com quantos anos uma pessoa passa a ser idoso?

Com que idade a pessoa ja é considerado idoso e pode ser amparado pelo estatuto do idoso? E o estatuto do idoso é uma lei ou oque? Se for lei, é uma lei nacional ou estadual (SP)? pois eu sei que com 18 uma pessoa ja é considerado de maior, o idoso deve ter tambem uma idade fronteriça (50, 60, 70 ou 80 anos) .

Comments

• Olá Milton!

Tudo bem?

Boa noite!

O Estatuto do Idoso foi criado por força da Lei 10.741/2003 de 1º de outubro de 2003 e publicada no D.O.U - Diario oficial da União no dia 3 de outubro de 2003. Portanto uma Lei Federal.

No Art 1º diz o seguinte: É instituido o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos . Logo uma pessoa passa ser idoso aos 60 anos.

Receba meu abraço fraterno!

• tenho certeza que á apartir dos 80 anos

• Tem idoso até de 45 anos... "pode estar mais velho do que um idoso de 95".

Mas para a lei, 60 anos para alguns casos, 65 para outros e 70 para outros... (está uma confusão mesmo).

Tem gente de 90 anos que não está sendo respeitada em ônibus e nem em casa.

Tem pivete com assalto "preferencial" para idosos porque sabem que não vai haver resistência...

Tem até INSS inventando índices para aumentar menos as aposentadorias e diminuir a diferença entre estas aposentadorias e o salário mínimo...(porque idoso só precisa de dinheiro para remédio mesmo !!!)

Tem gente alugando idoso para pagar as contas nos bancos e nas lotéricas abusando da Lei e do próprio idoso...

Ha ! a Lei é Federal... vale pro Pais inteiro.

etc.....

• Mano pra mim é 60, na verdade eu tenho certeza que é considerado idoso por toda a sociedade a partir dos 60.

• varia conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que vive. Em países classificados como em desenvolvimento, por exemplo, alguém é considerado de terceira idade a partir dos 60 anos. Para a geriatria, somente após alcançar 75 anos a pessoa é considerada de terceira idade.

Sign In or Register to comment.