se acomodar ao novo governo, usurpador e roubado das mãos de nosso pai Adão! Isso é muito mais que criacionismo e evolucionismo! Isso é Domínio de Reinos. Deus senhor e criador dos céus e terra e Satanás, nunca cria nada e sem inteligência para criar, por isso é mais fácil usurpar, deixe que criem, e nós como bons negociantes, oferecer lixo e enganar e tomar os reinos das mão dos filhos de Deus e os torná-los seus servos! Agora me diga: qual o Rei que deixaria seus filhos ou seus cidadãos nas mãos de inimigos?
Acredito que não me referindo a nenhuma de suas perguntas, eu tenho respondido a todas elas. suas queixas podem Justificar, se vc olhar por sua ótica, mas olhe por outros ângulos e vc verá um Deus que chora todos os dias pelo estado de seus filhos e suas criaturas. Catástrofes estão levando pessoas todos os dias sem terem optado por servi-lo, Em sua perfeição, Deus está preso ao tempo e a sua promessa. Isso é ser limitado? não seus preceitos não ultrapassam nem atropelam um ao outro. Ele disse que tem um dia marcado para julgar a todos, Ele vai esperar, pensa que Ele não deseja quando vê atrocidades, quando vê um ateu desmoralizá-lo e cuspir em sua face, pensa que não deseja torrar e soprar a fumaça deste? Mas ele não pode sabe por que? Primeiro Estamos no tempo da graça. Jesus veio oferecer oportunidade a todos, torrar um ateu, é tudo que satanás quer para acusar a Deus de injusto, Mas Jesus diz: Não pai, eu morri por ele tb. Além de Jesus, O Espírito santo está na terra, entre as muitas tristezas, há aqueles que fazem coisas surpreendentes que acalmam o coração de Deus. Portanto, A lei humana não imputa ganho de causa para os filhos sem capacidade, Ela faz justiça e dá ganho de causa para quem enganou seu pai, logo desde o bebê até a mãe, todos devem ao negociante. A menos que alguém capaz pague a dívida, e ponha o negociador injusto na cadeia, seremos devedor e o juiz haverá de dar ganho de causa a quem é possui a carta assinada pelo legal outorgante do que possuía!
Vc me entendeu, pode argumentar, dar ponto a trolls e achar que minha resposta foi tendenciosa, fui mais advogado que religioso. Vc vai argumentar suas misérias diante do Juiz para não pagar o débito? pode tentar, a saliva é sua!
“Para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus”. “Para declarar Sua justiça para a remissão de pecados passados, pela tolerância de Deus”.
Deus quer que a nossa salvação venha pela “porta da frente”. Nossa salvação tem de ser correta e adequada. Ele não permitirá que ninguém diga que a nossa salvação é inadequada. Ele não oferece uma salvação fraudulenta. Uma salvação fraudulenta é rejeitada por Deus. A intenção de Deus é salvar-nos, mas Ele quer fazê-lo de maneira a estar relacionada com Sua natureza, Seu padrão moral, Sua dignidade, Sua lei e Sua justiça. Deus não pode salvar-nos ilegalmente.
A justiça de Deus tem outra aplicação: Ela nos leva a perceber a repugnante natureza do pecado. A fim de preservar Sua justiça, Deus se dispôs até mesmo a sacrificar Seu Filho na cruz. Deus preferiu antes sacrificar Seu Filho à Sua justiça, Sua verdade e Sua lei. Deus não faria algo que fosse contrário à Sua natureza. Assim, podemos ver quão repugnante é o pecado. Se Deus não pode ser indiferente ao pecado e prefere antes julgar Seu Filho para tratar com o pecado, também não podemos ser indiferentes em relação ao pecado. Aos olhos de Deus, Seu Filho pode ser sacrificado, mas o pecado não pode deixar de ser tratado. Todo o que crê no Senhor Jesus deve ver então que nenhum pecado pode ser ignorado. A atitude de Deus em relação ao pecado é muito rÃgida. Agora todos os nossos pecados estão perdoados.
http://www.watchtower.org/t/20040622/article_01.ht...
http://www.watchtower.org/t/20070815/article_02.ht...
http://www.watchtower.org/t/200912/article_01.htm
Muito grande o texto, não lÃ. Deus é justo e não justiceiro. O homem não é irresponsável, é duro coração e só quer os prazeres da vida, não quer servir o Deus que o criou, pois a santidade pra ele é algo pesaroso.
E quem é você para dizer que Deus é um juÃz indÃgno? Ele é amor e so quer o nosso bem Nós é que fazemos coisas erradas, andamos por caminhos perigosos, depois nos acontece alguma coisa, aà vamos culpar nosso Criador? tenha dó né?
Filho, deus é Deus, não há argumento em relação a ele, vc. pode morrer contradizendo se não o conhece, não peque mais por favor.
Olha, não veja Deus como uma coisa em conjunto e sim o individual, se vc. se direcionar pra Deus, abolindo seus pensamentos, abrir seu coração e se despir de todo o seu eu, aà vc. vai conhecer este Deus que persegue, Olha Paulo na bÃblia, perseguiu os crentes, e quem persegue os crentes persegue a Deus, pq, as palavras são de Deus que pregamos, Deus o provou, ele entendeu o que Deus queria dele, e aà foi só vitória, ele pregava por amor a Cristo, não olhando para os lados, olha por causa de suas atitudes, vc. pode ter uma experiência sobrenatural como foi com Paulo e Deus te dar vitória, pq. A bÃblia diz que ele quer os doentes, e vc. vai ser o escolhido dele, que nem vc. vai acreditar, que tanto fala mal de Deus e das atitudes dele, e vai ser o defensor da palavra de Deus, Deus chama os valentes, os fracos ele nem dá ouvidos.
Eu creio que vc. vai ser um valente de Deus.E vai pregar para os 4 cantos da terra , Deus é Deus. Vc vai ser provado pra depois ser aprovado e vai ver que Deus é quem manda e desmanda nesta terra. Fica na paz. JESUS te ama.
Você diz que acredita na necessidade da religião. Seja sincero! Você acredita mesmo é na necessidade da polÃcia.