Troca de óleo carro?
Faço em média 5000km por mes, 98% desse percurso é na BR....
dizem que a troca de oleo do carro deve ser feita a cada 5 mil km... mas toda vez q troco o óleo ele ainda está novinho, td sempre ok, como se nem tivesse percorrido esse tanto de estrada..... meu carro está super bem, o óleo nao baixa, nao afina... preciso mesmo assim trocar a cada 5mil km???? isso é regra fixa???
Comments
fofa.. que bom que seu oleo sai assim...
veja bem.. temos oleos pra 3000
pra 5000
pra 10000..
vc provavelmente usa o de 5000..
ao invez de responder sua pergunta.. vou lhe contar oq ocorreu comigo..
por ser um relaxo na troca de oleo eu gastei 3950 na retifica de um motor 1000 8V... por deixar de gastar 60 reais na troca.... (relaxo puro)
imagine se seu motor for duplo comando... ou 1.6 ou 1.8 a fortuna que vai sair... conselho.................. sempre troque..
e se o seu oleo sempre sai assim.. é um otimo sinal
Florzinha.. O mesmo ocorre com o meu...
Mas após está resposta do Pavê... Vou trocar o meu que já está vencido!!! rsss
Melhor prevenir mesmo!!!
tenho um corsa 2001 esta 140000 kl qual é o melhor óleo para colocar? ando no máximo 50 kl por semana e faço uma viagem de 1000 kl uma vez por ano. O motor está em ótimo estado, troco o óleo a cada 6 meses como manda o fabricante, no momento uso o óleo 15w40 semissintético
E necessario que vc compreenda que o motor e composto de partes moveis, que trabalham em fricçao todo o tempo, isto faz com que o motor sofra desgastes ao longo do tempo, formando-se po de ferro no carter do motor, alem de residuos do combustivel e do ar, calorias etc. Na troca de oleo grande parte deste residuo e retirado juntamento com o oleo usado. Esta perfeitamente correto a troca a cada 5 000 kms. Com esta manutençao, a vida util do motor aumenta muito.
O que é o óleo? É uma mistura de substâncias viscosas que está sempre em contato com as partes móveis internas do motor, fazendo com que haja um desgaste mínimo dessas peças.
Por que inventaram essa história de 5000 km? Por que é uma média, e para baixo. No entanto, conheço algumas pessoas que fazem essa troca a cada 2000 km.
Na estrada o desgaste do óleo tende a ser mais baixo. Por que isso? Por alguns motivos:
1) o carro faz mais quilometragem em menos tempo, e desenvolve menos rotações em 5000 km do que um carro que anda somente na cidade, isso porque na estrada o uso da 5a marcha é mais freqüênte. Menor número de rotações, menor o desgaste.
2) o tempo em que a quilometragem demora para atingir essa marca na estrada é muito menor do que o tempo gasto na cidade. Ou seja, se na cidade a velocidade média nas ruas é de 20 km/h (considerando engarrafamentos e semáforos), na estrada pode ser de 100 km/h. Dessa forma, para serem registrados 5000 km na estrada levaríamos 50 horas e na cidade umas 250 horas, ou seja, um tempo cinco vezes superior. As máquinas que funcionam a base de óleos devem trocá-lo de tempos em tempos, e não de km em km, e o carro não deixa de ser uma máquina.
3) nas cidades o motor está sujeito a um aquecimento bem maior, ficando a ventuinha quase que sempre ligada.
Isso faz com que o óleo sofra uma degradação química bem acentuada, pois quanto maior a temperatura, tanto mais rápida é sua decomposição. Estima-se que para cada 10°C de temperatura mais elevada, essa degradação atinja o dobro da velocidade. Nas estradas, pela entrada de ar em grande volume no motor, o óleo sempre estará em uma temperatura de uns 20°C mais baixa do que em um trânsito pesado nas cidades.
Por tudo isso, posso lhe garantir que você está jogando dinheiro fora, com todas essas trocas. Seu óleo ainda está muito bom. Calculo que você poderia deixá-lo no carro até atingir pelo menos 10000 km, se quiser.
Vale lembrar que o manual do proprietário dos veículos GM recomenda que se faça a troca a cada 15000 km, caso o veículo seja submetido a condições normais de uso.
Caso o veículo não seja submetido a condições severas de uso, as trocas deverão ser mais freqüêntes, dentre as quais enumera:
-uso em estradas empoeiradas com terra ou areia;
-uso com cargas pesadas ou puxando reboques;
-uso em três turnos, como táxis, carros policiais, etc;
-quando em trajetos de trânsito muito carregado.
Nessas condições, recomenda a troca a cada 7500 km.
OU VOCE TROCA A CADA 5.000 OU A CADA 3.000 -
NÃO HÁ OUTRA ALTERNATIVA, OU VOCE ACABA COM O MOTOR DO SEU CARRO.
Ainda bem. Sinal que seu carro está muito bom e a manutenção está sendo bem feita. Isso ocorre porque, provavelmente, você o use por período longo initerruptamente. Ai faz com que o óleo esteja sempre girando pelo motor como ele tem que girar.
Troque o óleo mulher!
Troque sempre, as aparências enganam.
Abs
Sim, vc deve pois o oleo perde a sua viscosidade e pode gerar borras, que podem entupir o pescador ou até mesmo a bomba de oléo. podendo assim fundir o motor do carro