O Trabalho de pesca no MAR ALTO não é para qualquer um?
EXISTEM OS HOMENS QUE ESTÃO VIVOS, OS
QUE ESTÃO MORTOS E OS QUE SE FAZEM AO MAR."
Temos que AGRADECER muito os empregos seguros que nós temos!
A vida de quem trabalha em barco pesqueiro e tem que viajar por
15 dias no mar, não deve ser fácil !
O MAR RAIVOSO é muito perigoso e desconfortável.
Já pararam para pensar nisso?
Comments
Pessoa muito querida faz pescaria em alto mar, mas não é para seu sustento. Por esporte, competições inter clubes no Brasil e fora.
Deu-me um site.
Passo umas pinçadas para você:
A pesca em alto mar é uma atividade que envolve grande esforço e risco, entendido tanto no sentido da segurança da tripulação quanto do sucesso da captura. É um trabalho que, dependendo do tipo de embarcação, pode durar semanas ou meses no mar, sem retornar ao porto.
Três são os principais apetrechos utilizados na pesca pelágica em alto mar: vara e isca viva, espinhel e rede de cerco. As três modalidades são utilizadas no Brasil, porém a primeira é responsável pela maior parte das capturas. Nesta modalidade, conduzida por barcos atuneiros, pequenos peixes vivos (normalmente sardinhas) são lançados ao mar para atrair os cardumes. A presença desses pequenos peixes somada à agitação superficial causada por pequenos jatos de águas acionam um verdadeiro frenesi alimentar entre os atuns, ocasião em que estes tornam-se alvos fáceis de anzóis com iscas falsas ou sem iscas. É uma modalidade de pescaria com pequenos intervalos de muita ação e longos intervalos de espera.
Uma outra parte da pesca de grandes pelágicos é conduzida por espinheleiros, embarcações que lançam longos cabos contendo centenas de anzóis (veja figura ao lado). Estes cabos podem ser ancorados ou ficar a deriva e sua flutuação é garantida pela presença de bóias fixadas em suas extremidades. Um aspecto absolutamente indesejável desta modalidade de pesca é a captura acidental de tubarões, raias, tartarugas e até mesmo aves. No caso dos tubarões, que costumavam ser soltos ainda vivos, pois eram considerados “pesca acidental”, em função da enorme valorização de suas barbatanas pelo tráfico internacional (China e Hong Kong), isso não mais acontece.
Nem todo mundo que pesca vive da pesca. Muitos pescam apenas pelo prazer de pescar, sem depender desta atividade para o seu sustento. É a chamada pesca esportiva (ou recreativa) representada em mar aberto pela pesca com vara e molinete. Para os adeptos deste hobby os grandes troféus são os peixes de bico, como o agulhão-vela (veja foto ao lado). Campeonatos são organizados e conduzidos regularmente ao redor do mundo, muitas vezes com regras bem definidas. A principal instituição organizadora de campeonatos é a Associação Internacional de Pesca Esportiva (IGFA na sigla em inglês), que impõe uma série de normas para a prática desta pesca e para o reconhecimento de recordes
Além da organização de campeonatos, é comum em algumas regiões a prática do release (pesque-solte), atividade onde os animais são devolvidos com vida para o mar.
Tal pessoa, adora , mas se referiu aos perigos sim, muitos, que acontecem sempre.
Gostou da pesquisa?
LUZ!
Amigo, o trabalho em alto mar é para aqueles que amam o mar...daí se tornará um prazer.
Sim, muito cedo eu parei pra pensar sobre esse assunto. Eu tive uma amiguinha de escola que perdeu o pai em alto mar numa pescaria. Eu olhava para ela sem entender como ela conseguia continuar respirando. Criança tem cada uma, não? tsc.. tsc... tsc...
beijo ;*
Nossa,Deus me livre dessa profissão!
Tem certas profissões amigo,que só de pensar causa arrepio.
Temos ai varias,que os profissionais saem de casa sem saber se voltam,acho que todos os dias devem se despedir de seus familiares.
Um policial,um bombeiro,um taxista.......sim,pois com tantos assaltos a táxi com violência!
E assim vai......e essa que vc citou então?
Terrível!
Deus os guarde do perigo!
E agradeço a Deus,por não ter que ganhar meu sustento colocando minha vida em risco,apesar de que viver hoje em dia;é um verdadeiro risco,ainda mais de baixo do mesmo teto que minha sogra!!!
Desculpe,não resistir de citar este risco pior do que uma bala perdida.......pois a bala,vc sabe os risco que ela causa e minha sogra não,acaba com tudo em poucos segundos,quando nos atinge.
Um beijo
Acho que é um trabalho muito difícil, eu não me aventuraria em ir.
Se tiver que ir ao alto mar será num cruzeiro, num barco, mas apenas a passeio...pesca nem pensar...!!
bjOOO
Tem um filme excelente que mostra isso, e tinha uns furacões e eles sairam muito da costa. bom filme, iria gostar.
Vamos ver se alguém lembra.
Abraço.
Já sim meu visinho é patrão de pesca, e o meu tio tem um barco, inclusive meu primo teve uma experiencia assim ele foi no barco do meu tio ele conseguiu ficar somente 6 dias em alto mar teve que ser resgatado por outro barco pesqueiro pq ele nao tava aguentando mais; chegando em terra ele tava amareelo (literalmente) e antes de ele dizia que ia aguentar e tudo e tals mas quando voltou, ele disse que num era bem do jeito que ele tinha previsto tanto é que ele voltou!
é roça isso mesmo só pra quem quer!
trabalho a cinco anos em uma traineira barco de cerco de charuto já fiquei 55dias fora de casa´´´
é realmente eu nunca tinha parado pra pensar, mas por outro lado acho que sei porque nunca pensei nisso, infelizmente peixe é um alimento muito caro e sou como a maioria dos brasileiros, peixe só em ocasiões especiais, acho que se tratando de um alimento que não foi gasto nada pra se produzir, só foi gasto com combustivel para os barcos, então acho que deveria ser mais barato, mas infelizmente os atravessadores são os que realmente enriquecem com isso e deveria investir na segurança dos pescadores.
è verdade sim, varias profissões existem onde pessoas se arriscam não só para ganhar dinheiro, mais para acrescentar a outros uma boa alimentação, saúde, segurança e outros, a todos vocês que trabalham pelo bem estar de toda população, pescadores, seguranças marítimos,terrestres, enfermeiros, médicos, policiais, guardas noturnos, carregadores, caminhoneiros, coletores de lixo, e muitos outros que mesmo quase sempre não sendo lembrados dedicam suas vidas a carreiras que facilitam e se fazem importantes na vida de todos. bjs