porque eu devo acreditar na bíblia?

a bíblia é uma contradição:usam ela para provar que há mandamentos de Deus.

e ela é um mandamento de Deus.

ou seja, ela prova a sua própria veracidade.

tudo bem, se fosse um trabalho científico até que sua veracidade poderia ser provada, pois esse seria o objetivo.

mas a bíblia é um livro cheio de afirmações.

cheio de definições imprecisas e carentes de provas.

umas aplicáveis, outras não, como qualquer livro religioso...

o básico a fazer é admitir que não existem verdade absolutas e que tudo o que pensamos deve passar por um filtro do que é conveniente e do que não é.

temos que saber pensamos algo ou se sentimos algo e se sentir tem alguma relevancia...

sentir, muitas vezes, tem relevancia sim.

é obvio que quando uma idéia nova no invade a primeira reação, se essa idéia é antagônica aos nossos conceitos anteriores, é uma rejeição imediata feita pelos sentimentos mas não pela racionalidade.

você rejeita e depois para pra pensar:porque eu rejeitei essa idéia?

avalia ela como um todo denovo dando mais valor à verdade do que à sua felicidade e acaba concordando com partes ou com toda a idéia.

no final a ciência não é para qualquer um, é para aquele que aceitar conceitos doloridos, conceitos imprecisos e a possibilidade de a vida não ter significado algum...

Update:

será que os cristãos precisam de um purgante ideológico galinha?

Comments

  • Se a idéia é substituir a razão e o espírito pelo que está na Bíblia ou em qualquer outro livro, melhor que não acredite mesmo. Continue pensando e tendo bom senso... Se é para usar como algo que transmite santidade só por ler o que está escrito lá, tb recomendo que vc use um amuletozinho daqueles que se compra por R$0,50. Dá na mesma, e é mais prático.

    Sendo um livro religioso, a Bíblia perde o sentido se vc lê ela sem fé. De verdade, já vi gente criticando o comunismo com base em Dostoiévski... O sentido dela aparece quando vc a lê pensando em aprender lições de um ser superior que inspirou pessoas numa época remota e que deixou seus ensinamentos. São bons ensinamentos, e as pessoas que Ele inspirou parecem ter sido sábias no seu tempo.

    Felicidade é um conceito difícil de descrever. Vc pode ficar infeliz agora para ser mais feliz no futuro. Isso é melhor do que ser feliz agora? Se vc pode usar a Bíblia para melhorar a vida sua e das pessoas, parabéns. Se não pode, melhor estudar mais ou procurar outro meio. Deus é bem maior que um livro...

  • PORQUE EU DEIXEI O ATEÍSMO

    por John N. Clayton - http://geocities.yahoo.com.br/deusexiste/porquedei...

    Dê uma olhada neste site ...talvez responda a sua pergunta...

    O maior, melhor e mais confiável documento de todos os tempos é a Bíblia. Suas afirmações são continuamente confirmadas, como mostra o artigo a seguir.

    Novas escavações, achados arqueológicos, escritos antigos, descobertas surpreendentes e avanços no conhecimento científico confirmam o que a Bíblia diz. Um recente documentário da BBC comprovou que o êxodo dos israelitas do Egito foi real.

  • Crer na Bíblia não é um dever. Acredita nela quem quer.

    Ninguém nos obriga. Acredite ...... se quiser !!!

  • Quando a Bíblia estava sendo escrita, havia especulação sobre como a Terra era sustentada no espaço. Alguns, para exemplificar, criam que a Terra se apoiava em quatro elefantes que estavam de pé sobre grande tartaruga-marinha. Todavia, em vez de refletir os conceitos fantasiosos e anticientíficos da época em que foi escrita, a Bíblia simplesmente declarava: “[Deus] estende o norte sobre o vazio, suspende a terra sobre o nada.” (Jó 26:7) Sim, há mais de 3.000 anos a Bíblia corretamente comentava que a Terra não tinha sustentação visível, fato que se harmoniza com as leis mais recentemente entendidas da gravidade e do movimento. “Como é que Jó sabia da verdade”, comentou certo perito religioso, “é uma questão não facilmente solucionada por aqueles que negam a inspiração da Escritura Sagrada” essa é uma das várias evidÊncias de que a Bíblia é expirada por Deus

  • É perigoso lançar nossas incertezas em um ambiente como este, cuidado jovem, você demonstra ter uma boa cultura, porém é indeciso e pede opinião e conselho em lugar impróprio, se tens curiosidade, estude, você tem potencial e pode chegar a uma conclusão sem interferências negativas e sem culpas, afinal, o Criador em sua incomensurável sabedoria e benevolência, nos deixou o livre arbítrio. Paz e graça amado.

  • Oi, Silas. Sem querer fugir da raia, acho que dar a resposta exata a essa pergunta exigiria que eu te conhecesse melhor. O que posso dizer de genérico? Eu sei que você é pecador, que você tenta mas nem sempre consegue fazer o que sabe ser certo (aliás, é assustador o número de vezes que não consegue) e a Bíblia é a única a oferecer uma solução diferente de simplesmente "tentar com mais afinco", que é o que todas as outras religiões, no final das contas, dizem. Claro que a solução não é absurda, caso contrário eu não estaria falando dela. O cara que a oferece, Jesus, pode ser uma farsa ou o próprio Deus, sendo que eu já defini qual das duas possibilidades é mais fácil de ser verdade. Mas, enfim, um estudo da Bíblia é a melhor resposta pra sua pergunta. Se você acha que tudo deve passar pelo filtro do que é conveniente, a Bíblia passou e continua passando pelo meu. Certamente, não é perda de tempo.

  • Você não DEVE amigo, acredita se quiser. Pode apostar, você é livre, inclusive para duvidar do quer que seja. Até mesmo disso que falei...rs.

    Abraço.

  • Pois é Silas,quanto mais eu leio a bíblia mais ateu me torno!

    Há fatos ali mostrados,que jamais aconteceram,e existem também ensinamentos esdrúxulos cuja prática só pode ser atribuida a um demente ou alienado mental:É só ler o livro de Levítico,lá estão os mais aberrativos costumes que nenhum homem de bom senso pode considerar como sendo de inspiração divina!!

    Um forte abraços!!

  • A simples falta de referência aos fatos "bíblicos" na história dos povos que tiveram participação no suposto momento da pregação de Jesus prova que há alguma coisa de muito errado nela. E que esses povos (sobretudo Roma) tinham uma história escrita e por vezes até detalhada, não há dúvidas.

    A análise da Bíblia mostra que ela foi claramente escrita "a posteriori", ou seja, os fatos que ela narra como históricos são em boa parte reais, mas se restringem aos fatos não ligados a Jesus.

    Se Jesus realmente existiu, com certeza ele não foi importante quanto insistem em dizer. Eu tenho inclusive uma teoria, que é de que o que eles chamam de "Jesus" é a compilação de falas de vários andarilhos pregadores daquela época (porque estes não faltavam!), e ao qual se enjambraram algumas historinhas para confirmá-lo como sendo o messias das profecias dos judeus, alguns milagres para gerar um pouco de show, além de algumas lendas pagãs, a fim de torná-lo compatível com as crenças dos povos aos quais o Cristianismo queria se impor.

    Para acreditar nesse livro como "verdade" não basta ser simplesmente crédulo. Tem que ser otário mesmo.

    Beijos

  • Cale a boca e engula sem críticas o [coloque seu "livro santo" favorito aqui].

    Mas, olha, de certa forma a Bíblia me fez algo de útil... achei a fonte de inspiração para o Mein Kampf do Hitler.

Sign In or Register to comment.