marque a correta?

I. a globalização é um processo ideal para garantir o acesso a bens e serviços para toda a população;

II. a globalização é um fenômeno econômico e, ao mesmo tempo, cultural;

III. a globalização favorece a manutenção da diversidade de costumes;

IV. filmes, programas de TV e música são mercadorias como quaisquer outras;

V. a maior parte das sedes das empresas transnacionais mencionadas estão nos EUA, Europa Ocidental e Japão.

Destas afirmativas estão corretas:

(A) I, II e IV, apenas;

(B) II, IV e V, apenas;

(C) II, III e IV, apenas

(D) I, III e IV, apenas;

(E) III, IV e V, apenas.

Comments

  • A questão não deveria ter sido redigida dessa forma, pois denota opinião política e assim perde a devida neutralidade. Há um forte caráter ideológico que teria que ser evitado. Se um aluno estiver munido de Mario Vargas Llosa ou de Noam Chomski poderá optar p/ um ou outro caminho na apreciação do conteúdo. A questão pode ser anulada. Eu anularia. E não se trata de "direitismo", pq durante a ditadura era deste modo que a direita agia e naquele tempo podia-se até ser presos pela resposta "errada". Uma questão pode argüir sobre o que é o ALCA ou o NAFTA, mas, jamais, se essas associações são boas ou ruins. A postura política (qualquer que seja) poderia ser incluida em uma redação, na qual a forma de expressão do pensamento é que está em jogo, mas não por meio de uma escolha excludente como essa.

    Deve-se, claro, assinalar a B se quiser “acertar”. O que dizer? Isso não é uma prova de conhecimento mas um teste ideológico. A meu ver, p/ exemplo, a integração de mercados facilita o acesso a bens e serviços p/ a população. Posso provar aqui, com números e argumento. E aí?

  • Letra B, II, IV, V

  • nao tem certeza eu acho q é isso....

    (e)|||, |V e V, apenas.

    bjus acertei

  • I, II e IV. Acertei?

    Beijos!

Sign In or Register to comment.