Existe vírgula depois deste mas?

Veja a seguinte oração:

Ex: Mas ninguém tem a coragem de Alessandra, a professora que viveu lutando por seus alunos.

Não se trata de uma frase intercalada em que deveria haver uma vírgula depois desse mas??

O 2º ex:

Mas, ele acabando ou não, eu quero vê-la novamente.

No 2º ex. a vírgula foi usada corretamente??

Antecipadamente agradeço.

Comments

  • Olá!

    As duas frases estão pontuadas corretamente.

    Na 1a., o elemento virgulado : " a professora que viveu lutando por seus alunos " - é um aposto explicativo . A vírgula é necessária.

    Na 2a. , " ele acabando ou não ".. é uma oração intercalada. Assim sendo, é necessária tal pontuação.

  • Quando "mas" estiver empregado como conjunção adversativa, será obrigatória a vírgula antes dela, não depois. Quando "mas" estiver empregado como conjunção aditiva, a vírgula será optativa.

    Só há vírgula depois de "mas" quando houver frase intercalada como no ex. 2º : Mas, ele acabando ou não, eu quero vê-la novamente.

    Um abraço

  • No primeiro caso não tem vírgula. "Mas ninguém tem a coragem de Alessandra ..." e depois vem "... a professora que viveu lutando por seus alunos." que só descreve a coragem de Alessandra complementando a frase;

    No 2º ex está usada corretamente, "ele acabando ou não" é um aposto.

    Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.

  • No 1 eu não sei porque depende da do contexto da frase. No 2 a vírgula foi usada corretamente pois ela foi usada para acrescentar uma informação na frase.

  • Primeiro exemplo: Não tem, so se fosse'' MAIS''.Ex: Mais, e se fosse bonito?

    2 ex: Ta certo nesse caso vai ter.

Sign In or Register to comment.