Como tirar o sujeito do predicado das seguintes frases?
1) Este livro é uma proposta de trabalho que tem por objetivo ajudar os alunos de diferentes níveis de aprendizagem a resolver as inúmeras dificuldades que encontram no estudo da gramática
2) A linha tradicional nela impressa não impediu que a iniciássemos com Morfologia, com o estudo do substantivo, por acreditarmos ser a relação nome/objeto mais próxima dos estudantes das séries iniciais.
3) Em cada classe gramatical, a palavra é estudada em sua forma e também em sua relação com as demais palavras, preparando o aluno para o estudo da Sintaxe.
4) Toda obra reflete nossa preocupação com um entendimento efetivo do conteúdo proposto, desde a forma como são trabalhados e apresentados os conceitos até a elaboração e formulação dos exercícios.
Explicações: Estava treinando sujeito e predicado, então resolvi treinar isso com qualquer tipo de frase, mas fiquei com um pouco de dificuldade. Gostaria que vocês me ajudassem. Obrigada.
Update:Respondam as minhas outras perguntas:
Comments
Eh, parece que ninguém quer responder essa pergunta, então vou te passar a mesma resposta que te passei em suas outras perguntas sobre essa questão.
------------------------------------------------------------------------------------
A regra continua sendo simples: fazer a pergunta ao verbo.
1) Este livro é uma proposta de trabalho que tem por objetivo ajudar os alunos de diferentes níveis de aprendizagem a resolver as inúmeras dificuldades que encontram no estudo da gramática.
* Quem tem uma proposta de trabalho? R.: Este livro (sujeito simples / núcleo: livro)
* Quem tem o objetivo de ajudar os alunos de diferentes níveis de aprendizagem? R.: Este livro (sujeito simples / núcleo: livro)
* Quem pretende resolver as inúmeras dificuldades que encontram no estudo da gramática? R.: Este livro (sujeito simples / núcleo: livro)
*Quem encontra dificuldade no estudo da gramática? R.: a gente sabe que o contexto se refere ao “aluno”, mas como isso não fica nítido no enunciado, então classificamos como “sujeito indeterminado”.
2) A linha tradicional nela impressa não impediu que a iniciássemos com Morfologia, com o estudo do substantivo, por acreditarmos ser a relação nome/objeto mais próxima dos estudantes das séries iniciais.
* Quem não impediu que iniciássemos com Morfologia? R.: A linha tradicional nela impressa (sujeito simples / núcleo: linha)
* Quem iniciará com Morfologia? R.: Nós (sujeito oculto)
* Quem acredita ser a relação nome/objeto mais próxima dos estudantes das séries iniciais? Nós (sujeito oculto)
3) Em cada classe gramatical, a palavra é estudada em sua forma e também em sua relação com as demais palavras, preparando o aluno para o estudo da Sintaxe.
* O que é estudado em sua forma e também em sua relação com as demais palavras? R.: A palavra (sujeito simples / núcleo: palavra)
* Quem prepara o aluno para o estudo da Sintaxe? A palavra (sujeito simples / núcleo: palavra)
4) Toda obra reflete nossa preocupação com um entendimento efetivo do conteúdo proposto, desde a forma como são trabalhados e apresentados os conceitos até a elaboração e formulação dos exercícios.
* Quem reflete nossa preocupação com um entendimento efetivo do conteúdo proposto? R.: Toda obra (sujeito simples / núcleo: obra)
* Quais são trabalhados até a elaboração e formulação dos exercícios? R.: Toda obra, a forma (sujeito composto / núcleos: Obra, forma)
O predicado ficou claro nas orações, certo? OBS.: Não sei se estou 100% certo em minhas respostas, mas eu fiz o melhor que pude e espero que elas lhe sejam úteis. Boa sorte nos estudos!
A comida transgênica que você come está envenenada, causa câncer, destroi o seu sistema imunológico e pode até causar esterelidade. A água fluoretada que você bebe aumenta a sua apatia e diminui a sua inteligência. Saiba a verdade e seja livre, veja esse vÃdeo: http://www.youtube.com/watch?v=DRqHeVd_5P0