Baruch Hashem pode ser Deus te Abençoe e Graças a Deus?

Pode ter duas formas de usar dependendo da ocasião, ou só uma, ou mais de uma? Pode tirar essa duvida por favor quem conhece hebraico.

obrigada.

Update:

Velho Riozinho que pena vc nao receber emails. O YR faz isso mesmo? nao deixa excluir amigos? e limita o numero deles? Não sabia. De qq forma obrigada pela deferência para comigo. Vc é uma pessoa mt especial. Aguardarei minha vez na sua galeria. Enqto isso a gente se vê por ai. Um bj.

Comments

• Baruch - bendito, ou abençoado

Ha - artigo definido (o, a, os, as)

Shem - nome

Em hebraico o verbo 'ser' e 'estar' são subentendidos, não constam no texto hebraico, então o que você perguntou deve significar:

Baruch HaShem - Bendito seja o nome

Provavelmente, onde você viu esta expressão, esta parte pode estar associada na sequência ao nome do Senhor (YHWH), na qual devemos não pronunciar este nome em vão (Ex 20.7), preferindo substituí-lo respeitosamente por Adonay (Senhor):

Baruch HaShem Adonay - Bendito seja o nome do SENHOR!

Na bíblia Almeida, Adonay e YHWH aparecem em português distingüidos desta forma:

Adonay - Senhor

YHWH - SENHOR

_

_

_

Shalom !

• A resposta da àguida está correta.

Baruch haShém significa Bendito o nome, essa expressão geralmente é usada para iniciar as Brachot (plural de Brachá que significa bençãos), toda coisa que um judeu vai comer tem uma determinada brachá. Temos Brachá para cada roupa nova, alimentos de épocas especificas, quando se vê um arco-iris, quando viaja de uma cidade para outra, quando vê reis, principes ou lideres de nações....enfim para cada ocasião existe uma benção para ser feita e assim sempre ter-mos a oportunidade de abençoar a ELOKIM.

Nós judeus não gostamos de usar a expressão da lingua portuguesa D-us, pois ela reflete a idolatria greco-romana de Zeus. Mas como a maioria das pessoas só entende a FORÇA PRIMEIRA través dessa palavra nós a usamos sem escrever por completo, para não dar honra a tal expressão....mas ao mesmo tempo não desrespeita-la, já que o mundo conhece a Força através da palavra citada.

• Baruch HaShem é "Graças a Deus".

"Deus te abençôe" tem 2 formas:

Quando se fala a um homem: HaShem ivarech otcha

Quando se fala a uma mulher: HaShem ivarech otach

• Sim claro que concordo.E só pela graça de Jesus que venci e cheguei aqui.

• gostaria muito que tivesse audio em hebraico para aprender.

• Pausa.

Esta pergunta não posso te responder porque não sei hebraico. Mas gostei das explicações que deram. Valeu por uma aula.

Agora vamos a nós dois; não tenho vaga em minha galeria de amigos. Sei que estás à espera desde 20 de março. O YR está me proibindo de excluir amigos mortos, isto é, aqueles que não perguntam e não respondem há seis meses.

A primeira vaga vai ser tua, podes crer.

Obrigado por me escolheres por amigo.

Felicidades. VR.

Sign In or Register to comment.