Banco é obrigado a negociar dívida?

Tenho uma fatura que ainda não venceu, mas queria negocia-la, O cartão é do banco Santander. Acontece que a VISA me propoe em 12x, e a parcela é muito alta. Em torno de R$ 900. Eu queria pagar em torno de R$ 600.

Dái fui tentar negociar pelo banco, eles não aceitaram e disseram que por causa do preço dessa fatura o meu crédito é muito baixo e não podem fazer nada;

Eu quero pagar, mas com uma parcela confortável, o banco não é obrigado a renegociar?

Eles disseram que se eu deixar a fatura vencer, eles renegociam, mas se eu fizer isso, vou ter q pagar juros e não quero.

Adianta se eu for no PROCON?

Comments

• Eli:

Procon não tem atribuição de auxiliar na renegociação de dívidas, que é um problema entre credor e devedor. Como esses órgãos são municipais em sua maioria, há diferenças de atuação entre um e outro. Alguns procons podem eventualmente fazê-lo, mas não possuem legitimidade para isso e a empresa não tem obrigação de atender o órgão nesse tipo de problema. É possível tentar, dependendo de sua cidade e do atendente, pode ser que auxiliem, mas não se trata de obrigação. Na maioria das vezes, apenas orientam o devedor a procurar o credor.

A questão é que não existe dispositivo legal que obrigue o credor a renegociar. O Código de Defesa do Consumidor reconhece o direito de o devedor tentar renegociar seu débito. A aceitação ou não cabe ao fornecedor (no caso, credor). Legalmente o agente financeiro pode exigir o cumprimento integral do contrato celebrado entre as partes. É direito do credor receber da forma contratualmente prevista. O banco pode aceitar a renegociação mas, em contrapartida, exigirá o pagamento de juros adicionais para o reparcelamento.

• e sim, fale com o procon

Sign In or Register to comment.