Me promoveram e demitiram minha amiga por isso. O que fazer?

Bom, o que aconteceu é resumidamente isso:

Quarta-feira, um dos meus chefes (tenho 8) me chamou para uma reunião juntamente com a gerente de marketing. Nessa reunião ele me ofereceu uma promoção. Iria da recepção para auxiliar de marketing, ganhando um bom aumento e trabalhando juntamente com a minha amiga citada na pergunta. O caso é que ontem a tarde a chamaram pra uma reunião também e, hoje pela manhã fiquei sabendo que ela foi mandada embora para eu assumir o lugar dela. Se já não bastasse isso, hoje falei com ela e ela me contou um 'pequeno detalhe'. Eles me contrataram pq ninguém aceitaria o emprego ganhando o que eles pagam, por considerarem pouco (mas é bem mais do que ganho atualmente) e disseram que sabiam que eu aceitaria. Estou me sentindo usada por diversos motivos. Por mandarem ela embora, por acharem que sou trouxa..etc. E agora? Aceito a promoção? Tenho medo de não aceitar e me mandarem embora. E tenho medo de aceitar e sobrar muita coisa pra mim, pensando que sou capacho de chefe.

Alguém já passou por algo parecido?

Valeu, gente!

Abraços!

Comments

  • Claro que aceita. A vida corporativa é assim mesmo, infelizmente nem todos podem se dar bem o tempo todo. Esse é o seu momento de mostrar desenvoltura, para se adaptar a essa situação, seus chefes estão de olho em voce para ver se voce segura a barra. Lembre-se se nào aceitar vai ficar marcada e será a proxima da lista do chefe. Quanto a sua amiga, pensa o seguinte, e se fosse o contrario, será que ela estaria tendo toda essa peocupação com voce? Outro fator que voce tem que observar é que voce nào sabe a avaliaçao que os seus superiores fazem da sua amiga, não é verdade? Nem tem como saber, Voce sabe o que ela te conta ou o que vem distorcido pela radio peão. As vezes a gerencia estava querendo manda-la embora a tempos mas não tinha ninguem para por no lugar dela, mas agora eles acham que voce é a pessoa certa, Viu a responsabilidade? Com respeito a questão salarial, é normal, pois quanto mais tempo uma pessoa passa em um empresa maior é o seu salario, mas todas as empresas fazem reduçao de custos, e essa reduçao de custos geralmente é feita mandando pessoal mais velho embora e colocando alguem mais novo de tempo de empresa no lugar com salario menor, Talvez um dia façam isso com voce, por isso que eu digo esse é o seu momento, aproveite, dele ao maximo, nào por causa da empresa mas por voce como profissional. Se voce um dia chegar a um cargo de chefia, voce vai se defrontar com esse tipo de tomada de decisào, e acredite voce não vai titubiar, por que quem esta la em cima pensa na empresa como um todo, e nào só em pessoas, que adianta a empresa ter um otimo clima ou uma politica de nào demitir ninguem e acabar falindo? Todas aquelas pessoas legais vão pra rua do mesmo jeito. Por fim termino dizendo, seja etica, suba mas por meritos proprios, sem passar por cima dos outros. E va pra casa com a conciencia tranquila. Trate sua amiga bem e releve qualquer atitude agressiva por da parte dela, é normal as pessoas reagirem assim, afinal de contas se ponha no lugar dela, o resto é trabalhar. Sucesso

  • Simplesmente, aproveite o seu momento.

    Mesmo que seja pouco, a experiência é o que mais vale.

    Se vc não continuar nesta empresa, vc pode conseguir com a mesma função, na área de MKT em outra empresa, ganhando mais.

    Uma pena que tenham mandado a sua amiga embora, mas o mercado de trabalho hoje em dia está assim.

    Desempenhe um bom trabalho e seja feliz!

  • já assistiu o diabo veste prada? acontece a mesma coisa com a mocinha do filme, assiste e tire sua própria conclusão, se vc sentir que deve seguir o mesmo caminho que a atriz principal ou se você achar que ela se equivocou, essa escolha só depende de você.

