A influência do clero era a seguinte: no inÃcio da era cristã, a literatura, principalmente a poesia, estava quase que exclusivamente voltada para o culto religioso. Para facilitar a memorização de fórmulas dogmáticas e de preces, a poesia sacra introduziu a versificação rimada no Ocidente.
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Isso que o cara falou tá certo.
A influência do clero era a seguinte: no inÃcio da era cristã, a literatura, principalmente a poesia, estava quase que exclusivamente voltada para o culto religioso. Para facilitar a memorização de fórmulas dogmáticas e de preces, a poesia sacra introduziu a versificação rimada no Ocidente.
A literatura fora dos conventos, mosteiros e abadias desenvolveu-se em um idioma hÃbrido, o galego-português, utilizado entre os séculos XII a XIV e que consistia em uma mistura da lÃngua da GalÃcia com a de Portugal. Essa literatura leiga foi constituÃda pela poesia trovadoresca e pelas novelas de cavalaria. Surgia, então, o Trovadorismo português.
A época do trovadorismo abrange as origens da LÃngua Portuguesa, a lÃngua galaico-portuguesa (o português arcaico) que compreende o perÃodo de 1189 a 1418. Portugal ocupava-se com as Cruzadas, a luta contra os mouros, e estava marcado pelo TEOCENTRISMO (universo centrado em Deus, voltado para os valores espirituais e a salvação da alma) e pelo SISTEMA FEUDAL (sistema econômico e polÃtico dividido entre senhores e vassalos ou servos), já em fase de decadência. Quando finalmente a guerra das Cruzadas chega ao fim, começam manifestações sociais de perÃodo de paz, entre elas a literatura, e em torno dos castelos feudais também desenvolveu-se um tipo de literatura que redimensiona a visão do mundo medieval e aponta para novos caminhos.
Essa manifestação literária é o Trovadorismo.
Os poetas e cronistas dessa época eram chamados de trovadores, pois no norte da França, os poetas recebiam o apelido trouvère (em Português, trovador - do verbo trouver = achar). Dizia-se que os poetas “achavam” sua canção e a cantavam acompanhados de instrumentos como a cÃtara, a viola, a lira ou a harpa. Os poemas produzidos nessa época eram feitos para serem CANTADOS por poetas e músicos. Os trovadores tinham grande liberdade de expressão, entravam em questões polÃticas e exerciam destacado papel social. O primeiro texto escrito em português foi criado no século XII (1189 ou 1198), intitulado “Cantiga da Ribeirinha”, do poeta Paio Soares de Taveirós, e dedicado a D. Maria Paes Ribeiro, a Ribeirinha. As poesias trovadorescas estão reunidas em cancioneiros ou Livros de canções. São três os cancioneiros: Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana e Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa (Colocci-Brancuti), além de um quarto livro de cantigas dedicadas à Virgem Maria pelo rei Afonso X, o Sábio. Surgiram também os textos em prosa de cronistas como Rui de Pina, Fernão Lopes e Eanes de Azuraram e as novelas de cavalaria, como A Demanda do Santo Graal.
Tipos de Cantiga.
Os primórdios da literatura galaico-portuguesa foram marcados pelas composições lÃricas destinadas ao canto.
Essas cantigas dividiam-se em dois tipos:
-Refrão, caracterizadas por um estribilho repetido no final de cada estrofe,
-Mestria, que era mais trabalhada, sem algo repetitivo.
Essas eram divididas em temas, que eram: Cantigas de Amor, Amigo e de Escárnio e Maldizer.
Mas, com o surgimento dos textos em prosa e novelas de cavalaria, houve nova “classificação”
- LÃrico Amorosa, subdividida em: cantiga de amor e cantiga de amigo.
- SatÃrica, de escárnio e maldizer.
a literatura foi muito descartada nessa época, na idade media eles n valorizam muito o conhecimento
somente o clero criva livros.
nota : o clero era a igreja