Existem provas que Jesus de fato existiu?
A história afirma que existiram pessoas importantes há mais de 2000 anos, como Nero imperador, Pitágoras, entre outros e creio eu que existem provas. E quanto a Jesus Cristo? O que os historiadores dizem? Vale todos os pontos quem me convencer.
Comments
Na verdade só pra que fique claro antes de eu te responder ... Provas existem inúmeras e incontáveis, mas a sua pergunta dá a idéia de provas "à parte da Bíblia", lembre-se que a Bíblia além de o livro mais lido em todo mundo todos os anos consecutivamente, é também o único que venceu perseguições da igreja católica, que provou verdades cientificas antes dos cientistas crerem naquilo, historicamente perfeita, e até descreve o futuro e o nosso presente que pode ser chamado de "ex-futuro". Com isso em mente e ignorando esses fatos... lá vão outras evidências: (existem mais, mas essas são as que eu lembro.)
1- O Famoso (e põe famoso) e fidedigno historiador Flávio Josefo... em uma de suas anotações (registro) ele refere-se a um Thiago dizendo: Irmão de Jesus, que era chamado Cristo.
2- Sanhedrin 43 a (Faz parte de um livro de discussões judaicas do livro sagrado dos judeus) confirma as torturas e a morte de Cristo e a data também de acordo com a Bíblia. Interessante nesse que se bem me lembro tem até acusações é bem detalhado.
3- Plínio também faz referência a Cristo e seu modo de vida.. inclusive também a noite de 14 nisã.
4- Dentre uma gama de historiadores, filósofos e pensadores que embora naquela época ainda (1 séc EC) eles já se referiam a homens com esse estilo de vida como sendo "Cristãos" ou como você deve saber seguidoras do Cristo.
Olha não existe dúvidas a respeito disso, não é mais novidade que Cristo existiu, o que muitos contestam é se realmente foi alguém enviado por Deus ou um pensador... Como se um simples pensador muda-se o mundo como Cristo mudou!
Agora evidências ainda existem hoje... por exemplo estamos em 2013... 2013 anos após o que?
Sou Luka Oliver.
[email protected]
Po eu tenho um dente Nero e um dedo de Pitagoras e de Jesus tenho a sua sandalia mas.........................
a bÃblia e o documento mais antigo da humanidade, se você ler terá sua resposta.
Uma das provas que Jesus existil e sua cidade natal Belém, e outra e a cidade onde foi enterrado Jesus ou melhor a caverna onde Jesus ficou localizada em Jerusalem. Outra prova os propios cientistas já comprovaram, onde cristo foi crucificado . O melhor seria você ler a bÃblia assim você descubriria as respostas pra todas suas perguntas.
Mas o que seria uma prova pra você???
Teve um cara que esses dias falou que só acreditaria se a mãe dele ressuscita-se...
A mãe dele morreu a alguns meses atrás.
Um outro disse que se a cruz da crucificação fosse encontrada em alguma escavação, com a inscrição INRI, então ele acreditaria...
Detalhe, a cruz era de madeira :S
Ou talvez como um outro que disse: Essa é ótima
Que acreditaria quando a ossada Dele fosse encontrada e confirmada pelo teste do carbono-14...
Que loucura, o carbono-14 apenas promove a datação de um fóssil ou ossada, não pode dizer de quem se tratava...
Enfim, o que é uma prova contundente?
Bom, pesquise sobre estas coisas se quiser, é a sua busca:
Tácito, romano do primeiro século, que é considerado um dos mais precisos historiadores do mundo antigo, mencionou “cristãos” supersticiosos (“nomeados a partir de Christus”, palavra latina para Cristo), que sofreram nas mãos de Pôncio Pilatos durante o reinado de Tibério. Seutônio, secretário chefe do Imperador Adriano, escreveu que houve um homem chamado Chrestus (ou Cristo) que viveu durante o primeiro século (“Anais” XV,44).
Flávio Josefo é o mais famoso historiador judeu. Em seu Antiguidades Judaicas, se refere a Tiago: “o irmão de Jesus, que era chamado Cristo.” Há um verso polêmico (XVIII,3) que diz: “Agora havia acerca deste tempo Jesus, homem sábio, se é que é lÃcito chamá-lo homem. Pois ele foi quem operou maravilhas... Ele era o Cristo.. (Josefo, "Antiguidades Judaicas" XVIII,3,2).
Julio Africano cita o historiador Talo em uma discussão sobre as trevas que sucederam a crucificação de Cristo (Escritos Existentes, 18).
VOCÃ ACREDITA QUE A BABILÃNIA EXISTIU???
O Talmude da Babilônia (Sanhedrin 43 a) confirma a crucificação de Jesus na véspera da Páscoa, e as acusações contra Cristo de usar magia e encorajar a apostasia dos judeus.
Enfim, cabe sempre também fazer um apelo a são consciência e tentar imaginar a idéia de um homem como Ele, ser uma criação de um grupo de judeus semi-analfabetos, ter se tornado o nome que JESUS CRISTO significa hoje.
Nem mesmo os considerados maiores gênios de toda a história da humanidade conseguiriam criar tal homem fantasia, de tal complexidade, a atravessar + ou - 2.000 anos de modernização e progresso.
A paz de JESUS CRISTO esteja contigo!
Ele ainda existe
E eu sei disso por q tenho fé, e os meus clamores são ouvidos .
A bÃblia tbm é uma prova de q Jesus existe ..
Mas infelizmente tem pessoas q não acreditam ..