Teologia da prosperidade - Contestada por um Evangélico - Que acham ?
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas do Século 20, as igrejas evangélicas foram tomadas por uma teologia que acabou por substituir a verdadeira adoração a Deus por um espírito meramente comercial. Referimo-nos à pervertida e ímpia Teologia da Prosperidade.
Esse arremedo de doutrina levou os fiéis a inverterem os mais caros valores de sua fé: o mais importante, agora, para milhões de filhos de Deus não é o ser; e, sim: o ter. Dessa forma, as pessoas, em nossas igrejas, começaram a ser julgadas não pelo que eram, mas pelo que tinham.
Desse modo foi o patriarca Jó avaliado por seu amigo Bildade que, nesta lição, representa a Teologia da Prosperidade.
A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
1. O que é a Teologia da Prosperidade. É a doutrina, segundo a qual o crente, por ser filho de Deus, jamais passará por agruras financeiras, pois foi ele destinado a viver de maneira regaladamente pródiga, sem ter de se defrontar com as carências materiais comuns a todos os seres humanos.
2. A falácia de Bildade. Quão falacioso e sofístico era Bildade! Além de brincar com as palavras e jogar com raciocínios aparentemente válidos, ousa invocar até o depoimento dos antigos. Não agem assim os modernos proponentes da Teologia da Prosperidade? Na defesa deste aleijão doutrinário, torcem as Sagradas Escrituras, brincam com a verdade, fazem uso de subterfúgios lógicos e até citam, fora de seu contexto, o testemunho dos antepassados (2 Pe 3.16).
III. AS CONTRADIÇÕES DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
1.Se Bildade viveu num período anterior ao patriarca Abraão, como acreditamos, que exemplo poderia ele apresentar dos antigos, para que a sua doutrina fosse devidamente justificada?
2. A prosperidade material. De acordo com a História Sagrada, os ímpios vêm prosperando materialmente muito mais do que os justos (Sl 73.1-10).
IV. A JUSTA PORÇÃO DE AGUR
1.A Teologia da Prosperidade é diabolicamente perversa e mentirosa, porque induz os filhos de Deus a buscar a riqueza, por concluírem ser esta tão importante quanto a salvação. Alerta Paulo, contudo, que, os que porfiam por serem ricos, cairão em muitas ciladas (1 Tm 6.9). O mesmo apóstolo ainda alerta ser o amor ao dinheiro a raiz de todos os males (1 Tm 6.10).
2. A teologia da miséria. Não queremos urdir uma teologia da miséria, como se esta fosse suficiente para conduzir-nos aos céus. Se o fizermos, cairemos nas mesmas heresias daqueles monges que, com os seus votos de pobreza, supunham ter já conseguido a riqueza celeste. Assim como há ricos piedosos, e Jó, entre todos os ricos, pontificava por sua singular integridade, há também pobres ímpios e inimigos de Deus - e não são poucos!
CONCLUSÃO
1)-Então, a que conclusão chegamos? É prejudicial ao crente possuir riquezas? Todavia, se a não usarmos para minorar o sofrimento de nossos irmãos, impiamente agimos. Por isso deve o irmão rico gloriar-se em seu abatimento (Tg 1.9).
2)-Por conseguinte, quer pobres, quer ricos, gloriemo-nos sempre em Deus, pois Ele fez tanto um quanto outro. Além disso, não disse o Senhor que sempre haverá pobres na terra? (Dt 15.11) Eis porque deve o rico ajudar o pobre, a fim de que todos tenham o necessário para viver.
Que nenhum Bildade venha, pois, julgar os que, à semelhança de Jó, passam por dificuldades. A riqueza e a pobreza não podem servir de referenciais para se julgar a ninguém.%0
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A conclusão é coerente com a Doutrina Católica:
CONCLUSÃO
1)-Então, a que conclusão chegamos? É prejudicial ao crente possuir riquezas? Todavia, se a não usarmos para minorar o sofrimento de nossos irmãos, impiamente agimos. Por isso deve o irmão rico gloriar-se em seu abatimento (Tg 1.9).
2)-Por conseguinte, quer pobres, quer ricos, gloriemo-nos sempre em Deus, pois Ele fez tanto um quanto outro. Além disso, não disse o Senhor que sempre haverá pobres na terra? (Dt 15.11) Eis porque deve o rico ajudar o pobre, a fim de que todos tenham o necessário para viver.
Que nenhum Bildade venha, pois, julgar os que, à semelhança de Jó, passam por dificuldades. A riqueza e a pobreza não podem servir de referenciais para se julgar a ninguém.%0
Shalom !!!
Com essa teologia as pessoas querem ser senhores de Deus e não ter Deus como senhor. Acham que podem manipular os poderes de Deus a seu bel prazer. Acham que se contribuirem fielmente, Deus derramará uma infinidade de bênçãos. Colocam a Deus como capitalista, parecendo que Ele VENDE sua bênçãos.
Temos que ter em mente que Deus quer a nossa integridade a Ele, a nossa obediência, uma relação achegada com Ele. A pessoa que vai na igreja sem essas intenções, mas por intenções egoÃstas, como ser rico ou etc, está no caminho errado.
Temos que ter por alvo o estudo profundo das Escrituras Sagradas para sabermos ao certo o que Deus requer de nós, e não o que nós achamos o que é certo.
O que significa ser cristão?
http://www.watchtower.org/t/200704b/article_01.htm
Os Evangélicos estão enfiados num buraco tão fundo, e mesmo assim não admitem seus erros e não aceitam quaisquer contestações.
Fico FELIZ em saber que existem Evangélicos que não se deixaram contaminar pelo desejo de ENRIQUECIMENTO FÃCIL.
Que eles prosperem com a ajuda de DEUS.
O problema dessa 'Teoria de Prosperidade', é que o evengélico cai em desgraça pelo diabo, não percebe, e sobe na vida tirando vantagem de tudo que lhe convém.
O que todos esquecem, é que basta uma catástrofe e toda essa prosperidade vai embora. Então, ser humilde e não desejar prosperidade é sem dúvida andar nos caminhos de Deus, pois quem nada deseja, nada tem a perder.
Por fim, se evangélicos estão prosperando, onde estão atuando para acabar com a desigualdade no paÃs? Estão é sendo parte da minoria rica e critica programas como Bolsa FamÃlia.
Quem ama o próximo, sabe que prosperar é acaso e não dádiva de Deus.
A Teologia da Prosperidade me parece uma técnica usada por algumas empresas com fins lucrativos que resolveram investir no ramo religioso para maximizar lucros. Por mais que um evangélico contrário à Teoria da prosperidade utilize a bÃblia para abrir os olhos de quem cai nessas armadilhas, isso não faz diferença pois quem está nessas igrejas geralmete está perdido ou é ganancioso ou está desesperado por estar passando por um momento muito difÃcil na vida.
O Deus do Universo, a transcendência, o arquiteto das constantes cósmicas tá aà pra te dar GRANA.
eu gostaria de acreditar que se eu acreditasse ,eu conseguiria.Mas o mais difÃcil é me convencer que sou o que penso.
pois vivo pensando que sou ainda jovem e que tudo posso,quando sou de uma certa idade .daÃ,eis a questão;querer é poder?Se tem,vamos bater palmas para estes felizes contemplados.
Pois na estatÃstica vê-se 2/3 da população do mundo na pobreza.
REALMENTE, O VATICANO NAO PROSPEROU NADA NESSES ULTIMOS SECULOS.