    Assiste e depois me conta tah?

  • isso e coisa do destino...

  • Olha, pra começo de conversa, ela não deve ser muito sua amiga, pois parece-me que ela foi demitida e queria achar uma justificativa que não fosse por incompetência. Não achei correto ela lhe dizer o motivo da demissão dela e sua conseqüente promoção,´pois essas questões geralmente são tratadas sob sigilo. Se a empresa falou esses motivos para a sua promoção, a empresa não é confiável, eacho que vc deve ter cautela ao assumir essa nova função. De qualquer forma, sua "amiga" conseguiu o que ela queria, que era fazer você se sentir culpada pela demissão dela. Ainda assim, lhe deu uma certa instabilidade emocional, lhe deixando com medo de assumir essas nova tarefa. Mas seja qual for sua decisão, a faça com segurança, sem ficar pesando as conseqüências negativas ou positivas.

  • Sinceramente acho que estão querendo tirar o seu mérito quanto a essa promoção, acho que para onde vc está indo as oportunidades de aprender são muito maiores e vc tem que pensar nisso tb. Vc acha que se colocassem um anúncio no jornal não apareceria até profissionais formados na área para concorrer a esse cargo só pelo aprendizado? Leia alguma coisa sobre psicologia que vc vai aprender a identificar o que as pessoas dizem apenas com o intuito de manipular as outras. Outra coisa: seja mais humilde quanto a essa história de "capacho de chefe" pois muitos chefes sabem reconhecer o valor de um profissional dedicado.

    abraços

  • Experimenta aceitar

    1º: a culpa não é sua de a sua amiga ter sido mandada embora...

    2º: se não aceitar a promoção sekalhar perde o emprego

    3º: como vai saber o tratamento k vai ter se nao tentar??

    Se der mal, desista do emprego...sempre é melhor k ser mandado embora por nao ter aceite uma promoção...

  • Bom, primeiramente acho q sua amiga não estava satisfazendo as expectativas dos seus superiores. Além de vc não ter nada haver c/ isso, vc foi promovido e irá receber um aumento de salário. O salário dos profissionais q atuam nesta área, no mercado de trabalho pode até ser acima do q vc irá receber mas eles já são qualificados neste ramo, item q acredito q vc ainda não seja. Mas é uma ótima oportunidade pra vc investir nesta carreira e se desenvolver ainda mais profissionalmente e futuramente exigir um salário compatível. Qdo somos promovidos pode ter certeza q seu chefe viu qualidades no desenvolvimento do seu trabalho e confia q vc pode exercer a função c/ sucesso, o resto é c/ vc q executará o serviço.

    Sei o q deve estar se passando pela sua cabeça, mas não confunda amizade c/ trabalho profissional.

    Boa sorte!

  • Bom, demitir um funcionário é um direito potestativo, ou seja, o empresário pode demitir e admitir quem quer que seja em seu quadro funcional, hoje em dia empregos estão difícil hoje em dia.

    Portanto se não está satisfeita aceite momentaneamente o aumento e a "promoção" e a partir daí comece a procurar outro emprego, porque assim você os fará de bobos e os usará ao seu dispor.

    Não foi você quem provocou a demissão de sua amiga, portanto relaxe, mas se acha que seu trabalho vale mais saia a luta e busque novas oportunidades.

  • Primeiro, você não tem culpa da demissão dela, porque a demitiram? Segundo, não leve tanto em consideração o que ela diz agora, pois está abalada, sabe que todo ex-emprego é ruim. Terceiro, aproveite a oportunidade, ainda que "eles estejam te usando", afinal vc vai ganhar mais e adquirir experiência. Se vc sair de empresa hoje vai sair como recepcionista, mas depois desse tempo nesse novo cargo, mais tarde vc pode arrumar trabalho em um lugar que paguem um salário justo.

    Abraço

Sign In or Register to comment.