Existe alguma forma de enaltecermos nossa arte marcial sem depreciar outra?

Obviamente cada um tem preferência por sua arte marcial. Ex: se alguem pratica BJJ, é pois acha a melhor pro que ele quer; se alguém pratica Karatê, claro que ele acha a melhor arte marcial. Ninguém vai praticar Taekwondo, achando que a melhor arte marcial é o Sambo.

Pois bem: eu acho que toda arte marcial é perfeita naquilo que se propõe a fazer. Não significa, porém, que nenhuma arte marcial é imbatível. Mas é só minha opinião.

Tenho visto vário praticantes conceituados aqui da Categoria Artes Marciais alfinetando essa ou aquela arte marcial. Está chegando ao ponto de um usuário citar outro, de forma bem direta, caminhando para o desentendimento (ao meu ver).

Gostaria da opinião da galera em geral.

Muito obrigado, e grande abraço à todos

Update:

Sai limbo.

Sai limbo.

Sai limbo.

Comments

  • Há uma pergunta que é feita em todas as academias de todos os estilos. "Qual é a melhor arte marcial?" E a maioria, claro, responde: "- É a minha."

    Claro que a maioria dos praticantes considera a "sua" a melhor arte marcial. Isto é natural no ser humano. Mas existem tantos estilos com variadas aplicações que seria difícil apontar qual é o melhor. A questão é: para determinar qual a melhor arte marcial basta realizar combates entre praticantes e ver quem é o vencedor? Porque os objetivos dos praticantes podem ser variados e, então, o resultado variará também.

    Outra questão a ser discutida é a capacidade que cada um tem de desenvolver-se nesta ou naquela modalidade. Nem todos se adaptariam a um único estilo. Nem todos têm a mesma elasticidade para se desenvolver bem no Taekwondo, por exemplo, ou podem se dedicar o tempo necessário para desenvolver certas habilidades. Além disso, aprendemos melhor aquilo de que gostamos e temos dificuldades em relação ao que não gostamos. Portanto as preferências pessoais também interferem na questão.

    Os grandes mestres têm uma resposta para esta questão. Eles dizem que não existe uma arte marcial melhor do que a outra, mas artistas marciais melhores que outros... Que grande verdade! O que realmente importa é o grau de domínio que o praticante adquire em seu estilo, ou até mesmo em vários estilos, pois cada técnica serve para um determinado propósito e nos dias de hoje é impossível ensinar tudo a todos, por isso as artes marciais se especializaram. Assim cada um pode escolher o que é melhor para si.

    Ao contrário de perguntarmos qual é a melhor arte marcial, porque não perguntamos qual é a melhor arte marcial para nós? Percebem a sutileza da alteração? Uma arte marcial pode ser a melhor para você, mas talvez não seja para mim porque eu sou diferente de você!

    "Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar." Carlos Drummond de Andrade

    OSSSSSSSSSSSSSSSS

  • Amigo Blue Ranger, eu sei que direcionou essa pergunta para mim e para mais alguns e até agradeço por isso. Você é um cara que demonstra seriedade e tranquilidade e isso são qualidades inerentes a um grande lutador.

    Cara, eu vou dizer.....o Rafael Eder, Soldier Boy e mais alguns estão acomunando contra todas as artes marciais que não sejam o Jiu Jitsu e o Muay Thai. Basta ver as respostas do Rafael Eder inerentes ao KUng Fu. Nunca são respostas positivas a respeito da nobre arte Chinesa. Idem para o Soldier Boy.

    Eu sempre falei bem de todas as artes marciais e quando ela tinha um ponto fraco, eu apontava, só que se eu apontava para o Jiu Jitsu e o Muay Thai, já sofria uma tempestade de críticas.

    Aff....

    Desculpe, Blue Ranger....sou um cara que respeito a todos e todos vocês, que me colocaram em 2º lugar no YR de artes marciais. Portanto tento ser o mais justo e mais neutro possível, mas não vou tolerar dizerem que os monges de Shaolin não lutam nada, que o KUng Fu é só dancinha, que o Taekwondo parece Ballet, que o Karatê só tem nerd e por aí vai...

    Grande abraço, amigo

  • Acho que o mesmo acontece com times de futebol, religião, mulher etc. Eu costumo ser meio político nestas situações - A forma de demonstrar o quanto ama sua arte marcial, time de futebol, etc, é só demonstrar o quanto é boa, sem fazer nenhum tipo de comparação, fale dela como se fosse a única que existe, porque todas as comparações que fizer só vai provar que sua arte é melhor do que a do outro, gerando uma insatisfação no praticante daquela arte.

    Abraços.

  • Concordo com o Demetrius nessa!

    Flw ae...

  • Blue ranger, estrela para sua pergunta. bacana. sempre falei bem de várias artes, até as que nunca pratique.

    ps. o que é sai limbo?

  • os níveis de treinamento do atleta é que vão definir independente do que ele praticar.

  • nao a

    melhor

    arte marcial

    c

    a

    r

    a

    l

    h

    o

  • Obvio velho q q é o Frannk Mir no UFC??

    Abraço!

Sign In or Register to comment.